Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Óculos ou Lentes de Contacto

Óculos ou Lentes de Contacto

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 1
Óculos ou Lentes de Contacto

O uso de óculos foi durante muito tempo sinónimo de inteligência, cultura e característica intelectual.

Uma pessoa de óculos era associada a um grande estudioso, uma pessoa minuciosa, com conhecimento literários. Era também associado à velhice. Olhos cansados, obrigavam a lupas.

Com o avançar dos anos, o uso de óculos começou a tratar-se de uma necessidade bastante comum. Se uma ida ao dentista faz parte da rotina da saúde dos mais comuns, a ida ao oftalmologista passou também a ser visita anual obrigatória.

A conhecida vista cansada leva muita gente a usar óculos na maior parte das vezes simplesmente para ler, conduzir à noite ou para ver televisão. Dores de cabeça, cansado e vermelhão nos olhos são os sintomas mais frequentes para ser diagnosticada a vista cansada, sendo necessária corrigir com lentes de pouca graduação.

No entanto, existe cada vez mais a necessidade do uso permanente de óculos. Profissões que obrigam ao uso permanente de computador, ou de um esforço mais minucioso (ourives, artesãos, etc.), resultam no uso de óculos cada vez mais cedo.

Para quem é obrigado a usar óculos permanentemente, existe uma pergunta muitas vezes feita. É melhor o uso de óculos ou de lentes de contacto.

Com o desenvolvimento da medicina oftalmológica, as lentes de contacto são nos dias de hoje um bem acessível à maior parte das carteiras, pelo que por aqui a decisão não está facilitada.

Se se trata de uma questão estética, a ajuda pode também não ser muita. Tudo tem a haver com o estilo e look que tem. Se se apresenta de uma forma mais intelectual, os óculos são o ideal, mas mesmo que tenha adotado um estilo mais descontraído, o leque de escolhas das lunetas é bastante grande.

Se pratica desporto, o uso de óculos pode ser um transtorno. A transpiração na zona da face embacia as lentes dos óculos, pelo que parar o que está a praticar para limpar os óculos não é de facto o mais prático. Se o desporto que pratica exige esforço e muito movimento, os óculos são de todo um transtorno.

Se usa óculos, sabe que quando chove vai ter de andar a limpar as lentes, mas se os chuviscos não interferem com as lentes de contacto, saiba que se estiver vento e se levantar pó, vai sofrer.

Olhos muito secos impedem o uso de lentes e os cuidados a ter são muito superiores ao uso de óculos. No entanto e se bem escolhidos, óculos ou lentes é uma escolha pessoal. Fale com o seu oftalmologista. Ele será a melhor pessoa para o aconselhar.



Carla Horta

Título: Óculos ou Lentes de Contacto

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 2

793 

Imagem por: titlap

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • rawanrawan

    08-11-2011 às 09:39:02

    Muito legal esse site.. me ajudou muito.. eu q ainda sou pequena 14 anos e descobri q tenho q usar oculos ..pra ajudar minhas vistas.. sinto muita vergonha disso pois sou uma menina descontraida q nao para em ksa.. estou pensando d trocar o uso dos oculos por lentes d contato.. mais estou com medo d nao ser uma boa ideia.. thanks

    ¬ Responder

Comentários - Óculos ou Lentes de Contacto

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Imagem por: titlap

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios