Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Osteoporoses: defenda os seus ossos

Osteoporoses: defenda os seus ossos

Categoria: Saúde
Comentários: 1
Osteoporoses: defenda os seus ossos

A osteoporose, muito em voga hoje em dia é a doença em que os ossos vão perdendo progressivamente a densidade. Como consequência há um aumento de risco de fracturas, sendo as mais usuais as de pulso, coluna e colo do fémur (anca).

Esta doença tem um impacto muito grande na vida do doente, requerem cirurgia e têm uma taxa de mortalidade de 20%. Normalmente os doentes ficam acamados e fragilizados.

Desde há muito tempo que se coloca a questão se os lacticínios são os melhores fornecedores de cálcio. Há especialistas que defendem que sim, outros porém argumentam que não são a única fonte deste mineral dado que há outros que o contêm tis como os brócolos, vegetais verdes e frutos secos.

Na realidade o cálcio e os lacticínios baixam o risco de osteoporose e cancro do cólon, no entanto o seu consumo elevado pode levar a riscos de cancro no cólon e ovários. Podem ainda estar carregados de retinol (vitamina A), que em níveis elevados pode enfraquecer os ossos. È conveniente fazer uma alimentação equilibrada tomando um copo de leite ou uma fatia de queijo por dia.

O ideal para prevenir a osteoporose é fazer exercício físico toda a vida pois os ossos ficam mais resistentes e com Maio densidade. Os exercícios mais recomendados são a dança, a marcha, os de peso, tai chi, caminhada, hidroginástica, e ginástica de reabilitação. Os exercícios de movimentação articular combatem a rigidez das articulações e mantêm a coordenação motora e previnem quedas.

Os grupos de risco associados a esta doença são as mulheres com mais de sessenta e cinco anos, pessoas de baixa estatura e magras, os que consomem exageradamente álcool, sal, cafeína, tabagismo, vida sedentária, dieta pobre em cálcio, e os que tomam cortisona e asmáticos.

Associada á osteoporose, está a ideia errada de que basta beber leite para prevenir osteoporoses. Isto é falso se não se fizer exercícios, tomar café e sal moderado e não se apanhar sol, fonte de vitamina D, para fixar o cálcio. Os idosos que não podem já apanhar sol, devem tomar suplementos de Vitamina D.

Outra ideia errada é a de que as mulheres depois da menopausa, são mais susceptíveis de ter osteoporose devido à queda dos níveis de cálcio. Os ossos devem ser formados resistentes desde a juventude e vida adulta. Por outro lado os homens também são muito afectados se não se mexerem e fizerem exercícios.

Esta é uma doença que afecta milhares de pessoas na Europa, EUA e Japão.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Osteoporoses: defenda os seus ossos

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

615 

Imagem por: timparkinson

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    14-09-2012 às 21:13:03

    quando começamos a ter peso a mais o corpo começa a armazenar gordura.não só nos sítios mais óbvios, mas também nos ossos.isto cria algumas problemas nas mensagens que a lectina manda o cérebro. diz-lhe para continuar a comer em vez de parar. mesmo depois de comer uma óptima refeição vai ter desejo de comer e mais. o cérebro não vai conseguir ver os sinais. causa muita confusão e faz com que as pessoas ganhem peso.

    ¬ Responder

Comentários - Osteoporoses: defenda os seus ossos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Imagem por: timparkinson

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios