Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Uma nova fase da vida: Menopausa

Uma nova fase da vida: Menopausa

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Uma nova fase da vida: Menopausa

São várias a fases na vida de uma pessoa. Se nos debruçarmos para a vida de uma mulher, as transformações do seu corpo são imensas e extraordinárias. O crescimento do peito, a menstruação, o nascimento dos filhos, entre muitas outras coisas, são coisas fantásticas de serem assistidas. Verdadeiras obras da natureza e plenas de uma força extraordinária. Transformações a que se assiste e que muitas vezes julgamos normais, mas que se nos apercebermos bem da sua intensidade, chegamos rapidamente á conclusão que o corpo de uma mulher é algo misterioso e extraordinário.

Se nas várias fases da vida do corpo de uma mulher, assistimos a transformações que as elevam para um estatuto superior enquanto mulheres, também se assistem a factos inevitáveis e incortonáveis que as colocam em situações psicológicas em que se julgam menos mulheres do que outras.

A menopausa é caso disso. A menopausa normalmente ocorre a partir dos 50 anos, mas esta idade pode oscilar dependendo da mulher. Mas o que é de facto a menopausa?

A menopausa significa o termo da idade fértil de uma mulher. O fim da menstruação e a impossibilidade de ter filhos, pode trazer alguma melancolia. Se todas as mulheres se queixam as mais variadíssimas vezes das chatices que a menstruação lhes trás, ficam com alguns transtornos tanto físicos como psicológicos.

O facto de uma mulher pensar que a partir daquela altura deixará de poder ser mãe biológica, pode ser transtornante. Muitas são as mulheres que se sentem inúteis, o que naturalmente não corresponde à verdade.

O funcionamento dos ovários entra em paralisação até que deixa completamente de trabalhar e dá-se a falta de produção de estrogénio.

Nesta altura muitos são os indícios do que está a acontecer. Dores no peito, calores excessivos e suores noturnos, dores e inchaço nas pernas, dores no ato sexual, incontinência urinária, alterações de humor, cansaço excessivo, perda de memória e insónias.

Todos estes indícios e sintomas alteram naturalmente a vida de todas as mulheres, mas enquanto que umas sofrem todos estes sintomas, algumas há que não sentem nenhum deles.

A diminuição de estrogénio pode provocar algumas doenças complicadas a nível cardíaco (doenças cardiovasculares) ou de ossos (osteoporose).

Sendo um processo inevitável, existem formas de atenuar os sintomas. Fármacos, terapêutica hormonal de substituição (compensação de hormonas no organismo), são apenas duas das mais variadas hipóteses.

A menopausa é um processo na vida de todas as mulheres bastante complicado e que pede e exige aconselhamento e acompanhamento médico. Aconselhe-se e lembre-se sempre que a vida pode ser diferente agora, mas não significa que será pior.


Carla Horta

Título: Uma nova fase da vida: Menopausa

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

768 

Imagem por: pedrosimoes7

Comentários - Uma nova fase da vida: Menopausa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Imagem por: pedrosimoes7

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios