Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A Doença de Alzheimer

A Doença de Alzheimer

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 1
A Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer, caracterizada pela degeneração progressiva das células nervosas e desgaste cerebral, não tem as suas causas completamente clarificadas, sabendo-se, no entanto, que os fatores genéricos têm um peso considerável. Apesar de associada ao avançar da idade, o que, inclusivamente, dificulta o diagnóstico por virtude de confusões com outros quadros de demência, a verdade é que o Alzheimer pode ser diagnosticado em pessoas de meia-idade ou até em fases mais precoces da vida adulta. Nas etapas iniciais, caracteriza-se por depressão, enfraquecimento da memória a curto prazo (confusão com coisas e rotinas corriqueiras, como localizações de espaços conhecidos, esquecimento dos caminhos normalmente utilizados, etc.), avançando através da perda de memória (recordando perfeitamente, por vezes com insistência, acontecimentos antigos) até à privação de autossuficiência.

A doença, para além de devastadora para o portador, é-o também para os cuidadores, quando familiares- normalmente cônjuges ou filhos, que têm de assistir ao desaparecimento das características de uma pessoa muito próxima que, em fases avançadas da doença, não reconhece os entes-queridos. Uma vez que a doença é degenerativa, aos cuidadores a única via possível é manter o doente confortável, bem alimentado e nutrido, uma vez que os próprios olvidam a preocupação com a sua saúde. Ainda no respeitante à alimentação, alguns estudos avançam certos alimentos que, não detendo o avançar da patologia, logram alcançar algum sucesso na melhoria da saúde física destas pessoas. Alimentos como espinafres, batata, soja, inhame e alfafa são ricos em coenzima Q10, suplemento cuja administração tem registado algumas melhorias na saúde dos doentes de Alzheimer. Também a cerveja, em doses reduzidas a moderadas, se tem mostrado benéfica.

Estimativas apontam para que, no mundo, o número de pessoas que padece de Alzheimer, uma doença sem cura, ascende a 15 milhões. Sendo o fator genérico parcialmente responsável, especula-se que também exista uma relação entre o alumínio e a doença, uma vez que este metal foi assinalado nas zonas afetadas do cérebro dos pacientes diagnosticados com a patologia. A partir daí, são aconselhados certos cuidados de prevenção (ainda que a relação direta não esteja ainda comprovada), que poderão passar por gestos quotidianos simples como não utilizar instrumentos de cozinha de alumínio.

Sofia Nunes

Título: A Doença de Alzheimer

Autor: Sofia Nunes (todos os textos)

Visitas: 2

606 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    13-09-2012 às 16:30:51

    não se sabe muito bem qual é a causa. não é hereditário. não é pelo pai ou a mãe ter que vai ter. não há uma causa definida. a partir de determinada altura o cérebro muda. começa a encolher. o cérebro começa a ter dificuldades de fazer coisas normais. perdem-se com muita facilidade. e depois a família fica muito envolvida. vê-se todo o processo de incapacidade. deve exercitar o seu cérebro.

    ¬ Responder

Comentários - A Doença de Alzheimer

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios