Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Soluções para a transpiração

Soluções para a transpiração

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 6
Comentários: 18
Soluções para a transpiração

Transpirar é uma reação natural do organismo ao calor e ao stress, situações que provocam a elevação da temperatura corporal. Assim, este mecanismo natural permite estabilizar a temperatura do corpo ao humedecer e, consequentemente, refrescar a pele. Todavia, existem pessoas que sofrem de transpiração excessiva, pelo que uma simples reação natural, se transforma num problema e, muitas vezes, num verdadeiro pesadelo, pelo isolamento e vergonha que provoca. Este problema, chamado de hiper-hidrose, costuma surgir com maior frequência nas mãos, nos pés e nas axilas e surge na sequência do aumento da atividade do sistema nervoso simpático, que estimula em demasia as glândulas sudoríparas. O que fazer, pois, para impedir o excesso de transpiração?

Na esfera caseira, existem algumas medidas que poderá tomar. Assim, algumas dicas úteis encontram-se relacionadas com o tipo de roupa que usar – prefira roupas leves e feitas a partir de fibras naturais, como o algodão ou o linho, pois facilitam a respiração da pele. Deve manter a casa bem arejada e ventilada e procurar evitar sítios quentes. Use maquilhagem à prova de água, tenha sempre consigo lenços de papel ou toalhitas e, em casos extremos, peças de roupa extra. Restrinja o consumo de bebidas alcoólicas, café e de alimentos condimentados ou picantes (este cuidado permitirá tornar o odor da transpiração menos desagradável). Poderá também usar desodorizantes que, não impedindo a transpiração, eliminam o seu cheiro incómodo (e por esta razão são muitas vezes preferidos em detrimento dos antitranspirantes, pois não impedem o normal funcionamento do organismo). Se pretender optar pelo antitranspirante, saiba que deve escolher um que contenha hexahidrato de cloreto de alumínio, substância que controla a quantidade de transpiração, embora seja suscetível de causar alguma irritação dermatológica. Pode ainda fazer exercício físico como forma de combater o stress, pois este é um dos principais motivos.

Contudo, se o seu caso exigir tratamento médico, fique sabendo que o especialista que o observar poderá decidir-se por um dos seguintes tratamentos: a aplicação localizada de cloreto de alumínio e a posterior cobertura da zona com uma pequena tela de plástico (este tratamento realizar-se-á de forma mais intensiva nas duas primeiras semanas), a realização da ionforese, que se destina a, através do uso da eletricidade, fechar as glândulas sudoríparas, a injeção de toxina botulínica, substância que bloqueará temporariamente os nervos responsáveis pela estimulação da transpiração e, em último caso, a cirurgia, cujos resultados costumam ser mais eficazes par quem sofre de transpiração excessiva nas mãos.

Seja qual for o seu caso, saiba, pois, que existem soluções viáveis e simples para resolver o seu problema. Não desanime!

Isabel Rodrigues

Título: Soluções para a transpiração

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 6

788 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 18 )    recentes

  • Júlia

    04-01-2014 às 04:24:32

    Oiie tenho 13 anos e transpiro muito independente do clima.Tenho muita vergonha.Como posso amenizar esse constrangimento? obg

    ¬ Responder
  • Sandra Margarida

    27-08-2014 às 16:28:32

    A transpiração intensa incomoda-me muito também, chego a sentir o suor a escorrer pelo corpo todo. Experimentei o antitranspirante Odaban nas axilas e costas e para minha surpresa com um grande resultado positivo...nem é mt caro, custa uns 15€..este problema já me estava a afetar demais.

    ¬ Responder
  • Eliene

    29-05-2013 às 18:42:28

    Olá, eu tenho 32 anos e até então não transpirava assim tão fácil, não tinha odor nenhum e não usava nenhuma espécie de desodorante, pois na adolescencia quando tentei usar meu corpo parecia não aceitar e assim se seguiu até alguns dias atrás... Pois é, tudo era perfeito até que percebi que estava transpirando excessivamente pela axila, molhando mesmo minha camisa nesta área e pior de tudo é que estou com cc, estou esperimentando um antitranspirante em creme mas, não vejo muito resultado fica aquele cheirinho de desodorante no ar, mas se eu me fecho dentro do carro logo sinto aquele cheiro orroroso de... O que faço, o que aconteceu comigo? Para quem tinha as axilas admiradas pois eu poderia passar o dia inteiro sem tomar banho e mesmo assim ao fim do dia elas tinham no máximo cheirinho de bumbum de bebê sabe azedinho, pelo menos é o que diziam meu marido e o ex marido também.Se alguém pode me ajudar diz aí alguma coisa por favor.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatização

    26-10-2012 às 10:12:35

    Consulte um médico para ver o que pode ser feito, é a melhor solução

    ¬ Responder
  • jrjr

    12-05-2012 às 14:16:09

    bom dia,trabalho em uma cozinha e transpiro muito pelo rosto,e eisso esta me atrapalhando ,preciso saber o q posso fazer para que transpire menos o rosto

    ¬ Responder
  • jiljil

    21-04-2012 às 14:47:25

    minha tranpíração n causa odor pode ate tar frio mas n adianta me ajudem por favor eu passo muita vergonha por conta disso

    antecosamente
    jil

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãogabriel

    25-02-2013 às 16:45:01

    fique alegre cara deus esta com tigo eu tambem sinto isso que voce sente mais creio em deus

    ¬ Responder
  • AleAle

    23-01-2012 às 14:27:07

    Minha transpiração não causa odor o problema é que eu não consigo nem me maquiar, sair com amigas e outras coisas que sempre passo vergonha, porque fico suando feito uma tampa de chaleira, isso tem tratamento?

    ¬ Responder
  • JuniorJunior

    30-12-2011 às 10:22:07

    Olá.
    Compreendo o quão do sofrimento de cada um de vocês, pois convivo com essa dor há quase dois anos. Hoje tenho 19 anos, tenho hiperidrose nas axilas. Eu tinha futuro acadêmico, sonhos, família e amigos. Agora nada me resta, somente a transpiração. O receio de abraçar as pessoas, de conviver socialmente é doentio. A sociedade nos julga, nos evita, debocham da gente, faz fofoca ao nosso respeito dentre outras maldades… Elas não enxergam o nosso sofrimento, ninguém enxerga. Somente nós.
    Se você não tem condições de pagar pelo tratamento, eu sugiro que procure um clinico geral público, explica a situação( não sinta vergonha). Então, ele vai encaminha-lo(a) para um dermatologista ou endocrinologista( se caso na sua cidade não houver disponível especialistas formados nessa área, eles o encaminharam para algum município mais próximo na qual o tratamento será gratuito).
    Se o caso de vocês for hiperidrose psicológica(também deve procurar médico dermatologista ou endocrinologista), ou seja, tem receio de suar e acaba suando ainda mais, então sugiro que vocês ao caminhar levem algum aparelho sonoro, tentam se distrair ( eu sei é difícil) mas pode ajudar.
    Fazer bastante exercícios físicos ajuda diminuir o suor, evitar alimentos que acelera o metabolismo também. Nessa pagina contém dicas – http://www.e-familynet.com/phpbb/post6062085.html
    Prosperidade a todos e que 2012 seja uma ano de ”zero suor”.
    Por favor, me add no msn [email protected]
    Vamos nos ajudar, juntos venceremos essa batalha.

    ¬ Responder
  • MartaMarta

    06-11-2011 às 14:59:51

    Ola, tenho 13 anos e transpiro muito nas axilas, quando visto uma camisola lavada passado 15 minutos ja esta transpirada e isto torna-se muito comodo, que heide fazer?

    ¬ Responder
  • Miguel Marinhoandrea

    18-04-2011 às 13:50:43

    cmo faço para parar de transpirar? pois trasnpiro tanto q tenho vengonha de fazer amorr,pois fico fendendooo...me ajuda pelo amor de Deussss

    ¬ Responder
  • Célio Oliveira.cartec

    20-12-2010 às 13:53:31

    como fazer um tratamento para diminuir a transpiraçao?

    ¬ Responder
  • lucaslucas

    15-12-2010 às 19:11:09

    O que faço ,para nao dar cheiro nas axilas,qual antitranspirante

    ¬ Responder
  • martamarta

    27-10-2010 às 03:30:11

    gostaria de saber de algum produto para diminuir minha transpiraçao.

    ¬ Responder
  • TechcultureMare

    11-03-2010 às 20:21:32

    Boa tarde...minha neta tem 15 anos e está acima do peso..
    Está fazxendo tratamento pra esmagrecer..
    Só que ela mesmo na academia não consegui suar, transpirar..
    Tem algum tratamento e a quem posso procurar?
    Atenciosamente,
    Mare

    ¬ Responder
  • Pamela GomesBruno

    04-03-2010 às 01:50:57

    O que devo fazer para diminuir minha transpiração?
    Tem vezes que chega a irritas e outras que dá vergonha, minha escola é um pouco longe de casa e eu chego na escola todo suado. Tem alguma coisa que eu possa fazer para transpirar menos? Já tentei de quase tudo inclusive passar um antitranspirante no rosto.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMarcia

    02-09-2009 às 09:57:21

    Meu marido trasnpira muito que me chega a incomodar. Já nem sei o que fazer!
    Já consultei o medico mas não valeu de nada..
    Alguem tem alguma dica para atenuar este problema?
    É que estou dando em doida..

    ¬ Responder
  • rui crórui cró

    14-05-2012 às 13:23:50

    a solução passa por tentar relaxar mais. é o stress que causa tudo isso.

    ¬ Responder

Comentários - Soluções para a transpiração

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios