Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A doença do Século XXI

A doença do Século XXI

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 4
A doença do Século XXI

Falemos de uma doença, que infelizmente mata, e continua a matar a uma “rapidez” estonteante, ela é, o cancro. Conhecida como a doença do século XXI, é a segunda doença mais mortífera, deixado para trás apenas a doença cardiovascular. Os números a cada dia que passa tomam uma posição muito preocupante, a cada dia os casos aumentam, como se fosse gotas de chuva a cair.

Nesta doença, sabemos que é difícil estabelecer diagnósticos precoces, devido aos esmagadores tipos de cancro, existem centenas, existindo então alguns sinais que levarão a procura de um médico urgentemente.

O cancro do pulmão pode ter vários sintomas, dos quias a tosse persistente, a continuada dor no tórax, o sangramento no cuspo, bronquites reincidentes, pneumonias, desde a falta de ar á asma, perdas de peso, de apetite, sentir-se fadigado, existem vários sintomas.

Já no cancro do útero ou colo do útero, um dos tipos mais comuns, poderá seguir-se de sangramento fora do período menstrual ou corrimento anormal, sendo que no cancro do pâncreas existe uma dor prolongada no sítio do abdómen seguido de problemas digestivos, estes sinais devem ser levados em atenção, são motivo para alarme.

O cancro de sangue (leucemias e linfomas) é recorrente haver fadiga, emagrecimento excessivo, palidez anormal, varias infeções repetidas, febre, transpiração noturna, hematomas, gânglios linfáticos engrossados, entre outros.

No cancro da mama, um tipo muito conhecido infelizmente, nas mulheres, podem haver vários tipos de sintomas, dos quais a mudança do tamanho da mama ou no seu formato, o seu endurecimento, corrimento pelo mamilo, com ou sem sangue, retração da pele da mama ou do mamilo entre muitos outros.

Já no cancro do estômago também existem vários sintomas alarmantes, como náuseas e vómitos, o desconforto ou dor no abdómen, sensação de ardor (azia), indigestão, diarreia ou obstipação, a dilatação do estômago após as refeições, a perde de apetite, cansaço ou fraqueza, estes são sinais a que se deve ter em conta.

Estes são talvez dos mais comuns, entre tantos outros, infelizmente esta doença parece estar longe de estar combatida, tem ganho muitas batalhas, e o ser Humano não consegue combater esta doença tao grave quanto está á vista de todos, em caso de algum sintoma estranho , não hesite em ir ao médico, todos os segundos contam.

André Belacorça

Título: A doença do Século XXI

Autor: André Belacorça (todos os textos)

Visitas: 0

644 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    19-07-2014 às 23:47:39

    Realmente, o cancro mata muita gente e é a doença do século XXI. Devemos cuidar mais de nosso corpo e mente!

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    17-09-2012 às 13:16:55

    O facto de a mera menção da palavra cancro assustar quem a ouve é um sinal de como essa doença se tornou uma praga no século XXI. Dividindo-se em tantos tipos, entre os quais aqueles a que se refere e descreve são apenas alguns, a ideia de cancro é muitas vezes a primeira na qual o paciente pensa quando suspeita ou realiza exames para apurar se determinado órgão está doente. Parabéns por abordar o assunto.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    12-09-2012 às 13:37:33

    Obrigado :)

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    12-09-2012 às 05:30:14

    Que interessante essa sua colocação. Não sabia pelo nome que é conhecido "cancro", somente pelos sintomas que ele ocasiona na vida do indivíduo. Espero que tomemos cuidados com essa doença e qualquer manifestação estranha, a procura por um médico é o ideal. Parabéns pelo texto.

    ¬ Responder

Comentários - A doença do Século XXI

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios