Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A Doença de Alzheimer

A Doença de Alzheimer

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 1
A Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer, caracterizada pela degeneração progressiva das células nervosas e desgaste cerebral, não tem as suas causas completamente clarificadas, sabendo-se, no entanto, que os fatores genéricos têm um peso considerável. Apesar de associada ao avançar da idade, o que, inclusivamente, dificulta o diagnóstico por virtude de confusões com outros quadros de demência, a verdade é que o Alzheimer pode ser diagnosticado em pessoas de meia-idade ou até em fases mais precoces da vida adulta. Nas etapas iniciais, caracteriza-se por depressão, enfraquecimento da memória a curto prazo (confusão com coisas e rotinas corriqueiras, como localizações de espaços conhecidos, esquecimento dos caminhos normalmente utilizados, etc.), avançando através da perda de memória (recordando perfeitamente, por vezes com insistência, acontecimentos antigos) até à privação de autossuficiência.

A doença, para além de devastadora para o portador, é-o também para os cuidadores, quando familiares- normalmente cônjuges ou filhos, que têm de assistir ao desaparecimento das características de uma pessoa muito próxima que, em fases avançadas da doença, não reconhece os entes-queridos. Uma vez que a doença é degenerativa, aos cuidadores a única via possível é manter o doente confortável, bem alimentado e nutrido, uma vez que os próprios olvidam a preocupação com a sua saúde. Ainda no respeitante à alimentação, alguns estudos avançam certos alimentos que, não detendo o avançar da patologia, logram alcançar algum sucesso na melhoria da saúde física destas pessoas. Alimentos como espinafres, batata, soja, inhame e alfafa são ricos em coenzima Q10, suplemento cuja administração tem registado algumas melhorias na saúde dos doentes de Alzheimer. Também a cerveja, em doses reduzidas a moderadas, se tem mostrado benéfica.

Estimativas apontam para que, no mundo, o número de pessoas que padece de Alzheimer, uma doença sem cura, ascende a 15 milhões. Sendo o fator genérico parcialmente responsável, especula-se que também exista uma relação entre o alumínio e a doença, uma vez que este metal foi assinalado nas zonas afetadas do cérebro dos pacientes diagnosticados com a patologia. A partir daí, são aconselhados certos cuidados de prevenção (ainda que a relação direta não esteja ainda comprovada), que poderão passar por gestos quotidianos simples como não utilizar instrumentos de cozinha de alumínio.

Sofia Nunes

Título: A Doença de Alzheimer

Autor: Sofia Nunes (todos os textos)

Visitas: 2

606 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    13-09-2012 às 16:30:51

    não se sabe muito bem qual é a causa. não é hereditário. não é pelo pai ou a mãe ter que vai ter. não há uma causa definida. a partir de determinada altura o cérebro muda. começa a encolher. o cérebro começa a ter dificuldades de fazer coisas normais. perdem-se com muita facilidade. e depois a família fica muito envolvida. vê-se todo o processo de incapacidade. deve exercitar o seu cérebro.

    ¬ Responder

Comentários - A Doença de Alzheimer

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios