Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Acne: causas e tratamento

Acne: causas e tratamento

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 4
Acne: causas e tratamento

A acne, doença tradicionalmente ligada à adolescência (afeta cerca de 80% dos adolescentes do mundo inteiro), é encarada, muitas vezes, com benignidade por parte dos pais e educadores, mas a verdade é que esta afeção dermatológica pode estar na origem da manifestação de embaraços, de baixa autoestima e, por vezes, de sintomas depressivos. Sendo a imagem essencial para qualquer jovem – mesmo para os rapazes – é evidente que um rosto avermelhado, pleno de borbulhas e pontos negros não é, de todo, desejável.

Em primeiro lugar, há que saber o que é exatamente a acne. Esta doença surge na sequência de uma hiperatividade das glândulas sebáceas, influenciadas por um desequilíbrio hormonal, que costuma ocorrer entre os 12 e os 20 anos. O problema surge quando o poro é totalmente preenchido por gordura e pele morta. Surgem assim as tão inestéticas borbulhas que, ao inflamarem, produzem pus. A acne pode também surgir nas costas, peito, pescoço e ombros.

Depois, devem tentar conhecer-se as causas deste mal. Para tal, deve recorrer-se a uma consulta de dermatologia, onde o médico, através de um questionário completo acerca dos hábitos alimentares, da higiene, dos antecedentes familiares e outros, identifica a origem da doença e traça um plano para a controlar ou mesmo erradicar (em casos mais graves). O uso de medicamentos específicos (cortisona, barbitúricos e xaropes à base de iodo e bromo) pode também desencadear surtos de acne, assim como determinados cosméticos (cremes e óleos) que podem fazer surgir a acne mesmo na idade adulta.

Devem também eliminar-se alguns mitos relacionados com a acne, como os que apontam o chocolate como o grande responsável, mas tal não está comprovado cientificamente. Lavar a face várias vezes por dia só vai piorar o estado da pele, pois as glândulas sebáceas vão ter de trabalhar mais para repor a gordura entretanto retirada. Espremer as borbulhas, como é óbvio, apenas provoca inflamações e, talvez ainda, cicatrizes.

Para tratar / curar a acne, deve seguir-se uma higiene adequada, com sabonetes específicos para combater o excesso de gordura na pele e proceder-se à aplicação de géis e loções próprios para eliminar os sintomas acneicos. Existe também medicação reservada apenas para os casos mais graves de acne, já que aquela apresenta efeitos colaterais adversos, não podendo ser tomada por mulheres grávidas, por exemplo.

De qualquer forma, a acne é uma doença passageira e, por volta dos 20 ou 25 anos, é esperável que tenha desaparecido.


Isabel Rodrigues

Título: Acne: causas e tratamento

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 0

792 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    22-07-2014 às 19:43:13

    A acne pode ser tratada com receitas caseiras e com uma boa alimentação. É importante também ir a um especialista que decifre as causas, pois diferencia de uma pessoa para outra. Acredito que beber bastante água já melhora o aspecto do rosto.

    ¬ Responder
  • raquelraquel

    19-06-2012 às 21:33:50

    eu não gosto de ter isso é muito rui

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoanonimo

    20-05-2010 às 21:10:58

    olá eu tenho algumas mas estou passardo um produto que diz que evita mas ainda nao senti nenhum efeito.me ajude

    ¬ Responder
  • grazielagraziela

    06-05-2010 às 01:04:29

    OI Doutor eu tenho muita acne e isso tá me incomodando demais serpá que não vai passar desde os 13 anos eu tenho já tenho 21 e nada dessa fase passar. As minhas infeccionam demais ficam enorme. O que eu fasso ?
    graziela

    ¬ Responder

Comentários - Acne: causas e tratamento

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios