Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Acne: causas e tratamento

Acne: causas e tratamento

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 4
Acne: causas e tratamento

A acne, doença tradicionalmente ligada à adolescência (afeta cerca de 80% dos adolescentes do mundo inteiro), é encarada, muitas vezes, com benignidade por parte dos pais e educadores, mas a verdade é que esta afeção dermatológica pode estar na origem da manifestação de embaraços, de baixa autoestima e, por vezes, de sintomas depressivos. Sendo a imagem essencial para qualquer jovem – mesmo para os rapazes – é evidente que um rosto avermelhado, pleno de borbulhas e pontos negros não é, de todo, desejável.

Em primeiro lugar, há que saber o que é exatamente a acne. Esta doença surge na sequência de uma hiperatividade das glândulas sebáceas, influenciadas por um desequilíbrio hormonal, que costuma ocorrer entre os 12 e os 20 anos. O problema surge quando o poro é totalmente preenchido por gordura e pele morta. Surgem assim as tão inestéticas borbulhas que, ao inflamarem, produzem pus. A acne pode também surgir nas costas, peito, pescoço e ombros.

Depois, devem tentar conhecer-se as causas deste mal. Para tal, deve recorrer-se a uma consulta de dermatologia, onde o médico, através de um questionário completo acerca dos hábitos alimentares, da higiene, dos antecedentes familiares e outros, identifica a origem da doença e traça um plano para a controlar ou mesmo erradicar (em casos mais graves). O uso de medicamentos específicos (cortisona, barbitúricos e xaropes à base de iodo e bromo) pode também desencadear surtos de acne, assim como determinados cosméticos (cremes e óleos) que podem fazer surgir a acne mesmo na idade adulta.

Devem também eliminar-se alguns mitos relacionados com a acne, como os que apontam o chocolate como o grande responsável, mas tal não está comprovado cientificamente. Lavar a face várias vezes por dia só vai piorar o estado da pele, pois as glândulas sebáceas vão ter de trabalhar mais para repor a gordura entretanto retirada. Espremer as borbulhas, como é óbvio, apenas provoca inflamações e, talvez ainda, cicatrizes.

Para tratar / curar a acne, deve seguir-se uma higiene adequada, com sabonetes específicos para combater o excesso de gordura na pele e proceder-se à aplicação de géis e loções próprios para eliminar os sintomas acneicos. Existe também medicação reservada apenas para os casos mais graves de acne, já que aquela apresenta efeitos colaterais adversos, não podendo ser tomada por mulheres grávidas, por exemplo.

De qualquer forma, a acne é uma doença passageira e, por volta dos 20 ou 25 anos, é esperável que tenha desaparecido.


Isabel Rodrigues

Título: Acne: causas e tratamento

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 0

792 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    22-07-2014 às 19:43:13

    A acne pode ser tratada com receitas caseiras e com uma boa alimentação. É importante também ir a um especialista que decifre as causas, pois diferencia de uma pessoa para outra. Acredito que beber bastante água já melhora o aspecto do rosto.

    ¬ Responder
  • raquelraquel

    19-06-2012 às 21:33:50

    eu não gosto de ter isso é muito rui

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoanonimo

    20-05-2010 às 21:10:58

    olá eu tenho algumas mas estou passardo um produto que diz que evita mas ainda nao senti nenhum efeito.me ajude

    ¬ Responder
  • grazielagraziela

    06-05-2010 às 01:04:29

    OI Doutor eu tenho muita acne e isso tá me incomodando demais serpá que não vai passar desde os 13 anos eu tenho já tenho 21 e nada dessa fase passar. As minhas infeccionam demais ficam enorme. O que eu fasso ?
    graziela

    ¬ Responder

Comentários - Acne: causas e tratamento

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios