Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Óculos escuros retardam problemas na visão

Óculos escuros retardam problemas na visão

Categoria: Saúde
Comentários: 1
Óculos escuros retardam problemas na visão

Os óculos de sol são acessórios que não devem ser adquiridos apenas por finalidades estéticas, mas, sobretudo, pelo fato de proteger os olhos dos raios ultravioletas, tão nocivos a visão. O raio ultravioleta, presente na luz, causa muitos malefícios às vistas. No entanto as pessoas procuram óculos escuros no intuito de evitar a claridade. A exposição ao sol é que prejudica os olhos. Portanto, usar esse acessório garante o retardamento dos problemas de visão. Pessoas que não têm o hábito de usar óculos de sol, podem adquirir problemas de visão sérios como lesões na retina, doenças da mácula, parte integrante da retina, problemas na córnea e catarata.

Pessoas que têm olhos claros ou que trabalham diretamente em exposição ao sol devem ter o cuidado de utilizar sempre os óculos escuros a fim de se prevenir contra os raios ultravioletas, já que pessoas com estas características são mais suscetíveis a ação negativa desses raios quando em contato direto com os olhos. Contudo é prudente para todos os tipos de pessoas que se cuidem, principalmente quando em contato direto com estes raios.

Os problemas de visão inevitavelmente chegarão com a velhice, mas pode-se evitar, usando óculos escuros, que esses problemas aparecem precocemente ou ainda que demorem a aparecer. Diante desse forte argumento em favor dos óculos de sol, é preciso que eles definitivamente entrem na listagem dos acessórios básicos e importantes de cada um. Além disso, ainda, devido à tecnologia e ao desenvolvimento de design de óculos, é possível compor um visual bonito, elegante ou despojado, dependendo do tipo de lugar que se vai ou da personalidade que se tem.

O mais relevante fator a ser observado na escolha de um óculos escuro, cuja finalidade não é só estética, mas sim manter a saúde dos olhos, é preciso se certificar de que o modelo e a marca escolhida tem a proteção contra raios UVA e UVB. Esses raios, que são radiações ultravioleta, prejudicam a visão e, por isso, esse órgão receptor de imagem deve ser protegido. Os óculos escuros são os melhores tipos de proteção. Eles servem como filtro. Portanto, independente do formato que tenham, seu valor funcional é incrível. Lentes coloridas, exceto a amarela que é apropriada para o uso noturno, qualquer cor também pode ajudar na prevenção de doenças nos olhos, desde que tenhas o filtro anti-raios ultravioleta. Os óculos trazem consigo um selo de garantia quanto a presença desse filtro.

Porém é preciso ter cuidado com o tipo de óculos que se está adquirindo. Os benefícios existem se os óculos tiverem verdadeiramente o filtro. Em caso contrário, o efeito é pior do que se não houvesse o seu uso, porque lentes que não possuem esse filtro, acabam por aumentar a incidência de luz, dilatando a pupila. Para saber se o, óculos escolhido tem filtro é preciso experimentá-lo. Caso haja dor ou cansaço nos olhos ou visão embaçada provavelmente este óculos não é adequado. Além disso, há um teste a ser feito com o uso de um aparelho chamado espectrofotômetro, que avalia a presença do filtro que bloqueia as ondas UVA e UVB.

Os óculos adequados são aqueles que protejam contra radiações ultravioleta, não distorçam a imagem, não provoquem dor de cabeça e diminuam a luz visível. As lentes são capazes de filtrar até 95% das radiações. Observando os malefícios causados pela radiação UV, pessoas que possuem catarata, que ingerem remédios fotosensibilizantes, trabalhadores e pessoas que se expõem muito ao sol, especialmente crianças, devem estar  sempre protegidos.


Rosana Fernandes

Título: Óculos escuros retardam problemas na visão

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

776 

Imagem por: drmtoiber

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Sofia NunesSofia Nunes

    15-09-2012 às 20:35:14

    Enfatiza no seu artigo uma questão muito importante: é que embora os óculos de sol sejam uma necessidade ao nível da saúde ocular (diferenciando-se apenas dos óculos graduados na medida em que os últimos resolvem um problema imediato enquanto os primeiros atuam mais ao nível da prevenção futura), a maioria das pessoas, os jovens sobretudo, move-se essencialmente pela utilidade estética, adquirindo muitas vezes óculos de sol que, para além de não protegerem, prejudicarão a visão.

    ¬ Responder

Comentários - Óculos escuros retardam problemas na visão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: drmtoiber

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios