Cateterismo Cardíaco
Mas e se o coração doer mesmo. Uma pressão, um desconforto que nada tem a haver com os problemas de amores anteriormente falados. Stress, vida sedentária, alimentação rica em gorduras, tabaco, contracetivos orais… Um oceano de situações permanentes que ocorrem na nossa vida e que apesar de estarmos conscientes de que estão erradas, acabamos por nunca alterar. Pode estar aqui um sinal que o nosso coração – a máquina do nosso organismo – não está bem.
Uma das situações mais recorrentes e preocupantes é a obstrução das vias e artérias coronárias. Colesterol elevado, cálcio ou até outras substâncias, podem ficar estagnadas nas artérias, o que impede a circulação correta do sangue podendo original situações bastante mais graves (doença da artéria coronária).
O fino tubo é colocado por um vaso sanguíneo periférico no braço, pescoço ou virilha. O seu objetivo é desobstruir as artérias coronárias.
Os riscos, apesar de pouco frequentes pois trata-se de um procedimento médico comum, podem ocorrer. Danos nos vasos sanguíneos, arritmia (batimento cardíaco irregular), coágulos sanguíneos que podem desencadear derrames (ataques cardíacos), pressão sanguínea baixa, acumular de sangue ou fluido no saco que envolve o coração, são algumas das complicações que podem ocorrer.
Qualquer intervenção que envolve o coração, mesmo que pequena e frequente, pode trazer algumas complicações, e embora raramente, pode ser fatal. Confie no seu médico. Ele, melhor que ninguém, pode tranquiliza-lo e melhor que tudo trata-lo. No entanto, os riscos devem ser estudados em pacientes com diabetes e em quem tiver mais de 75 anos.
Comentários ( 1 ) recentes
- jose alves
18-01-2014 às 22:56:53obrigado pelos esclarecimentos,pois vou fazer cateterismo cardiaco entretanto.sinto-me tranquilo
¬ Responder