Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Óculos ou Lentes de Contacto

Óculos ou Lentes de Contacto

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 1
Óculos ou Lentes de Contacto

O uso de óculos foi durante muito tempo sinónimo de inteligência, cultura e característica intelectual.

Uma pessoa de óculos era associada a um grande estudioso, uma pessoa minuciosa, com conhecimento literários. Era também associado à velhice. Olhos cansados, obrigavam a lupas.

Com o avançar dos anos, o uso de óculos começou a tratar-se de uma necessidade bastante comum. Se uma ida ao dentista faz parte da rotina da saúde dos mais comuns, a ida ao oftalmologista passou também a ser visita anual obrigatória.

A conhecida vista cansada leva muita gente a usar óculos na maior parte das vezes simplesmente para ler, conduzir à noite ou para ver televisão. Dores de cabeça, cansado e vermelhão nos olhos são os sintomas mais frequentes para ser diagnosticada a vista cansada, sendo necessária corrigir com lentes de pouca graduação.

No entanto, existe cada vez mais a necessidade do uso permanente de óculos. Profissões que obrigam ao uso permanente de computador, ou de um esforço mais minucioso (ourives, artesãos, etc.), resultam no uso de óculos cada vez mais cedo.

Para quem é obrigado a usar óculos permanentemente, existe uma pergunta muitas vezes feita. É melhor o uso de óculos ou de lentes de contacto.

Com o desenvolvimento da medicina oftalmológica, as lentes de contacto são nos dias de hoje um bem acessível à maior parte das carteiras, pelo que por aqui a decisão não está facilitada.

Se se trata de uma questão estética, a ajuda pode também não ser muita. Tudo tem a haver com o estilo e look que tem. Se se apresenta de uma forma mais intelectual, os óculos são o ideal, mas mesmo que tenha adotado um estilo mais descontraído, o leque de escolhas das lunetas é bastante grande.

Se pratica desporto, o uso de óculos pode ser um transtorno. A transpiração na zona da face embacia as lentes dos óculos, pelo que parar o que está a praticar para limpar os óculos não é de facto o mais prático. Se o desporto que pratica exige esforço e muito movimento, os óculos são de todo um transtorno.

Se usa óculos, sabe que quando chove vai ter de andar a limpar as lentes, mas se os chuviscos não interferem com as lentes de contacto, saiba que se estiver vento e se levantar pó, vai sofrer.

Olhos muito secos impedem o uso de lentes e os cuidados a ter são muito superiores ao uso de óculos. No entanto e se bem escolhidos, óculos ou lentes é uma escolha pessoal. Fale com o seu oftalmologista. Ele será a melhor pessoa para o aconselhar.



Carla Horta

Título: Óculos ou Lentes de Contacto

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 2

793 

Imagem por: titlap

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • rawanrawan

    08-11-2011 às 09:39:02

    Muito legal esse site.. me ajudou muito.. eu q ainda sou pequena 14 anos e descobri q tenho q usar oculos ..pra ajudar minhas vistas.. sinto muita vergonha disso pois sou uma menina descontraida q nao para em ksa.. estou pensando d trocar o uso dos oculos por lentes d contato.. mais estou com medo d nao ser uma boa ideia.. thanks

    ¬ Responder

Comentários - Óculos ou Lentes de Contacto

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

10 motivos para você fazer um cruzeiro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Viagens
10 motivos para você fazer um cruzeiro\"Rua
Vai chegando o final do ano e começa a bater aquela vontade de viajar, de ir descansar longe da correria do dia-a-dia, sem se estressar, a dica é que não há nada mais prático e relaxante do que fazer um cruzeiro, sabe por quê?

1. Você pode contratar o serviço parcelado, em muitas agências de viagem; assim começa a pagar agora e provavelmente já estará mais da metade pago na ocasião da viagem;

2. Relaxar em lugar calmo, com todas as comodidades à bordo, garçons, camareiro, equipe de animação, entre outros;

3. Geralmente o pacote já vem com comida e bebida liberados, o que quer dizer que você se delicia e não se preocupa com quanto vai gastar e onde vai comer.

4. Como o navio atraca em vários portos, dá um tempinho para conhecer vários lugares bacanas e tirar muitas fotos nos pontos turísticos. Dependendo da parada, você até consegue alugar um kit de mergulho e dar uma olhada no fundo do mar.

5. A diversidade cultural costuma ser muita e você acaba conhecendo pessoas e costumes de outros países;

6. Para não ir achando que as horas à bordo do navio são entediantes, vale ressaltar que há inúmeras atividades fornecidas pela tripulação responsável, o que inclui brincadeiras, atividades físicas em grupo, dança, sorteios e muita música.

7. Para aqueles que apreciam jogos de azar, o navio tem um cassino que é um encanto mesmo para quem não joga.
8. Outra atração impressionante é a danceteria, aberta todas as noites, com músicas de variados estilos, e bebidas liberadas com o bar no mesmo ambiente;

9. Já se preferir lagartear ao sol dentro do navio costuma ter espaço para o banho de sol e com piscinas grandes e também jacúzis para você se sentir em um verdadeiro spa.

10. Não menos importante, os navios contam com um teatro que costuma impressionar os passageiros, com um elenco digno de grandes palcos, e histórias incríveis.


Então, se você ainda não teve essa incrível experiência, vale a pena se programar aí com a família, e aventurar no mar, colecionar um misto de emoções, lembrancinhas e milhares de fotos. Com certeza será uma experiência inesquecível e você vai acabar querendo fazer mais vezes!

Pesquisar mais textos:

Clarissa Reinoco Machado

Título:10 motivos para você fazer um cruzeiro

Autor:Clarissa Reinoco Machado(todos os textos)

Imagem por: titlap

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios