Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Periodontite ou piorréia

Periodontite ou piorréia

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 94
Comentários: 34
Periodontite ou piorréia

A periodontite ocorre quando a gengivite estende-se até as estruturas de suporte ao dente. Esta é uma das principais causas de perda de dentes em adultos e é a principal causa em pessoas idosas.

Causa: a maioria dos casos de periodontite é decorrente do acumulo prolongado de placa e de tártaro entre os dentes e as gengivas. Ocorre a formação de bolsas entre os dentes e as gengivas, as quais se estendem para baixo, entre a raiz do dente o osso subjacente. Essas bolsas acumulam placa bacteriana em um ambiente sem oxigénio, o que promove o crescimento de bactérias. Se o problema persistir, ocorrera uma grande destruição do maxilar adjacente e o dente poderá tornar-se frouxo.

O grau de desenvolvimento da periodontite difere consideravelmente, mesmo entre indivíduos que possuem quantidades similares de tártaro. Isto ocorre provavelmente porque as suas placas contêm tipos e quantidades de bactérias diferentes também porque os indivíduos respondem de forma diferente as bactérias.

A periodontite pode produzir episódios de atividades destrutivas que duram meses, os quais são seguidos por períodos nos quais a doença aparentemente não causa maiores danos. Muitas pessoas (exemplos: diabetes mellitus, síndrome de down, doença de crohn, a deficiência de glóbulos brancos e a AIDS) podem predispor a periodontite. A periodontite evolui rapidamente nos indivíduos com AIDS.

Sintomas e diagnóstico: os sintomas iniciais de periodontite são o sangramento, a hiperemia gengival e a halitose. Os dentistas mensuram a profundidade das bolsas nas gengivas com uma sonda fina e as radiografias revelam o grau de perda óssea. À medida que a destruição do tecido ósseo aumenta, os dentes tornam-se frouxos e mudam de posição. Frequentemente, os dentes da frente projetam-se para fora. A periodontite geralmente é indolor até os dentes tornarem-se suficientemente frouxos e serem movidos durante a mastigação ou até que ocorra a formação de um abscesso (acumulo de pus).

O tratamento: ao contrário da gengivite que geralmente desaparece com um bom cuidado bucal, a periodontite exige cuidados profissionais. Um paciente com uma boa higiene bucal pode limpar apenas 2 mm sob a linha da gengiva. O dentista pode limpar bolsas com até 5mm de profundidade utilizando uma cureta e uma lima de Ca-panal, que move totalmente o tártaro e a superfície doente da raiz. Para bolsas de 6 mm ou mais, a cirurgia frequentemente é necessária.

O dentista ou o periodontista também pode remover parte da gengiva separada para que o restante da gengiva possa aderir firmemente aos dentes e o indivíduo possa remover a placa em casa. O dentista pode prescrever antibióticos, especialmente quando ocorre a formação de um abscesso. Ele também pode inserir filamentos e impregnados de antibióticos nas bolsas profundas, de modo que concentrações elevadas dessas substâncias possam atingir a área doente. Os obscenos periodontais causam uma exacerbação da destruição óssea, mas o tratamento imediato (cirúrgico ou com antibióticos) permite a recuperação da maior parte do osso lesado.


Waldiney Melo

Título: Periodontite ou piorréia

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 94

797 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 34 )    recentes

  • WILLIAM DE FREITASD BEZERRA

    14-07-2014 às 16:31:03

    Estou com problemas de inflamação nas gengivas.Não é fácil.Incomoda bastante.Por gentileza,uma medicação eficaz alivia muito.Agradeço a oportunidade de trater o problema melhor.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    18-07-2014 às 09:26:09

    Olá, William. Um remédio muito bom, natural e eficaz é com um pedaço de aloe vera. Faça assim:
    Pegue as folhas de aloe vera e retire as espinhas, depois, corte em formato longitudinal. Em seguida, retire o gel que se desprende dela, e faça os enxágues bucais.
    Ela possui propriedades anti-inflamatórias, bactericidas e que irão resolver esse problema de inflamação na gengiva.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • osmar

    26-02-2013 às 18:15:31

    olá,estou com os dente da frente afrouxando gostaria de saber se é piorréia e qual remédio tomar,obrigado.

    ¬ Responder
  • Adeildes

    31-01-2013 às 21:05:56

    Olá
    estou com 03 dentes nesta situação, o da frente ta a com a gengiva inchada e cresceu um pouco o tamanho da gengiva e os outros dois ta também com a a gengiva inchada e sainho abcesso(pus) e tem época que mim incomoda muito.Fui ao dentista ela mim a aconselhou a fazer uma raspagem e remoção de tártaro e tirou 02 raiox dos dois mais graves e já fiz. Gostaria de saber se tem outros meios de resolver principalmente a gengiva inchada, sem contar as dores de abeça que sinto. Tenho que tomar algum remédio especifico, tenho que tirar uma radiografia sei lá.
    obrigada! gostaria de resposta pelo email

    ¬ Responder
  • wellington o cardoso

    02-12-2012 às 04:10:07

    ola boa noite amigos eu estou com sagramentos nás gengival e com bousas de pus qundo eu aperto e varios dentes mole que remedio devo tomar ???muito grato se vcs poder me ajudar que deus abençoe a todos

    ¬ Responder
  • janice santos

    11-11-2012 às 23:29:27

    oi me chamo janice,a meses estou com maxilar como se estivesse souto,e com dificuldades de mastigar estava encomodando mais nao muito.Apos ir a um churrasco piorou tudo agora o meu maxilar travou de vez,e eu estou sentindo muita dor,o que poderia ser?me mande uma resposta por email

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMila

    25-06-2013 às 08:08:19

    Procure um cirurgia buco maxilo facial

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatização

    24-10-2012 às 09:57:14

    Pergunte ao dentista.

    ¬ Responder
  • DELFINO FELIPE BALEGAS

    23-09-2012 às 23:05:05

    BOA NOITE pENSO QUE ESTOU COM PIORREIA POIS OS SINTOMAS SÃO ESSES. AS GENGIVAS INFLAMA E ENCOLHEM OS DENTES ABANAM E TENHO DORES CONSTANTES.SOLICITO ME INFORMEM SE PODEREI ACEDER A ALGUM PROGRAMA ESPECIAL DE TRATAMENTO A PRAZO?

    ¬ Responder
  • Tiana

    10-09-2012 às 16:50:37

    Meu marido esta com piorreia, qual o especialista que ele deve procurar????

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCarla Horta

    07-09-2012 às 13:39:15

    Tive durante muitos anos periodontite nos dentes de baixo. Nenhum tinha caries nem estavam estragados. Apesar de todos os tratamentos que fiz, acabei por ter de tirá-los e colocar uma prótese. O aspeto é bem melhor e já consigo comer sem sentir aquele frio hórrivel que faz doer. No entanto, não há nada como ter os seus próprios dentes.

    ¬ Responder
  • gil

    20-08-2012 às 00:50:35

    estou com piorrea que remedio devo tomar

    ¬ Responder
  • romerciaromercia

    28-03-2012 às 21:31:50

    oi boa tarde eu estou compiorreia meus dentes da frentes estão moles e saindo sangue e pus qual o medicamento q devo tomar

    ¬ Responder
  • deisi

    12-05-2014 às 19:13:50

    vá logo ao periodontista pois eu tinha esperei de mais e tive que tirar quase todos e colocar uma prótese.

    ¬ Responder
  • tabajara norattabajara norat

    21-11-2011 às 15:46:00

    os dentes ficam moles com a piorréia antes ou depois da inflamação? alguem poderia informar-me sobre isso?

    ¬ Responder
  • Raquel

    21-02-2013 às 14:31:48

    Os dentes ficam moles porque existe a presença de placa bacteriana mineralizada,juntamente com bactérias.A gengiva inflama, e acontece destruição do osso que mantem os dentes firmes.

    ¬ Responder
  • tabajara norattabajara norat

    21-11-2011 às 15:31:40

    @Mariana Lino
    gostaria de saber se obteve informações para tratamento de piorréia na rede pública e onde?
    O atendimento foi na rede pública federal (INSS) ou na rede pública estadual Grato

    ¬ Responder
  • SuellenSuellen

    18-11-2011 às 16:16:56

    Eu Tenho A Piorreia E So Tenho 19 Anos. E Meu Medico Esta Cobrando Caro Pelo O Tratamento E Nao Tenho O Dinheiro Que Ele Esta Pedindo. Gostaria De Saber Si Tem Esse Tratamento Na Rede Publica? Por Favor Me Manda A Resposta Pelo Meu Email, E Em Que Lugal Eu Encontro Esse Tratamento?

    ¬ Responder
  • Josa Maria Lemoscris

    13-10-2011 às 15:15:41

    nao se contagia,solamente se de a pessoas que fuman muito e bebem.e tambem fumam marijuana

    ¬ Responder
  • tatihana maria ferreira

    20-01-2016 às 21:51:46

    A piorreia não só dá em pessoas que fumam,meu dentista disse que é genetico,na minha família tem pessoas fumantes e não fumantes e todos nós temos piorreia,hoje mesmo extrai um ,já perdi quase todos os dentes.

    ¬ Responder
  • carlacarla

    29-09-2011 às 21:10:20

    ba mais
    tu e muito idiota se essa doença pega me diz se a tua empregada tivesse cançer ou outra doença agora se andas beijando ela na boca a pega

    ¬ Responder
  • anneanne

    05-05-2011 às 19:25:29

    gostaria de saber se é contagioso?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojulianna

    31-03-2012 às 01:02:47

    a periodontite ou piorréia não é contagiosa.

    ¬ Responder
  • ROSELI A.R.DONEDAROSELI A.R.DONEDA

    14-04-2011 às 14:09:24

    GOSTARIA DE SABER, SE A PERIODONTITE TEM O MESMO SINTOMA DA PIORRÉIA E, SE O TRATAMENTO É O MESMO? COMECEI A FAZER TRATAMENTO COM UM DENTISTA, MAS NÃO ME PASSOU CONFINÇA!!!! TAMBÉM GOSTARIA DE SABER QUAL É A PRIMEIRA PROVIDÊNCIA À SER TOMADA EM UM CASO DESSES.
    ATT.
    ROSELI

    ¬ Responder
  • genival almeida santosgenival almeida santos

    21-02-2011 às 18:50:00

    Boa Tarde,tenho problemas de periodontia como:
    Gengiva inchadas,pus em alguns, dentes.
    Como faço para ter um atendimento grátis em uma rede pública de saúde.
    Obs. favor enviar resposta por email.
    Muito, grato

    ¬ Responder
  • patriciapatricia

    10-02-2011 às 23:47:52

    eu estou com um dente frouxo e gostaria de saber porq?
    isso é normal
    escutei que pessoas tem dentes frouxos quando adultos
    eu tenho 15 e to com um dente frouxo

    ¬ Responder
  • francevaniofrancevanio

    30-01-2011 às 14:42:55

    tem algum tratamento,que seja eficaz contra o tártaro,obg.

    ¬ Responder
  • ivaneideivaneide

    23-10-2010 às 21:03:15

    Ola
    Boa tarde
    Gostaria de tirar uma duvida é quue eu sinto um gosto amargo na boca e tenho impressao de ter mau halito,eu ja fui ao meu dentista e ele falou que eu só precisava fazer limpeza para remoçao de tartaros,mas estou procupada,pois eu acho que tenho periodontite,Isso causa mau halito??
    Desde ja agradeço lhe a resposta.

    ¬ Responder
  • vivianeviviane

    05-09-2010 às 16:32:49

    Boa tarde,qual é a diferença entre Guma, periodontite e piorréia? É contagioso? Os dentes após amolecerem bem pouco é possível inrijecer com tratamentos de antibióticos e remoção de tártaros? um paciente com guma pode estar com hiv? Vcs podem mandar pro meu e-mail, muito obrigada Viviane

    ¬ Responder
  • creusimar limacreusimar lima

    05-09-2010 às 12:15:21

    meu marido encontra-se com piorreia, sou da área de saúde e venho observando isso desde que o conheci. é contagioso?

    ¬ Responder
  • Antonio AraujoEdson Farias

    04-08-2010 às 15:05:47

    a periodonite cronica pode ser considerada uma iniciação cancerigina bucal ou não.

    ¬ Responder
  • Mariana LinoMariana Lino

    26-05-2010 às 17:40:49

    Estou diagnosticada com Periodonite Crónica e durante a ultima consula meu médico (Clinica privada) declarou ser necessária cirurgia, pelo que me entregou um orçamento dos custos com a mesma. Não vou poder pagar a importância que está no orçamento e pergunto onde me posso dirigir, no serviço público para que a mesma seja feita por aí.
    Muito obrigada
    Cumprimentos
    Mariana Lino

    ¬ Responder
  • Cleide medeirosCleide medeiros

    13-09-2009 às 15:57:16

    Boa Tarde! descobri que a minha secretaria do lar tem piorreia, e fiquei muito preocupada com todos nós em casa essa doença é contagiosa? pega através dos utensílios, desculpe se eu estiver sendo ignorante mais não conheço a doença e fico preocupada com a minha família.
    Desde já agradeço a informação.
    Cleide Medeiros

    ¬ Responder
  • Sara PortugalSara Portugal

    20-08-2009 às 02:17:39

    Bom dia,
    Li o seu artigo e achei bastante interessante.
    Boa dia,
    Sou farmaceutica (licenciada pela universidade de Coimbra ) e neste momento estou a viver em Adelaide, Australia.
    Gostaria de submeter para a semana um projecto de doutoramento para obter uma bolsa de estudo na area de periodontite. Para tal gostaria de ter evidencias oficiais (artigos, documentos do ministerio da saude, etc) que a periodontite ou as doencas periodontais sao bastante prevalentes em Portugal. Tentei procurar essa informacao online, mas nao encontrei nada de relevante.
    Sera que me pode aconselha algum artigo, livro ou relatorio oficial com esse tipo de informacao? Sera que me pode enviar para o meu email essa ou outra documentacao relevante.
    Peco desculpa por nao usar acentos, mas o teclado nao o permite.
    Espero obter um resposta no futuro breve.
    Os meus melhores cumprimentos,
    Sara Portugal

    ¬ Responder

Comentários - Periodontite ou piorréia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Benefícios da Tecnologia na Área da Educação

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Benefícios da Tecnologia na Área da Educação\"Rua
Todos esses benefícios da tecnologia estão ‘a olhos vistos’. Embora existam algumas repercussões e um impacto negativo da tecnologia, apesar desses aspetos menos positivos, ninguém pode dizer que a tecnologia não tem ajudado a sociedade em um todo.

O mundo é um lugar melhor graças à tecnologia e o futuro parece muito mais brilhante, graças a esses avanços.

Benefícios da Tecnologia na Educação
Não é nenhuma surpresa nem novidade que os benefícios da tecnologia na sala de aula e os benefícios da tecnologia nas escolas abriram um ambiente totalmente novo de aprendizagem. O conhecimento pode ser facilmente adquirido com a ajuda da tecnologia e da Internet e é mais fácil de ajudar as crianças com necessidades especiais também. Aqui estão mais alguns benefícios do avanço constante da tecnologia que o setor educacional tem testemunhado:

- A aprendizagem personalizada surgiu e tem muito sucesso. É possível aprender, ter aulas oiu estudar em grupo ou com professores de todas as partes do mundo sem sair de casa tendo apenas acesso à Internet e um PC. Os alunos podem escolher o seu próprio currículo com facilidade e definir os seus próprios objetivos pessoais.
- O ensino à distância tornou-se muito mais fácil, e isso levou a um aumento no número de pessoas que recebem educação. Assim como, também aumentou o número de autodidatas, pessoas que gostam e querem aprender por vontade própria para aumentar o seu nível de conhecimentos e cultura a nível geral.
- O E-learning e educação on-line tornaram muito simples e sistemática para um indivíduo que pretenda receber atenção pessoal, de modo que todas as suas necessidades específicas sejam atendidas.
- É possível dar respostas imediatas às consultas e exames escolares. Todo o processo de educação tornou-se muito mais rápido e facilitado.
- O uso de computadores e da tecnologia nas salas de aula abriu um método totalmente novo de ensino e aprendizagem eficazes.

A tecnologia tornou possível o contato de alunos e professores de qualquer parte do mundo em tempo real à distância de um click! O positivismo da tecnologia é constantemente posto em causa por pessoas que o usam para outros fins que não são o objetivo real do avanço e desenvolvimento da mesma.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Benefícios da Tecnologia na Área da Educação

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-04-2014 às 21:06:07

    A tecnologia trouxe melhoria em todos os aspetos na vida do ser humano. Facilitou o acesso ao conhecimento, ajudou a adquirir um trabalho mais ágil, com maior eficiência, trouxe novidades, enfim, beneficiou e beneficia muito! A Rua Direita parabeniza pelo seu texto ser enriquecedor!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios