Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que é ser Daltônico

O que é ser Daltônico

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 8
Comentários: 11
O que é ser Daltônico

De que cor é isso? Essa é uma pergunta freqüente entre os daltônicos. Imagine olhar um objeto e não saber se ele é verde ou vermelho. Pois é exatamente isso que acontece com umas pessoas que sofre de daltonismos. Este problema é causado pela falta de uma ou mais substancias na retina, sensíveis a luz, e que fazem com que uma pessoa não consiga distinguir cores e variações destas no aspeto de tonalidade.

Descrita pelo químico John Dalton por isso (o nome daltonismo) com a incapacidade de distinção correta entre as cores verde e vermelha, este problema é resultado de uma alteração congênita, ou seja, a pessoa já nasce com ela. No entanto, após diversos os estudos, contou-se que não é só o verde e o vermelho que são confundidos visivelmente pelos daltônicos. Embora a grande maioria das pessoas que tem o problema confunda estas duas cores, a casos em que não é possível distinguir o amarelo do azul. Ambos os casos são denominados daltonismos dicromático bem mais raro é o tipo monocromático, em que as pessoas veem tudo em preto e brando, por fim a os daltônicos tri cromáticos, que enxergam todas as cores, mas podem perceber as tonalidades de modo distorcidas.

O daltonismo pode se manifestar desde a infância. Assim, muitas vezes, a criança tem dificuldade para distinguir canetinhas, lápis de cores, giz de cera, mapas, e etc. Além de acusar constrangimentos, isso pode prejudicar o rendimento escolar. O daltonismo afeta muito mais os homens do que as mulheres. Estima-se que 8% dos homens sejam daltônicos, enquanto apenas 0,4% das mulheres sofrem com este problema. Essa diferença ocorre por que a falha genética que causa o daltonismo esta ligada aos cromossomos x. Os homens contam com apenas um cromossomo x já as mulheres tem dois, ou seja, as chances de que a deficiência genética atinja dois cromossomos é bem menor do que afetam apenas um.

Infelizmente, não a tratamento ou cirurgia que possa resolver o problema de daltonismo. Mas é possível utilizar lentes de contato ou óculos que aumentam o contraste entre as cores e auxiliem o daltônico na perceção das tonalidades. Para fazer uma lente de contato ou óculos para minimizar os efeitos do daltonismo é fundamental consultar um oftalmologista, pois apenas este profissional poderá avaliar qual o grau de deficiência que o paciente tem para distinguir as cores. Vale ressaltar que a maioria dos daltônicos apresenta apenas uma deficiência com relação às cores, não tendo a visão prejudicada ou maior tendência a desenvolver outros problemas nos olhos.

Waldiney Melo

Título: O que é ser Daltônico

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 8

778 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 11 )    recentes

  • Kizua UriasKizua

    15-07-2014 às 21:11:50

    Não sabia o que era ser daltônico e agora esclareceu muito. Obrigado!

    ¬ Responder
  • bruno

    10-09-2012 às 14:57:31

    o meu caso não sei se e considerado daltonismo mais gostaria de saber se é ou não caso não o que é?
    eu consigo ver as diferenças de cores os contrastes porém não consigo associa-las aos seu respectivos nomes e já sofri muito quando era pequeno. gostaria de saber o que posso fazer

    ¬ Responder
  • terezinhaterezinha

    02-05-2012 às 16:18:29

    minha filha tem apenas 3aninhos, estou percebendo que ela tem dificuldade em indentificar a cor vermelha, ela diz que é verde sendo que as outras cores ela reconhece bem.Como ela ainda está conhecendo letras e números as vezes fico em dúvidas em ser daltonismo ou não.

    ¬ Responder
  • toniatonia

    25-11-2011 às 18:07:09

    @célio
    concordo plenamente... eu tbm nao consigo ver e diferenciar muito as cores mas as vezes consigo... mas posso te dar um conselho... so orando e pedindo a Deus q conseguimos um milagre temos q ter fe... porque so acreditando chegamos la... obrigada... rsrsrs..

    ¬ Responder
  • walderwalder

    22-09-2011 às 19:32:37

    a nao gosto dde ser daltonico só me exclui de processos seletivos.
    ser daltonico é uma bosta em materia de concurso publico.
    ainda aparece gente tentando me enganar com o kit daltonismo que eu nem comprei pq eu sabia que era truque sujo.
    to muito frustrado

    ¬ Responder
  • GeandroGeandro

    15-06-2012 às 18:10:20

    Mais pode ser concursado normal! mesmo sendo daltônico!!!

    ¬ Responder
  • céliocélio

    22-08-2011 às 14:42:19

    gostaria que voceis empenhassem, pois a mídia tem muita força, para que os sinais de transitos fossem feitos por simbolos e não por cores, ixistem várias adaptações para cegos ,cadeirantes, etc.., mas não existe nada para nois daltonicos

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMarcelo

    16-07-2011 às 22:44:10

    @DHAGNO SALLO
    Talvez seu amigo não fala por não achar tão importante sair espalhando... Pq geralmente, não faz muita diferença....

    ¬ Responder
  • José MouraJosé Moura

    26-04-2011 às 23:56:07

    sou daltonico tenho carta de condução seria bom haver sinalisação com simbolos

    ¬ Responder
  • DHAGNO SALLODHAGNO SALLO

    03-05-2010 às 18:48:49

    não sei se estou a trasado de informaçao, ou se a tv brasilheira ta mais, esse é um caso que hoje pra mim deixou de ser anonimo. tive acesso ao caso hoje, sem faar que um amigo meu tem esse caso e ñ sabia . ñ sei se po vergonha ou se po insegurança de falar. mas sem deixar de falar que eu ñ sabiade nada desse caso inedito mesmo. numca vi reportagens sobre esse caso na tv, as novelas abordam muito esses tipos de realidade, mas esse é fato inedito pra min ou seja deixou ,pois estou pesquisando muito, encontrei um teste simples pra saber se apessoa é um daltonomo, chamei meu amigo pra frente do pc, e me assustei sinceramente, era uns circulos com cores e no centro se encontrava um numero , ele ñ ver esse numero, pasmei com isso, ai pensei em tantas cores magnifcas q muitas pessoas ñ consegui ver.

    ¬ Responder
  • silmarasilmara

    06-03-2010 às 23:10:36

    Daltonico: Comecei a observar que meu filho de 4 anos esta trocando a cor verde pelo azul, vice-versa, isto pode ser um tipo de daltonismo? Devo de imediato procurar um especalista, ou, é da idade que esta em formacao com as cores primarias.

    ¬ Responder

Comentários - O que é ser Daltônico

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios