Pêlos encravados
Os pêlos encravam devido ao espessamento da pele e ao excesso de formação de queratina. Por outro lado deve evitar-se o uso de roupas apertadas, obesidade e crescimento de vários pêlos no mesmo folículo piloso pois fazem obstruir o orifício de saída do pêlo. Por outro lado podem aparecer bolinhas que dão origem há foliculares, uma infecção causada por bactérias.
A depilação a quente e a frio é responsável por este problema porque quando o pêlo quer sair encontra uma camada de queratina, que provoca entupimento e impede a sua eclosão. Deste modo convêm usar outro método ou espaçar a depilação em quatro semanas. O melhor é usar creme depilatório ou cera. Apesar de não se apreciar muito a lâmina de barbear, esta não deixa encravar e não deixa os pêlos mais grossos.
Mas para resolver este incómodo definitivamente o ideal é fazer uma depilação a laser para o pêlo não voltar a aparecer. Esta técnica destrói o folículo piloso mas pode ser necessário mais do que uma cessão. No entanto a sua aplicação é incómoda e deixa o local avermelhado. Assim é aconselhável aplicar um protector solar.
Apesar destas técnicas para remover os pêlos encravados o melhor é ter cuidado com o tratamento da pele e cuidá-la com frequência. Tal como a pele do rosto a do corpo deve ser bem tratada com produtos adequados ao tipo de pele.
A ureia impede que a queratina seja em excesso e prejudique o crescimento dos pêlos encravados. Além do creme esfoliar devem usar-se bons hidratantes para manter a pele macia e lisinha. Deve ainda o corpo se massajado com uma escova ou luva vegetal no duche. Ajuda a remover as células mortas, limpa e não deixa a pele obstruir. Se a pele estiver macia e fina evita em muito os desagradáveis pêlos encravados mais usuais em peles grossas.