Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A importância da água no organismo

A importância da água no organismo

Categoria: Saúde
Visitas: 44
A importância da água no organismo

A água é um componente muito abundante nos organismos dos seres vivo, e é de extrema importância para sua sobrevivência.Ela é um grande solvente para substancias ,sendo solvente universal, e por isso as transporta com muita facilidade.

Mas por outro lado, quando evapora na superfície de animais ou vegetais essa superfície ela é resfriada ,uma vez que há a retirada de calor.Há muitos papeis da água nos organismos, sendo eles:Um ótimo solvente ,a água constitui o dispersante dentro da célula tanto de substancias inorgânicas como gás carbônico, sais minerais,oxigênios e outros como também substancias orgânicas, como amoniacidos, açúcares, proteínas e outros.

Na água da célula ocorre as reações químicas do metabolismo, sendo que nelas as moléculas estão dissolvidas em constante agitação e tem oportunidades de se encontrar e reagir.A água também tem o grande papel de transporte de substancias, sendo no interior da célula como também entre uma célula e outra, e entre o organismo e o meio externo.

Os alimentos,gases da respiração e excretas se dissolvem na água, e assim por ela são transportados.
A água tem seu papel no equilíbrio térmico, na sua regulação.Ao evaporar na superfície dos organismos, no seu processo de transpiração , a água retira o calor.

Nos animais que mantém sua temperatura constante , como os mamíferos , que são homeotermos ,a transpiração esta relacionada a sua manutenção da temperatura.A água tem agente potente como lubrificante, estando presente em regiões que há atritos, como nos ossos ,nas articulações e entre os órgãos, assim protegendo.

Quanto maior for o metabolismo,assim maior será a taxa de água encontrada na sua atividade metabólica.Como nos músculos humanos , que são muito ativos , tem sua maior taxa de água do que nos ossos que são metabolicamente pouco menos ativos que os músculos.

No encéfalo do embrião humano tem 92% de água ,sendo que no encéfalo adulto já menor , sendo 77,8%.Isso quer dizer que é interessante saber que a atividade metabólica geral, em pessoas com mais idade , é bem menor do que as do jovens.

A quantidade de água em alguns órgão humanos , pode seguir essa tabela:
No encéfalo de um embrião sendo 92%
Músculos 83,4%]
Coração 70,9%
Ossos 48,2%
A água como vimos, é de extrema importância para todos os seres vivo e sua manutenção.


Vanessa Camila Borri

Título: A importância da água no organismo

Autor: Vanessa Camila Borri (todos os textos)

Visitas: 44

1 

Comentários - A importância da água no organismo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios