Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Doença de Chagas

Doença de Chagas

Categoria: Saúde
Doença de Chagas

Falando de protozoários, vamos falar de uma doença que teve seu agente causador aqui no Brasil,pelo medico sanitarista Carlos Chagas.Por esse motivo ela e chamada de Doença de Chagas, e seu agente causador vai ser Tripanossoma cruzii.(Cruzii vem do Osvaldo Cruzii.

O Tripanossoma Cruzii, existem em animais da fauna como tatus,gambás e outros animais.O barbeiro chupa o sangue do animal, e assim o protozoário vem junto e esse protozoário começa a habitar dentro no trato digestório do barbeiro.

Eles habitam frechas de paredes de casas, principalmente em casas feitas de pau a pique,de barro,de madeira.Quando o barbeiro esta picando o hospedeiro ele geralmente defeca sugando o sangue, e quando seu tubo digestório estiver cheio ele vai defecar na região da picada.Com a coceira ou algum machucadinho ao lado, cocando a picada acaba levando o protozoário que estava no barbeiro para a corrente sanguínea e assim causando a infecção elo Tripanossomas cruzii.

A infecção chamada de primaria vai dar uma reação aguda. Reação, sendo febre alta, aumento de baço, fígado e como uma infecção ela acaba passando sozinha dificultando o diagnostico rápido da doença.Já na fase crônica realmente e o problema,pois esse protozoário vai se alojar principalmente em células da musculatura cardíaca, o coração vai ficando mais fraco e inchado causando muitos outros problemas para saúde.Ele também se aloja no sistema nervoso que controla a movimentação do intestino.No coração com a perda de fibra vai perdendo a forca de contração e ficando aumentado causando insuficiência cardíaca,causando inchaços também nas pernas por ma circulação.E uma doença muito seria que requer tratamentos e cuidados pois pode levar a morte.

O importante e se prevenir da doença, sendo que ainda não há vacina contra a doença,a melhor forma de prevenção è a aplicação de inseticida e de repelentes,também as conservações das casas de suas paredes os buraco obtidos, telas portas janelas em boas condições para não facilitar a entrada do inseto, sempre ficar mais atento onde o ambiente que è mais propicio ao barbeiro, como as áreas rurais.

A melhor forma de transmissão e combater o inseto transmissor,assim não sendo transmitido o agente Tripanossomas cruzii.


Vanessa Camila Borri

Título: Doença de Chagas

Autor: Vanessa Camila Borri (todos os textos)

Visitas: 0

0 

Comentários - Doença de Chagas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios