Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Que falta de ar!!!

Que falta de ar!!!

Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 3
Que falta de ar!!!

Quem tem problemas de asma, se conhece ou já assistiu de perto a alguém com uma problema destes, não consegue ficar indiferente à aflição que a vítima sente. Um ataque de asma surge, normalmente, como reacção a produtos que provoquem alergia (como o pó da casa ou os pêlos dos animais), por contacto com o ar muito frio ou pela prática de exercício físico.

No desenrolar de um ataque de asma, as vias aéreas que transportam o ar para dentro e para fora dos pulmões, ficam estreitadas devido a espasmos musculares. Para além disso, o seu revestimento de membrana mucosa fica inchado e é produzido um muco espesso e pegajoso que também dificulta as trocas gasosas.

Muitas pessoas morrem em consequência de ataques de asma graves, pelo que é muito importante que a vítima receba cuidados médicos imediatos, sempre que necessário.

Se tem familiares ou amigos que normalmente sofrem de asma, procure estar atento a sinais e sintomas que indiquem o início ou agravamento de um ataque. Desta forma, poderá socorrê-lo rapidamente, evitando horas de tensão ou mesmo um desfecho trágico.

Geralmente, a vítima queixa-se de dificuldade em respirar, apresentando frequentemente uma respiração ruidosa e tosse com ou sem expectoração. Esteja alerta para situações de pele suada e lábios que apresentam uma coloração azulada.

De forma a auxiliar o indivíduo com estes sinais e sintomas:
1 - Procure colocá-lo numa posição confortável. Normalmente a posição sentada será a mais vantajosa, mas se for um doente asmático recorrente, saberá qual a posição que mais favorece o seu estado;

2 – Se a vítima está medicada, ajude-a a tomar a medicação de imediato;

3 – Caso o ataque não ceda com a medicação, chame uma ambulância ao local;

4 – Enquanto espera, procure tranquilizar a vítima, auxiliando-a no controle da respiração;

5 – Esteja atento aos sinais de alarme: lábios roxos; resistência à medicação actual; amplitude respiratório diminuída e perda de consciência.

Na sua grande maioria, os doentes asmáticos sabem quais as causas que desencadeiam ataques de asma, pelo que devem evitar essas situações ou precaverem-se, tomando a medicação antes de estar exposto aos agentes alérgicos.



Cláudia Bandeira

Título: Que falta de ar!!!

Autor: Cláudia Bandeira (todos os textos)

Visitas: 2

771 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    12-08-2014 às 23:47:50

    É muito ruim sentir falta de ar. Tem que fazer um tratamento rigoroso mesmo.

    ¬ Responder
  • vania

    08-09-2012 às 22:54:55

    sofro demais por falta de ar , na verdade nao e' tao uma falta de ar mas um ruido no peito e uma dor leve no peito como se fosse trancando , uma tosse com um poouco de secreçao cara e consistente as vezes, qundo nao e' uma baba bem espumosa , vou aos medicos eles se mim passa berotec na inalaçao e atrovent , mim ajudem popr favor

    ¬ Responder
  • waldirwaldir

    07-08-2009 às 20:58:34

    Eu uso a bombinha berotc 100 e não sei porque carga foi retirada do mercado o berotec 200 alegando que era devido à camada de ozônio e com isto faz com que o paciente que a cada dia a medicação faz menos efeito vem eles e retiram o medicamento mais forte que seria de grande ajuda para o asmático e só restou o berotec 100 que muito mais fraco

    ¬ Responder

Comentários - Que falta de ar!!!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios