Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Colonoscopia Virtual

Colonoscopia Virtual

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 18
Comentários: 4
Colonoscopia Virtual

A colonoscopia virtual, permite visualizar as paredes do cólon com conforto e segurança, e deteta precocemente as células cancerígenas.

O cancro do cólon é considerada a causa de morte mais frequente em Portugal.

Para o prevenir, não há nenhum exame tão eficaz quanto a colonoscopia. Contudo, a evolução tecnológica permitiu, que esta técnica evoluisse para uma não invasiva.

As tradicionais sondas de colonoscopia são agora substituidas pelas imagens da tomografia por feixe de eletrões EBT.

Esta técica, virtual, é, com efeito, um exame de tipo imagiológico, que permite visualizar as paredes do cólon, através de uma reconstrução tridimensional do intestino.

A colonoscopis virtual, permite ver as imagens endoscópias em três prespetivas diferentes, chamadas, axial, coronal e sagital.

As imagens são vistas a três dimensões, e identificam qualquer anomalia fácilmente, e com exatidão, no interior do cólon, desde pólipos, projeções anormais da mucosa do cólon a tumores.

O exame de rastreio é a única forma de prevenir a doença dos intestinos, no seu estado mais precoce.

Este processo, apresenta um elevadíssimo grau de conforto e mais-valia, como seja fazer dois exames num só.

A sua vntagem, em relação á tradicional,é de aceder fácilmente às zonas mais difíceis, nomeadamente as angulares.

O exame é particularmente indicado para a doença inflamatória do intestino e mostra uma imagem completa do seu exterior, bem como dos órgâos circundantes do intestino.

A colonoscopia por sonda não alcança a dimensão desta, em virtude de detetar patologias silenciosas, como o aneurisma da aorta abdominal, qualquer massa anómala do fígado, pâncreas, baço ou rins. Deste modo é uma enorme vantagem em relação ao método tradicional.
Além disso, este exame, não corre o risco de perfuração, tal como a outra, motivado pelo perigo da sonda endoscópica perferurar acidentalmente as paredes do intestino.

O risco de desenvolver uma peritonite, infeção comum, é também elevado, na colonoscopia tradicional.

A única fdiferença deste método em relação ao anterior, é que não permite retirar os pólipos, que possam ser visualizados, ao passo que o outro permite.

Quando se deteta alguma anomalia com este exame, o doente é imediatamente encaminhado para o médico, com um relatório do exame.

No caso de ter um pólipo, a pessoa leva consigo um relatório médico, onde consta a localização exata do pólipo a retirar, o que minimiza o possível desconforto de todo o processo, quer para o paciente quer para o médico.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Colonoscopia Virtual

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 18

769 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • neli

    11-10-2014 às 01:31:28

    ola gostaria de saber onde faz a colonoscopia virtual em salvador bahia

    ¬ Responder
  • Rafaela CoronelRafaela

    24-07-2014 às 05:28:43

    Que ótimo saber que já há tratamento como a colonoscopia. Um avanço medicinal e sem dúvida, tecnológica! Muito obrigada por essas informações.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãotania m.a.pereira

    30-12-2012 às 08:45:19

    ha um ano fiz a colonoscopia tradicional e deu normal, mas de uns oito meses para ca, estou sentindo dores no abdomem como se fossem para defecar e eu acho que e no intestino, quero saber se em Salvador - Bahia no hospital Portugues faz a colonoscopia virtual?

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    18-09-2012 às 10:54:17

    Atualmente já é possível fazer a colonoscopis virtual, mais fácil do que a tradicional colonoscopia por sonda.A grande diferença entre uma e outra é que com a anterior os pólipos podem ser logo removidos, enquanto que com a virtual não.Com esta há necessidade de fazer a outra, caso haja pólipos ou células cancerígenas para remover.

    ¬ Responder

Comentários - Colonoscopia Virtual

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Pulp Fiction: 20 anos depois

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Arte
Pulp Fiction: 20 anos depois\"Rua
Faz hoje 20 anos que estreou um dos mais importantes ícones cinematográficos americanos.

Pulp Fiction é um marco do cinema, que atirou para a ribalta Quentin Tarantino e as suas ideias controversas (ainda poucos tinham visto o brilhante “Cães Danados”).

Repleto de referências ao cinema dos anos 70 e com uma escolha de casting excepcional, Pulp Fiction conquistou o público com um discurso incisivo (os monólogos bíblicos de Samuel L. Jackson são um exemplo disso), uma violência propositadamente mordaz e uma não linearidade na sucessão dos acontecimentos, tudo isto, associado a um ritmo alucinante.

As três narrativas principais entrelaçadas de dois assassinos, um pugilista e um casal, valeram-lhe a nomeação para sete Óscares da Academia, acabando por vencer na categoria de Melhor Argumento Original, ganhando também o Globo de Ouro para Melhor Argumento e a Palma D'Ouro do Festival de Cannes para Melhor Filme.

O elenco era composto por nomes como John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Uma Thurman e (porque há um português em cada canto do mundo) Maria de Medeiros.

Para muitos a sua banda sonora continua a constar na lista das melhores de sempre, e na memória cinéfila, ficam eternamente, os passos de dança de Uma Thurman e Travolta.

As personagens pareciam ser feitas à medida de cada actor.
Para John Travolta, até então conhecido pelos musicais “Grease” e “Febre de Sábado à Noite”, dar vida a Vincent Vega foi como um renascer na sua carreira.

Uma Thurman começou por recusar o papel de Mia Wallace, mas Tarantino soube ser persuasivo e leu-lhe o guião ao telefone até ela o aceitar.

Começava ali uma parceria profissional (como é habitual de Tarantino) que voltaria ao topo do sucesso com “Kill Bill”, quase 10 anos depois.

Com um humor negro afiadíssimo, Tarantino provou em 1994 que veio para revolucionar o cinema independente americano e nasceu aí uma inspirada carreira de sucesso, que ainda hoje é politicamente incorrecta, contradizendo-se da restante indústria.

Pulp Fiction é uma obra genial. Uma obra crua e simultaneamente refrescante, que sobreviveu ao tempo e se tornou um clássico.
Pulp Fiction foi uma lição de cinema!

Curiosidade Cinéfila:
pulp fiction ou revista pulp são nomes dados a revistas feitas com papel de baixa qualidade a partir do início de 1900. Essas revistas geralmente eram dedicadas às histórias de fantasia e ficção científica e o termo “pulp fiction” foi usado para descrever histórias de qualidade menor ou absurdas.

Pesquisar mais textos:

Carla Correia

Título:Pulp Fiction: 20 anos depois

Autor:Carla Correia(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios