Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que é a Andropausa?

O que é a Andropausa?

Categoria: Saúde
O que é a Andropausa?

Há quem diga que é uma doença moderna, coisa de gente nova, ou justificação sem sentido de quem gosta de por nomes às coisas de homens velhotes. Podem chamar-lhe inúmeras coisas, dar-lhe milhares de sentidos, e verdade se diga que quem está a passar por ela, não assume e acha sempre que se está a colocar em causa a sua virilidade. Homem que é homem não sofre dessas coisas, é o que dizem e assemelham o nome à menopausa das mulheres.

Para os homens que não gostam sequer de ouvir falar de andropausa, existem mitos e muitos tabus e mesmo que se lhes tente explicar que de facto isto existe mesmo, a sua teimosia (tantas vezes própria da idade), não lhes permite ouvir o que temos para lhes dizer.

Mas o que é afinal a andropausa que tantos homens irrita por aí? Bem, para começar e para quem não sabe, há que explicar que os homens, desde cedo, produzem testosterona no seu organismo. A testosterona é nada mais nada menos que uma hormona predominantemente masculina (apesar das mulheres terem um numero muito baixo). Esta hormona produz apetite sexual e é muitas vezes associada a estados de virilidade em muitos homens.

Na altura da andropausa, os níveis de testosterona baixam substancialmente, pelo que a força, apetite sexual e muitas vezes a boa disposição tendem a baixar.

Os músculos ganham flacidez, e em muitas vezes ocorrem casos de irritabilidade, teimosia excessiva, insónias e mau estar constante. Com a diminuição da massa muscular, o excesso de gorduras acumula-se no corpo, causando um agravamento no colesterol, diabetes e a diminuição da massa óssea, podendo inclusivamente agravar-se para a osteoporose.

A forma sedentária com que nos deparamos muitas vezes na vida, agravam todos estes sintomas e no caso dos homens, a falta de desporto ou no mínimo muita movimentação, podem acelerar o processo de diminuição de testosterona. Para prevenir, o melhor é haver por volta dos 40 anos uma consulta no urologista. Os especialistas aconselham que a partir dos 50 anos, esta visita deva ser obrigatória, pois começarão nesta idade a entrar na fase em que os níveis diminuem.

Se a andropausa causa vários transtornos, o tratamento poderá estar na toma de medicação que faz aumentar os níveis de produção hormonais. Esta medicação costuma ter resultados bastante positivos, pelo que recusar-se a consultar um médico por achar que isto são doenças modernas, é um perfeito absurdo.

A sexualidade, o bem-estar, e o facto de se sentir feliz consigo mesmo, devem ser vividos até ao fim da sua vida, pelo que consultas num urologista não é qualquer vergonha nem coloca em causa a virilidade com que está tão preocupado.


Carla Horta

Título: O que é a Andropausa?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

644 

Imagem por: liber

Comentários - O que é a Andropausa?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Imagem por: liber

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios