Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Escolha os alimentos certos para combater o colesterol

Escolha os alimentos certos para combater o colesterol

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 6
Comentários: 5
Escolha os alimentos certos para combater o colesterol

Numa altura em que muito se fala de colesterol e dos seus efeitos nocivos, pode ficar-se com a ideia de que tudo o que é gordura é para evitar. Isto não corresponde, todavia, à verdade. De facto, nem todas as gorduras são perniciosas para a saúde. Elas são, na realidade, indispensáveis na nossa alimentação diária, pois transportam vitaminas lipossolúveis (A, D e K), e fornecem ácidos gordos essenciais.

Não obstante, há que saber escolhê-las, preferindo as de origem vegetal em detrimento das animais, que contribuem para elevar, sobretudo, o “mau” colesterol. Dentro das vegetais, o azeite deve assumir, sempre que possível, a primazia, relativamente aos óleos e margarinas vegetais. Ainda assim, quando cozinhar, tenha o cuidado de não submeter a gordura, qualquer que seja o seu tipo, a altas temperaturas. Dê preferência a cozidos no vapor, assados, grelhados ou estufados, declinando os fritos. Ao temperar, recorde-se que já consumimos a gordura presente nas carnes, nos queijos, nos aperitivos, nos bolos, no chocolate, etcétera.

Quando for às compras, lembre-se de antepor o peixe, fresco ou congelado, à carne. É uma excelente fonte de fósforo, iodo e selénio e contém uma gordura mais sã.

No talho, eleja as carnes brancas (peru, frango, coelho) e, dentro destas, as partes mais magras. Evite os produtos de charcutaria e as vísceras, autênticos concentrados de gordura saturada e de colesterol, e, normalmente, de sal.

No que respeita aos ovos, e para quem não tenha restrições ou contraindicações médicas, o máximo aconselhável é de três por semana, incluindo os “disfarçados” em pudins e outros doces, em soufflés e demais formas subtis de consumo.

O marisco encerra um alto teor de colesterol, razão, para além do preço quase proibitivo, que faz dele um petisco de APENAS algumas ocasiões.

No oposto, encontram-se as frutas e os legumes, excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais, e pobres em calorias e gorduras, que revelam propriedades antioxidantes capazes de neutralizar algumas substâncias prejudiciais ao organismo. Devem, portanto, figurar, e em abundância, no cardápio diário de cada indivíduo.

Os laticínios (leite, queijo, iogurtes) são ricos em cálcio, vitaminas e proteínas. Não obstante, é recomendável optar pelas variedades pouco gordas e dispensar a manteiga e as natas, repletas de gordura saturada e de colesterol. Preste sempre muita atenção aos rótulos do que adquire; isto ajuda a identificar os ingredientes mais perigosos e as suas percentagens.

Faça várias refeições por dia, a fim de reduzir o apetite e banir as “almoçaradas” e as “jantaradas”. Beba, no mínimo, 1,5 L de água por dia, com ou sem sede. A água é fundamental para o nosso equilíbrio. Deixe de fumar. Existem evidências que associam o tabagismo ao aumento dos índices do colesterol LDL e ao desenvolvimento de aterosclerose. Pratique exercício físico: queima gorduras em excesso e mantém-se saudável. Ande a pé e prefira as escadas ao elevador. Não passe muito tempo sentado (a).

O segredo é eliminar os excessos, através da combinação de uma alimentação salutar e equilibrada com atividade física regular.


Maria Bijóias

Título: Escolha os alimentos certos para combater o colesterol

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 6

793 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    18-07-2014 às 23:02:30

    Tão importante quanto saber de tudo isso como praticar no dia a dia. O colesterol é astuto e devemos cuidar de nossa saúde sempre!

    ¬ Responder
  • aparecida cabralaparecida cabral

    24-11-2011 às 16:18:31

    agradeço pelas dicas.e queria saber se a pressão alta é do colesterol?

    ¬ Responder
  • saudavelsaudavel

    27-06-2011 às 17:31:22

    eu tambem tenho muiito cuidado com o que como e estou nos 233, as x irrita-me pareçe tudo uma grande treta, agora como alhos crus ... engulo....

    ¬ Responder
  • melough

    17-09-2010 às 15:14:32

    faço exercícios fisicos, como vegetais, flocos aveia soja, cevada,muitas fibras estanois esterois, salmao sardinha cavala sumos naturais de maçã,uvas,cenouras laranjas e o meu colesterl sobe..o mau esta elevado o bom pessimo e o total quase me arruina...mas quando comia queijo,fiambre,gorduras,ovos manteiga presunto abusando ...estava tudo bom...afinal como é?

    ¬ Responder
  • izildinhaizildinha

    13-09-2009 às 03:01:18

    muito obrigada as informaçoes me foram de muita valia

    ¬ Responder

Comentários - Escolha os alimentos certos para combater o colesterol

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios