Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Preserve o seu coração

Preserve o seu coração

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 1
Preserve o seu coração

O Coração é considerado como o centro da vida do Homem e por isso deve ser tratado com toda a atenção e carinho, dado que é um órgão tão sensível que se torna até possível detetar a sua presença, se estivermos atentos.

Os nossos sentimentos podem inclusive alterar substancialmente o seu palpitar e outras reações que são possíveis de observar não só no próprio coração mas até no nosso próprio corpo, desde o sentir o rubor da face provocada muitas vezes por emoções ou outros sentimentos tais como cólera, admiração, entusiasmo, raiva, rancor, ou emoções de alegria, amor ou sofrimento.

Finalmente podemos detetar estas alterações fisiológicas e psicológicas não só em nós próprios, bem como naqueles que nos rodeiam, se lhes dermos a devida atenção.

Não é pois difícil de distinguirmos o tremor, o frio excessivo, ou o inverso, provocado pelas alterações acima referidas.

Deste modo, devemos ter sempre o cuidado de analisarmos com muita atenção, os sentimentos que lhes estão associados e suscetíveis de provocar problemas ou doenças muitas vezes difíceis de tratar.

Assim, chama-se a atenção para determinados fatores que devemos sempre considerar; como é exemplo a alimentação diária, o exercício físico, andar, correr...que podem ter uma influência benéfica ou maléfica sobre o funcionamento do coração.

Se tivermos os mínimos cuidados, podemos evitar males que se refletem não só neste precioso órgão, como na saúde geral do físico e da mente.

Não é pois de estranhar que no mundo atual onde prolifera o stress físico e emocional, as doenças cardiovasculares, sejam a principal causa de mal estar, doença e morte não só em Portugal como no resto do mundo.

Considera-se que se fizermos uma dieta rica em legumes, frutas, vitaminas, fibras e antioxidantes, podemos evitar males como o colesterol, que contribui muito para certos problemas causadores de doença, tais como AVC ou ataque.

E, como as doenças cardíacas não são de modo nenhum, sintomas de velhice, convém desde cedo dar-lhe a devida atenção, não vá esta bomba sensível estragar o que de mais precioso temos, que é a vida.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Preserve o seu coração

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 2

661 

Imagem por: ff137

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • rodrigo

    08-10-2012 às 23:47:37

    nao gostei muito

    ¬ Responder

Comentários - Preserve o seu coração

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: ff137

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios