Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > obesidade: crianças fofas em risco

obesidade: crianças fofas em risco

Categoria: Saúde
Visitas: 27
obesidade: crianças fofas em risco

Certamente você já olhou para uma criança gordinha e pensou “que criança fofa”, mas quando você olhou pensou nos riscos que a obesidade infantil pode trazer? Não. Aqui vai uma serie de perigos que a obesidade traz:

• Dislipidemia (alterações frações lipídicas do sangue, tais como colesterol elevado, triglicérides alto, etc.) e suas consequências são: diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
• Hipertensão que tem consequências como derrame, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, etc. crianças obesas correm bem maior de se tornar hipertensas do que as crianças não obesas.
• Intolerância à glicose(favorecendo a chegada do diabetes tipo 2)
• Apneia do sono.
• Problemas ósseos variados como artrose, enfermidades da coluna vertebral, etc.
• Efeitos sociais e psicológicos indesejáveis
• Pedra na vesícula.

Os problemas citados acima eram muito mais frequentes em adultos, mas a obesidade infantil vem crescendo de maneira assustadora. Estudos feitos mostram que nos estados unidos, o crescimento da obesidade infantil nos últimos vinte anos foi de 66%; no Brasil nesse mesmo período foi de 239%: o IBGE divulgou, em 2004 resultados surpreendentes da realidade brasileira no período 2002-2003: A incidência da obesidade já supera a desnutrição.

Infelizmente, grande numero de crianças até mesmo pais não estão conscientes desses riscos que a obesidade traz, e acabam vitimados por armadilhas alimentares no dia a dia: frituras, doces, massas, etc. Quando notam que estão acima do peso adotam dietas o que na maioria das vezes não dão certo. Cerca de 90% dos que adotam dietas como forma de perder peso acabam ganhando novamente o peso perdido no prazo de um ano.
Mas é claro que, para quem deseja emagrecer, novos hábitos precisam ser adotados, sendo assim aqui vai uma serie de medidas sugestivas para quem deseja emagrecer; Uma medida que chama bastante atenção e talvez seja a mais fácil de ser adotada é do bocado, vou falar dela mais a frente.

Medidas sugestivas:
• Ingira mais: frutas frescas, hortaliças frescas ou cozidas no vapor, mas cuidado com temperos que contem muito sal e calóricos.
• Ingira menos ou abandone: bolachas, massas, salgados, salgadinhos, pães, bolos.
• Beba bastante agua durante o dia entre as refeições.
• Pratique exercícios físicos: somente fechar a boca não adianta, isso pode causar angustia. Os exercícios físicos aumentam a queima de calorias, assim pode controlar menos as calorias que entram.
• Técnica do bocado: manter os alimentos por mais tempo na boca, mastigando mais do que o de seu costume, isso faz com que você tenha prazer em comer sem precisar ingerir tantas calorias.
• Se você comer o primeiro doce te leva a comer uma dúzia, não coma o primeiro.


Esau Siqueira

Título: obesidade: crianças fofas em risco

Autor: Esau Siqueira (todos os textos)

Visitas: 27

1 

Comentários - obesidade: crianças fofas em risco

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios