Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que é a Andropausa?

O que é a Andropausa?

Categoria: Saúde
O que é a Andropausa?

Há quem diga que é uma doença moderna, coisa de gente nova, ou justificação sem sentido de quem gosta de por nomes às coisas de homens velhotes. Podem chamar-lhe inúmeras coisas, dar-lhe milhares de sentidos, e verdade se diga que quem está a passar por ela, não assume e acha sempre que se está a colocar em causa a sua virilidade. Homem que é homem não sofre dessas coisas, é o que dizem e assemelham o nome à menopausa das mulheres.

Para os homens que não gostam sequer de ouvir falar de andropausa, existem mitos e muitos tabus e mesmo que se lhes tente explicar que de facto isto existe mesmo, a sua teimosia (tantas vezes própria da idade), não lhes permite ouvir o que temos para lhes dizer.

Mas o que é afinal a andropausa que tantos homens irrita por aí? Bem, para começar e para quem não sabe, há que explicar que os homens, desde cedo, produzem testosterona no seu organismo. A testosterona é nada mais nada menos que uma hormona predominantemente masculina (apesar das mulheres terem um numero muito baixo). Esta hormona produz apetite sexual e é muitas vezes associada a estados de virilidade em muitos homens.

Na altura da andropausa, os níveis de testosterona baixam substancialmente, pelo que a força, apetite sexual e muitas vezes a boa disposição tendem a baixar.

Os músculos ganham flacidez, e em muitas vezes ocorrem casos de irritabilidade, teimosia excessiva, insónias e mau estar constante. Com a diminuição da massa muscular, o excesso de gorduras acumula-se no corpo, causando um agravamento no colesterol, diabetes e a diminuição da massa óssea, podendo inclusivamente agravar-se para a osteoporose.

A forma sedentária com que nos deparamos muitas vezes na vida, agravam todos estes sintomas e no caso dos homens, a falta de desporto ou no mínimo muita movimentação, podem acelerar o processo de diminuição de testosterona. Para prevenir, o melhor é haver por volta dos 40 anos uma consulta no urologista. Os especialistas aconselham que a partir dos 50 anos, esta visita deva ser obrigatória, pois começarão nesta idade a entrar na fase em que os níveis diminuem.

Se a andropausa causa vários transtornos, o tratamento poderá estar na toma de medicação que faz aumentar os níveis de produção hormonais. Esta medicação costuma ter resultados bastante positivos, pelo que recusar-se a consultar um médico por achar que isto são doenças modernas, é um perfeito absurdo.

A sexualidade, o bem-estar, e o facto de se sentir feliz consigo mesmo, devem ser vividos até ao fim da sua vida, pelo que consultas num urologista não é qualquer vergonha nem coloca em causa a virilidade com que está tão preocupado.


Carla Horta

Título: O que é a Andropausa?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

644 

Imagem por: liber

Comentários - O que é a Andropausa?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: liber

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios