Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Como enfrentar a Menopausa?

Como enfrentar a Menopausa?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Como enfrentar a Menopausa?

Menopausa não é mais uma fase na vida das mulheres. È a “tal” fase na vida de todas as mulheres.

Esta é uma época na vida das mulheres em que a menstruação cessa, fazendo parte de um processo biológico que na maioria das mulheres começa por volta dos 40 anos. A partir dos 40 anos os ovários vão produzindo menos quantidade de estrogênio e progesterona (hormônios sexuais). Entre os 45 e os 60 anos as mulheres podem deixar a qualquer instante de deixar de produzir os hormônios sexuais e dar inicio à menopausa.

A principal característica menopausa é a ausência total de menstruações. No entanto podem ir ocorrendo perdas de sangue durante alguns meses, intervalados com a ausência das mesmas. Sintomas como ondas de calor, alterações do sono, libido ou humor, bem como podem ocorrer atrofias dos órgãos genitais.

Mais alguns sintomas podem ocorrer como suores noturnos, menor desejo sexual, irritabilidade, depressão, ressecamento vaginal, dor durante o ato sexual e até diminuição da atenção ou da memória.

Ocorre também por esta altura uma substancial perda de cálcio nos ossos o que pode levar à osteoporose.

Naturalmente que com o avançar da medicina nos dias que correm, existem alguns tratamentos para atenuar os sintomas da menopausa.

O tratamento hormonal é um deles. Se o tratamento for aplicado no início da menopausa pode ter resultados bastante positivos como a prevenção da osteoporose, melhora as permanentes ondas de calor e protege do cancro do útero. A vida sexual também melhora substancialmente e a libido poderá estar ativa. Também problemas de memória e a prevenção da demência senil (como a Doença de Alzheimer) podem ser uma realidade, mas quanto a isto, os estudos realizados ainda não estão certos e não podem dar certezas.

Uma boa alimentação nesta fase é fundamental pelo que se aconselham alimentos ricos em vegetais e frutas, alimentos com fibra. Consuma peixe de forma substancial.

Se é fumadora, agora mais que nunca é altura de parar e se consumir bebidas alcoólicas faço-o com cuidado e muito de vez em quando. Limite o consumo de sal e a ingestão de consumo de gordura saturada, optando por carnes brancas e vegetais.

A menopausa não é o fim do mundo. É uma barreira que terá de ultrapassar com toda a certeza, pelo que previna-se e combata esta fase com as melhores armas do mundo.


Carla Horta

Título: Como enfrentar a Menopausa?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

608 

Comentários - Como enfrentar a Menopausa?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como economizar energia em condomínios, empresas e edificações comerciais

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Energias Renováveis
Como economizar energia em condomínios, empresas e edificações comerciais\"Rua
Economizar energia elétrica é importante para nós e para o planeta, já que esse recurso é produzido, em sua grande maioria, através de processos caros e extremamente prejudiciais ao meio ambiente.

O consumo racional e eficiente de energia elétrica depende de mudanças de hábito por parte dos consumidores (residenciais, comerciais e industriais), principalmente no que diz respeito a ações cotidianas.

Nesse texto selecionamos algumas dicas e informações de grande utilidade pra ajudá-los a programar o uso racional da energia elétrica em condomínios, empresas e em edificações comerciais.

Tome nota:

•Faça manutenção planejada e constante nas instalações elétricas, e não sobrecarregue os circuitos além do que foi especificado em projeto, ou pelo eletricista. A falta de manutenção e a sobrecarga dos circuitos podem causar curtos, aquecer a fiação e permitir que quantidade significativa de energia elétrica se perca pela rede, e ainda danifique a própria fiação.

•Troque todas as lâmpadas incandescentes por fluorescentes (tubulares ou compactas), e, se possível, invista na iluminação de LED. As lâmpadas de LED consomem cerca de 80% menos de energia elétrica, quando comparadas às incandescentes e duram oito vezes mais.

•Se o ambiente é muito grande, muito largo, ou muito extenso, divida a iluminação em vários circuitos. Essa medida permite o desligamento parcial de lâmpadas em desuso ou desnecessárias.

•Em áreas de pouca circulação e de permanência transitória como corredores, sanitários, garagens, áreas de serviço e copas, é recomendável a instalação de sensores de presença, mecanismos que acionam a iluminação somente quando houver circulação de pessoas.

•Em áreas cuja iluminação natural consegue ser aproveitada, podem ser também instalados sensores de fotocélulas, dispositivos que detectam automaticamente a necessidade de acionamento da iluminação artificial quando a iluminação natural é insuficiente (á noite e em dias nublados, por exemplo).

•Mantenha as luminárias sempre limpas para que a potência das lâmpadas seja 100% aproveitada.

•Pinte as paredes internas e os tetos dos ambientes com cores claras, pois essas refletem e espalham a luz para todo o ambiente.

•Troque equipamentos elétricos velhos, motores defasados, aparelhos de ar condicionados antigos, luminárias muito gastas, por modelos mais novos, que já são projetados para consumirem menos energia elétrica, e contam com selos de garantia que os qualificam com relação à eficiência.

•Faça manutenção e limpeza constantes nos aparelhos de ar condicionado. Filtros sujos exigem maior esforço dos aparelhos (maior gasto energético) no processo de refrigeração e ainda causam grande risco à saúde.

•Não deixe caixas condensadoras e resfriadoras do sistema de ar condicionados instaladas em locais onde recebam incidência solar constante. Quando recebem sol durante muito tempo esses equipamentos chegam a consumir o dobro da energia prevista, já que a utilizam primeiramente para promover o seu próprio resfriamento e só depois a refrigeração dos ambientes.

Aproveitem nossas dicas e se precisarem de mais informações, entrem em contato com um profissional capacitado.

Pesquisar mais textos:

Danília Oliveira Gonçalves

Título:Como economizar energia em condomínios, empresas e edificações comerciais

Autor:Danília Oliveira Gonçalves(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios