Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A Bulimia - Diagnóstico E Tratamento

A Bulimia - Diagnóstico E Tratamento

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 4
A Bulimia - Diagnóstico E Tratamento

A bulimia é uma doença do foro psicológico, um distúrbio alimentar que afeta principalmente mulheres jovens. Ao contrário da anorexia, passível de ser notada fisicamente, as doentes de bulimia mantêm em regra um peso normal, sendo assim mais difícil de diagnosticar. Os seus sintomas são, em linhas gerais, a ausência de menstruação, debilidade muscular, peso inconstante e má qualidade dos dentes, provocado pelos vómitos recorrentes.

Os comportamentos associados às pessoas que padecem deste distúrbio são os excessos alimentares, seguidos do vómito auto-induzido (bem como o uso repetido de laxantes) de forma a purgar o corpo da comida, preocupação exagerada com o peso e recurso persistente ao exercício físico, estas duas últimas características também da anorexia nervosa. Não raras vezes, porém, estas duas doenças sobrepõem-se no mesmo indivíduo, bem como as suas causas: a autoestima pobre e as carências emocionais são a base, mas não a causa efetiva – essa reside na crença de que a transformação do corpo resolverá os seus conflitos interiores e insegurança nas relações interpessoais. Assim que interiorizada uma imagem distorcida e doentia do corpo feminino, o caminho está aberto para o distúrbio alimentar se instalar.

Entre as consequências da bulimia figuram a desidratação severa, resultado do uso continuado de laxantes e deterioração do funcionamento renal. A deficiência de potássio causada pelos laxantes deve ser tratada com recurso aos alimentos que o contenham em grandes quantidades, como bananas.

No tratamento da bulimia, para além do internamento hospitalar e da vigia permanente do doente para prevenir possíveis recorrências do vómito e dos hábitos laxativos, é necessária uma orientação do doente para uma utilização saudável dos hábitos alimentares, começando com regras tão básicas como o estabelecimento de refeições diárias a horas certas e regulares. Aqui, a estratégia é diferente da que se deve adotar com os anoréticos. Se, com estes últimos, a preocupação mais premente é o ganho acelerado de peso, recorrendo a comida rica em gorduras e açucares, é precisamente desses excessos que o bulímico deve ser afastado, sendo reconduzido para uma alimentação saudável regular, sem períodos de excesso nem privação. O tratamento pode estender-se no tempo e necessita do acompanhamento familiar.

Sofia Nunes

Título: A Bulimia - Diagnóstico E Tratamento

Autor: Sofia Nunes (todos os textos)

Visitas: 4

638 

Comentários - A Bulimia - Diagnóstico E Tratamento

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios