Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A importância da coluna

A importância da coluna

Categoria: Saúde
Visitas: 56
Comentários: 13
A importância da coluna

Estima-se que quase 80% das pessoas sofrem com algum tipo de dor nas costas. Por isso, esse problema muitas vezes é encarado como algo corriqueiro e sem importância, Mais se considerarmos que a coluna vértebra é uma das estruturas mais nobres e fundamentais do corpo humano, fica fácil perceber que a dor nas costas é um problema extremamente serio.

A coluna vertebral dá sustentação e flexibilidade ao tronco e é responsável pela proteção de grande parte do nosso sistema nervoso central, ou seja, medula espinhal, que processa e transmite as informações de movimento, como cansaço, dor e repouso para todo o corpo. Assim para manter saudável essa estrutura essencial, nada melhor do que descobrir como prevenir e tratar as dores nas costas.

A postura e os hábitos incorretos são os principais responsáveis pelos traumas na coluna, no inicio, as lesões são imperceptíveis, mas com a repetição dessas ações, inicia-se um processo de degeneração das estruturas da coluna, que causa fortes dores.

Hoje em dia é muito comum até mesmo as crianças queixarem-se de dores nas costas, em muitos casos, o problema está relacionado á má postura, e com alguns cuidados simples e mudanças no estilo de vida, é possível prevenir o aparecimento da dor e até tratá-la. Mas atenção somente um médico especializado poderá diagnosticar o problema de saúde de seu filho e dar inicio ao tratamento mais adequado.

Em primeiro lugar, é preciso descobrir a causa da dor nas costa, e para isso, alem do acompanhamento médico é importante que você observe o dia a dia de seu filho. Muitos atribuem a dor apenas à postura incorreta, o que não é verdade. Outros costumes podem influenciar diretamente na saúde da criança.

Em alguns casos usar calçados inadequados, que em geral isso acontece com as meninas, por querer calçar sandálias de salto, ou então por não querer usar anatômicas, como é o caso das de madeira, ou simplesmente dormir em colchões inapropriados, sentar-se sem apoiar as costas na cadeira e as plantas dos pés no chão é outro erro. Assistir televisão por muito tempo deitado ou sentado também pode causar problemas na coluna e não esqueça que um dos maiores problemas é carregar mochilas pesada nas costas para ir a escola, ou mesmo ficar em frente ao computador, por muito tempo.

Esses costumes, por mais que pareçam corriqueiros, com o tempo podem causas fortes dor e em caso mais grave alteração no esqueleto, nos músculos e nos ligamentos, provocando deformação que irão se intensificar principalmente na adolescência.



Waldiney Melo

Título: A importância da coluna

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 56

810 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 13 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãolivia

    28-08-2014 às 00:15:53

    Fale mais a respeito da coluna!

    ¬ Responder
  • Luene ZarcoLuene

    15-07-2014 às 20:24:03

    Tenho um grande problema em me manter com a coluna ereta. Ainda mais, quando estou escrevendo, pois passo muito tempo sentada. Tenho que mudar isso, e ao ler esse texto abriu-me a mente. Valeu!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãomjbhvhgh

    16-03-2013 às 18:56:16

    isso émuito legal

    ¬ Responder
  • matheus

    04-04-2013 às 18:54:12

    sim ssseeexxxooo é muito bom!!!

    ¬ Responder
  • roberto

    05-09-2012 às 00:10:28

    faço academia mais de 15 anos,e só agora conseguir com o agachamento pesado e sem cinto machucar minha lombar,nao tenho mais sossego,tomo uma voltarem a dor passa depois de uns quatro dias...mas ai umas duas semanas quando abaixo na academia só p/ pega o pêso estrala ai começa doer e volta tudo de novo,isso já vem acontecendo de dois anos p/ cá,e depois de dois meses hoje abaixei e estou aqui chorando de dor...n~~ao sei o que fazer!!!

    ¬ Responder
  • juliana e claudiomirojuliana e claudiomiro

    08-05-2012 às 19:43:36

    mas pelo menos deixe um paragrafo falando sobre a importancia da coluna vertebral.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoBruna

    18-02-2014 às 20:37:07

    Não é

    ¬ Responder
  • albaalba

    22-04-2012 às 12:07:17

    estava com muita dor na coluna lonbar agora estou com toda a dor na perna esquerda não posso ficar enpé a perna esquer ,como se eu tivese tendo cainbras aquela de dar nos ´stodos os dias

    ¬ Responder
  • LoLo

    18-03-2012 às 21:57:46

    Mas qual é a importancia da coluna vertebral?

    ¬ Responder
  • GabbyGabby

    10-06-2010 às 18:19:39

    valeu, muito bom
    resolveu
    fiz meu trabalho
    hurruuummm

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãonao posso dizer

    30-03-2010 às 19:44:06

    meu amigo sente muita dor na coluna mas quero perguntar se e so pq ele é gordo

    ¬ Responder
  • Suelen RodriguesDenis maciel

    31-01-2010 às 19:24:11

    sinto muita dor na coluna, pois uso o colchao ortopedico, é ainda estou sentido dor na coluna. Gostaria de saber qual o colchao apropriado.

    ¬ Responder
  • GabrielaGabriela

    09-05-2009 às 19:43:21

    Como eu tenho este problema, gostaria de algumas dicas, para suavizar este probleminha.

    ¬ Responder

Comentários - A importância da coluna

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios