Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > diabetes em dados alarmantes

diabetes em dados alarmantes

Categoria: Saúde
Visitas: 42
diabetes em dados alarmantes

Provavelmente você tenha um familiar ou ate mesmo conheça alguém que tenha diabetes, mas você já procurou saber melhor sobre o assunto? Sobre suas complicações? Não? Aqui vai uma seria de complicações causadas em pessoas que sofrem da doença:

• nos olhos: retinopatia e edema macular diabético (EMD).
O EMD é a maior causa de cegueira em adultos.
• No sistema nervoso central: neuropatia diabética e acidente vascular cerebral, também conhecida como derrame.
• Nos dentes: doença periodontal e inflamação das gengivas.
• No sistema cardiovascular: Arterosclerose, enfarto do miocárdio e doenças vascular periféricas (levando ao pé diabético, ulcerações e amputações)
• Nos rins: insuficiência renal, falência dos rins e necessidade de transplantes.
• Nos membros: ulcera nos pés (pés diabéticos) e artropatia de charcot.

A prevenção de complicações do diabetes é possível por meio do acompanhamento médico constante e do controle adequado da doença. O acompanhamento geral é realizado com endocrinologista. Quanto mais intensivo o monitoramento da doença, da glicemia e o legado metabólico do paciente, mais efetivos serão os resultados do tratamento e menos probabilidade de complicações.
E talvez você tenha visto acima as complicações que são causadas pela diabetes e não sabe que existem diferentes tipos de diabetes que são diferenciados pelos sintomas que apresentam.

Diabetes tipo 1

A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, geralmente diagnosticada na infância ou na adolescência, causada pela falta de insulina que leva ao acúmulo de glicose no sangue.
A diabetes tipo 1 causa sintomas, como:
• Vontade frequente para urinar;
• Boca muita seca;
• Perda de peso sem causa aparente.

Normalmente, o tratamento para a diabetes tipo 1 é feito com o uso diário de insulina e alimentação sem açúcar e com baixa quantidade de carboidratos.
Além disso, é importante que os pacientes mantenham a prática regular de exercício físico, sob orientação de um educador físico.

Diabetes tipo 2

A diabetes tipo 2 é um tipo de diabetes causada por fatores genéticos ou maus hábitos de vida, como consumo exagerado de açúcar, sedentarismo ou obesidade.
Geralmente, a diabetes tipo 2 pode incluir os seguintes sintomas:
• Sensação constante de sede;
• Muita fome;
• Vontade de urinar frequente;
• Dificuldade de cicatrização de feridas;
• Visão turva.

O tratamento da diabetes tipo 2 é semelhante ao da diabetes tipo 1, mas depende do estado de saúde do indivíduo, não sendo sempre necessário o uso diário da insulina.
Na maior parte dos casos, o uso de remédios orais, a alimentação adequada e o exercício físico regular, podem levar ao controlo da doença.

Diabetes insipidus

A diabetes insipidus apresenta sintomas semelhantes à diabetes mellitus, mas não provoca alteração na quantidade de açúcar no sangue.
Isto acontece devido a alterações no sistema nervoso ou nos rins, que reduzem a produção de hormônio antidiurético, fazendo com que o paciente sinta muita vontade de beber água e urinar.
O tratamento para o diabetes insipidus consiste no uso de remédios com hormônio anti-diurético ou anti-inflamatórios. Além disso, o indivíduo deve fazer uma alimentação pobre em sal e utilizar suplementos para corrigir os distúrbios de cálcio e de potássio no organismo.

Diabetes gestacional
A diabetes gestacional surge durante a gravidez e pode ser diagnosticada num exame de glicose em jejum após as 22 semanas de gestação.
Os sintomas da diabetes gestacional são semelhantes aos da diabetes tipos 2 e o seu tratamento é feito com alimentação adequada e exercícios para o controle da diabetes, já que esta tende a desaparecer após o nascimento do bebê.

No entanto, quando a glicose sanguínea encontra-se muito elevada, o médico poderá indicar o uso de hipoglicemiantes orais ou até mesmo da insulina.

O aumento surpreendente dessa moléstia está causando grande preocupação, tanto no âmbito cientifico. Analisemos algumas estatísticas alarmantes sobre o diabetes, divulgada pela organização mundial da saúde:
• Em 1985, havia 30 milhões de diabéticos no mundo.
• 1995, esse grupo já representava 135 milhões.
• Em 2000, a população mundial de diabetes era cerca de 171 milhões.
• Em 2030, calcula-se que serão 366 milhões de diabéticos no mundo.
• Cerca de 3,2 milhões de pessoas morrem por ano devido as complicações do diabetes.

A diabetes é uma doença crônica que acontece quando o corpo não consegue mais lidar adequadamente com a glicose.


Esau Siqueira

Título: diabetes em dados alarmantes

Autor: Esau Siqueira (todos os textos)

Visitas: 42

0 

Comentários - diabetes em dados alarmantes

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios