Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Exercício físico é bom para insônia.

Exercício físico é bom para insônia.

Categoria: Saúde
Comentários: 3
Exercício físico é bom para insônia.

A insônia e os distúrbios do sono são problemas de saúde que devem ser tratados e sempre que possível preveni-lo. No entanto, não existe uma formula que resolva a insônia de todas as pessoas. Cada pessoa necessita de um tratamento especifico, apropriado as características individuais, é necessário ser recomendado por um médico especializado. O tratamento não farmacológico é priorizado mais muitas vezes o uso de medicamentos é necessário explica os médicos. Já os principais medicamentos utilizados são os indutores do sono, ansiolíticos ou antidepressivos. Já os alimentos ricos em cafeína, xantina é uma substância que estimula e aumenta a insônia. Já os derivados do triptofano, como o leite, auxiliam a ter uma boa noite de sono, existe crença popular que diz que se tomar um copo de leite morno antes de dormir melhora o sono e tem fundamento. Segundo os especialistas lembra que se comer muito no período noturno pode propiciar o despertar durante o sono, devido ao refluxo gástrico-esofagico.

Embora pareça contraditório, correr, nadar, andar de bicicleta, em fim, atividades físicas, que libera endorfina e causa excitação física e mental, são fundamentais para uma ótima noite de sono. Sabe quando uma criança corre e brinca o dia todo e depois desmaia num sono profundo? O mesmo acontece com o adulto. Ou seja, quem se movimente durante o dia repousa melhor. O exercício físico, quando bem planejado e executado pode consolidar o sono, melhora a qualidade e fazer com que o individuo fiquem mais tempo nas fases mais profundas do sono, que em geral recuperam e restabelecem a parte física do nosso corpo.

Apesar da importância dos exercícios físicos, não adianta correr ou malhar pesado um dia e passar as semanas seguintes deitados no sofá. A pratica constante de exercícios melhora o sono e a qualidade de vida. A regularidade é importante e é justamente ela que vai maximizar todos os benefícios. Em geral, a realização de exercícios físicos três vezes por semana é muito saudável. Exercícios são tão positivos para a manutenção da saúde e do sono que não existe nem exercício especifico ou que um seja melhor do que o outro. Assim, basta escolher aquele a que seu corpo se adapte com mais facilidade. O exercício pode ser o que o indivíduo gostar, o importante é praticar alguns esportes, exercício físico sob orientação de um bom profissional de educação física e tendo realizado uma avaliação médica anteriormente afirma os especialistas.

Waldiney Melo

Título: Exercício físico é bom para insônia.

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 0

806 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    12-08-2014 às 23:40:18

    Adoro praticar exercício físico, ainda mais sabendo que é bom para insônia. Na verdade, essa prática é boa em vários aspectos como: você se sente mais disposto, não tem preguiça, evita várias doenças, se mantém em forma, enfim, há muitos benefícios.

    ¬ Responder
  • Plano de Saude Amil rjfrancisco cavalcante

    03-11-2011 às 11:04:38

    Todo mundo tem insônia ocasionalmente. O estresse do dia a dia, nervosismo e o consumo de cafeína em excesso estão entre os principais fatores que contribuem para a perda de sono. Quando for acometido por este mal, siga este pequeno guia e volte a ter um bom descanso:

    Instruções

    1) Saia da cama. Quando não se consegue dormir, permanecer na cama só aumenta o estresse.



    2) Leia ou faça alguma tarefa tranqüila até se sentir sonolento. Em seguida tente voltar a dormir, caso o estresse permaneça, tente algumas técnicas de relaxamento.



    3) Ouça uma musica suave e tente fazer meditação ou alongamento.



    4) Tome um banho morno e mantenha as luzes apagadas. Muita luz te manterá em constante estado de alerta.



    5) Algumas ervas como valeriana, alfazema, camomila, flor de limão e maracujá ajudam a pegar no sono. Tomo um chá de alguma delas antes de dormir. Algumas farmácias naturais também disponibilizam o extrato destas plantas em cápsula.



    6) Triptofano é um aminoácido que contribui para o sono. Alimentos como banana, peru, figo, tâmara, leite e atum são ricos nele e podem te ajudar a relaxar.



    7) Óleos como o de lavanda podem contribuir para um bom sono. Tente uma massagem antes de dormir ou mesmo pingar algumas gotas no travesseiro.



    8 ) Quando se sentir sonolento volte para a cama e durma com os anjos.

    ¬ Responder
  • gabiiigabiii

    11-08-2010 às 16:17:09

    Oi gente,eu não entendi nada sobre esse site..Beijos

    ¬ Responder

Comentários - Exercício físico é bom para insônia.

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios