Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Envelhecer Bem - A Preocupação do Séc. XXI

Envelhecer Bem - A Preocupação do Séc. XXI

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Envelhecer Bem - A Preocupação do Séc. XXI

Portugal está a envelhecer. Estima-se que 55,1% da nossa população tem entre 25 e 64 anos, e 19,1% tem mais de 65 anos. Assim a percentagem de jovens no nosso país é de apenas 25,7%, um quarto da população total.

Com o aumento da idade, as nossas condições físicas vão-se alterando naturalmente, e já não conseguimos fazer as mesmas coisas que fazíamos antes, tanto a nível físico, como a nível psíquico e intelectual. Muitas são cãs coisas que têm sido ditas, e escritas, relativamente a temas como este, no entanto cada pessoa é um individuo único, ainda que num contexto social, e a adaptação de cada um ao seu meio e às suas próprias circunstancias é tão variável quão variáveis são os pensamentos que nos rolam na mete durante os dias da nossa existência.

Assim, vejamos o que podemos fazer para nos manter úteis e operacionais, uma vez que este mesmo envelhecimento populacional nos obrigará a ser ativos, muito para além da chamada idade ativa…

Primeiramente pensemos no nosso corpo, é sabido que quem não usa não tem, por isto é importante que nos mantenhamos ativos, exercitando os músculos esqueléticos, não de vez em quando mas todos os dias. Para além dos músculos, precisamos treinar também o equilíbrio para o que aconselho vivamente que tentemos caminhar pelas pedras compridas que rematam a calçada, parece uma brincadeira de miúdos mas é um bom treino para o equilíbrio.

A nossa mente necessita também ser exercitada para que ao invés de diminuir a sua capacidade, ela possa ter caca vez mais aptidão, para que o nosso desempenho, ao invés de diminuir a sua qualidade possa melhorar de dia em dia juntando-se a isto o conhecimento que fomos adquirindo ao longo dos tempos… Só assim poderemos recuperar a antiga visão do idoso, não como um estorvo mas como uma referência. Para isto nada melhor do que procurar aprender sempre. O desenvolvimento global é notório, e todos os dias temos novas coisas para aprender, a leitura de livros técnicos é aconselhável, o aprendizado de línguas, de informática e outras coisas mais é desejável.

Como diz o provérbio parar é morrer, e o meu desafio primeiro é que não deixemos morrer a nossa mente enquanto o corpo resistir, e o segundo é que cuidemos do nosso corpo para que possa dar descanso à mente com o mínimo de dores.


Ana Sebastião

Título: Envelhecer Bem - A Preocupação do Séc. XXI

Autor: Ana Sebastião (todos os textos)

Visitas: 0

609 

Comentários - Envelhecer Bem - A Preocupação do Séc. XXI

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Eventos
Como Organizar Qualquer Tipo De Evento\"Rua
Com todas as mudanças no mundo precisamos de pessoas capacitadas e qualificadas para se organizar um evento de porte. Não mais uma pessoa que faz tudo, que quebra-galho, mas um profissional estudioso no ramo para levar um evento de grande estima que atinja seu público de forma satisfatória e abrangente.

Para estar na frente exige-se muito trabalho, esforço e dedicação extrema para que se obtenha grande sucesso não somente para quem recebe como também para a própria instituição em que se realiza o evento. Isso tem causado uma procura por esses profissionais e até tem sido reconhecido como uma profissão que será valorizada muito nesses próximos anos.

Como Organizar?

Para estar na frente de um evento é necessário muita dedicação e amor. Muitas horas planejando e com uma grande antecedência. Pois, qualquer problema que ocorra no dia, será de responsabilidade de quem está organizando.

Então, todos os cuidados devem ser levados em consideração, devemos ter ações prevenidas e tudo deve ser listado, feito e dado uma atenção especial. Diante dos que se pretende fazer em um evento seja ele cultural, religioso, comercial, precisa de alguns parâmetros para serem seguidos cuja finalização tenha muito sucesso.

Eis quais são as etapas para você compreender melhor:
1. Objetivos: você deve primeiramente traçar um objetivo daquilo que se pretende realizar. Deve ser dividido em duas partes: a geral e a específica;

2. Públicos: quem são os públicos que serão atingidos? É um grupo de mulheres, um grupo de homens? Que faixa de idade? Essas e outras perguntas devem ser feitas;

3. Estratégias: essas estratégias consistem simplesmente em como você vai atingir o seu público, o que mais irá atraí-los para que possam ir ao seu evento?

4. Recursos: os recursos tanto materiais, humanos, físicos, todos esses recursos devem ser bem estruturados e anotados;

5. Implantação: Que métodos serão usados para o evento desde o início até o término do evento? Refere-se a todos os procedimentos;

6. Acompanhamento e controle: estipular alguém que irá acompanhar todo o processo e controlar, como por exemplo, as despesas;

7. Avaliação: feita após o término do evento, ela é produzida em formato de relatório e entregue a quem organizou o evento;

8. Orçamento Previsto: este deve ser feito bem detalhado. Uma das mais importantes partes de todo o evento. Pode buscar patrocínio, parcerias com empresas para assim evitar os gastos, mas tudo deve ser anotado e controlado.

Pesquisar mais textos:

Luene Zarco

Título:Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Autor:Luene Zarco(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios