Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Empresariais > Como gerir um romance no trabalho

Como gerir um romance no trabalho

Categoria: Empresariais
Visitas: 4
Comentários: 2
Como gerir um romance no trabalho

A convivência profissional requer empatia, maturidade e selecção. No âmbito pessoal implicam respeito, harmonia, amor, admiração e confiança. É bom usar de diplomacia e responsabilidade. Não deve haver interferência de sentimentos para não tornar o ambiente hostil.

No entanto o local de trabalho é o lugar onde muita gente encontra os seus parceiros, com quem casam, ou saiam para conviver.

Hoje as pessoas já não escondem os romances como dantes, no entanto quando acontece no local de trabalho dá muitos problemas e está repleto de perigos. Há a tendência para tornar complicada a posição dos superiores e dos colegas de trabalho.

Convêm deste modo evitar um envolvimento, em especial com o superior hierárquico para evitar comentários e represálias. Há instituições de trabalho que nem permitem os relacionamentos amorosos, no entanto se o coação falar mais alto, melhor é adoptar uma postura conveniente. Neste caso nenhuma das partes beneficia, tendo ambos que defender a carreira. O convívio deve ser bem visto, caso contrário gera problemas e desmotivação.

Para o caso de se verificar um romance, devem então as pessoas envolvidas adoptar uma postura ética manter horários diferentes para evitar comentários, fofocas e discussões com outros colegas.

Nunca se deve fazer demonstrações de carinho em público e é necessário ter inteligência para inibir problemas que possam colidir a qualquer momento.

Além do comportamento referido, deve ainda evitar-se posturas assertivas e julgamentos bem como travar a competição que se agrava com ela.

Apesar de todas estas medidas a adoptar nem sempre se consegue esconder o romance que existe entre os envolvidos. Alguns resultam em sucesso por inibirem todo o tipo de conflitos, outros porém não conseguem. O melhor neste caso é mudar de local de trabalho para não ter interferências desta índole.

O sucesso do trabalho não deve ter a ver com um envolvimento. No entanto é mais vulgar acontecer do que se pensa. Isto porque provavelmente os pares conseguiram irradiar os problemas de convivência, competição e do ferir susceptibilidades. O sucesso do relacionamento foi possível porque não deixaram transparecer os sentimentos nem fizeram uso da competição.

Se os requisitos apresentados forem respeitados o sucesso de um romance no trabalho é susceptível de resultar bem, ao invés o exibicionismo pode resultar num grande fracasso e aumento dos problemas. Neste caso o ideal é mudar de local de trabalho ou escolher outro romance fora.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Como gerir um romance no trabalho

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 4

667 

Imagem por: lumaxart

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    05-07-2014 às 06:33:21

    Independente dos sentimentos de cada, eles precisam manter a ética e a boa relação como profissionais. É muito difícil, mas tem que ter controle e jogo de cintura.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    18-09-2012 às 11:36:13

    Não considero que os romances no trabalho devem ser evitados com sacrifício da felicidade pessoal. Acredito, como a autora, que os dois podem ser conciliados e que ambas as situações se podem manter, desde que com discrição tanto do casal como dos colegas que eventualmente saberão. É claro que há certos aspectos a ter em consideração, como a importância do trabalho e do relacionamento para cada um dos membros do casal. Mas não é impossível.

    ¬ Responder

Comentários - Como gerir um romance no trabalho

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Imagem por: lumaxart

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios