Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Óculos ou Lentes de Contacto

Óculos ou Lentes de Contacto

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 1
Óculos ou Lentes de Contacto

O uso de óculos foi durante muito tempo sinónimo de inteligência, cultura e característica intelectual.

Uma pessoa de óculos era associada a um grande estudioso, uma pessoa minuciosa, com conhecimento literários. Era também associado à velhice. Olhos cansados, obrigavam a lupas.

Com o avançar dos anos, o uso de óculos começou a tratar-se de uma necessidade bastante comum. Se uma ida ao dentista faz parte da rotina da saúde dos mais comuns, a ida ao oftalmologista passou também a ser visita anual obrigatória.

A conhecida vista cansada leva muita gente a usar óculos na maior parte das vezes simplesmente para ler, conduzir à noite ou para ver televisão. Dores de cabeça, cansado e vermelhão nos olhos são os sintomas mais frequentes para ser diagnosticada a vista cansada, sendo necessária corrigir com lentes de pouca graduação.

No entanto, existe cada vez mais a necessidade do uso permanente de óculos. Profissões que obrigam ao uso permanente de computador, ou de um esforço mais minucioso (ourives, artesãos, etc.), resultam no uso de óculos cada vez mais cedo.

Para quem é obrigado a usar óculos permanentemente, existe uma pergunta muitas vezes feita. É melhor o uso de óculos ou de lentes de contacto.

Com o desenvolvimento da medicina oftalmológica, as lentes de contacto são nos dias de hoje um bem acessível à maior parte das carteiras, pelo que por aqui a decisão não está facilitada.

Se se trata de uma questão estética, a ajuda pode também não ser muita. Tudo tem a haver com o estilo e look que tem. Se se apresenta de uma forma mais intelectual, os óculos são o ideal, mas mesmo que tenha adotado um estilo mais descontraído, o leque de escolhas das lunetas é bastante grande.

Se pratica desporto, o uso de óculos pode ser um transtorno. A transpiração na zona da face embacia as lentes dos óculos, pelo que parar o que está a praticar para limpar os óculos não é de facto o mais prático. Se o desporto que pratica exige esforço e muito movimento, os óculos são de todo um transtorno.

Se usa óculos, sabe que quando chove vai ter de andar a limpar as lentes, mas se os chuviscos não interferem com as lentes de contacto, saiba que se estiver vento e se levantar pó, vai sofrer.

Olhos muito secos impedem o uso de lentes e os cuidados a ter são muito superiores ao uso de óculos. No entanto e se bem escolhidos, óculos ou lentes é uma escolha pessoal. Fale com o seu oftalmologista. Ele será a melhor pessoa para o aconselhar.



Carla Horta

Título: Óculos ou Lentes de Contacto

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 2

793 

Imagem por: titlap

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • rawanrawan

    08-11-2011 às 09:39:02

    Muito legal esse site.. me ajudou muito.. eu q ainda sou pequena 14 anos e descobri q tenho q usar oculos ..pra ajudar minhas vistas.. sinto muita vergonha disso pois sou uma menina descontraida q nao para em ksa.. estou pensando d trocar o uso dos oculos por lentes d contato.. mais estou com medo d nao ser uma boa ideia.. thanks

    ¬ Responder

Comentários - Óculos ou Lentes de Contacto

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: titlap

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios