Envelhecer Bem - A Preocupação do Séc. XXI
Com o aumento da idade, as nossas condições físicas vão-se alterando naturalmente, e já não conseguimos fazer as mesmas coisas que fazíamos antes, tanto a nível físico, como a nível psíquico e intelectual. Muitas são cãs coisas que têm sido ditas, e escritas, relativamente a temas como este, no entanto cada pessoa é um individuo único, ainda que num contexto social, e a adaptação de cada um ao seu meio e às suas próprias circunstancias é tão variável quão variáveis são os pensamentos que nos rolam na mete durante os dias da nossa existência.
Assim, vejamos o que podemos fazer para nos manter úteis e operacionais, uma vez que este mesmo envelhecimento populacional nos obrigará a ser ativos, muito para além da chamada idade ativa…
Primeiramente pensemos no nosso corpo, é sabido que quem não usa não tem, por isto é importante que nos mantenhamos ativos, exercitando os músculos esqueléticos, não de vez em quando mas todos os dias. Para além dos músculos, precisamos treinar também o equilíbrio para o que aconselho vivamente que tentemos caminhar pelas pedras compridas que rematam a calçada, parece uma brincadeira de miúdos mas é um bom treino para o equilíbrio.
Como diz o provérbio parar é morrer, e o meu desafio primeiro é que não deixemos morrer a nossa mente enquanto o corpo resistir, e o segundo é que cuidemos do nosso corpo para que possa dar descanso à mente com o mínimo de dores.