Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Doença de Chagas

Doença de Chagas

Categoria: Saúde
Doença de Chagas

Falando de protozoários, vamos falar de uma doença que teve seu agente causador aqui no Brasil,pelo medico sanitarista Carlos Chagas.Por esse motivo ela e chamada de Doença de Chagas, e seu agente causador vai ser Tripanossoma cruzii.(Cruzii vem do Osvaldo Cruzii.

O Tripanossoma Cruzii, existem em animais da fauna como tatus,gambás e outros animais.O barbeiro chupa o sangue do animal, e assim o protozoário vem junto e esse protozoário começa a habitar dentro no trato digestório do barbeiro.

Eles habitam frechas de paredes de casas, principalmente em casas feitas de pau a pique,de barro,de madeira.Quando o barbeiro esta picando o hospedeiro ele geralmente defeca sugando o sangue, e quando seu tubo digestório estiver cheio ele vai defecar na região da picada.Com a coceira ou algum machucadinho ao lado, cocando a picada acaba levando o protozoário que estava no barbeiro para a corrente sanguínea e assim causando a infecção elo Tripanossomas cruzii.

A infecção chamada de primaria vai dar uma reação aguda. Reação, sendo febre alta, aumento de baço, fígado e como uma infecção ela acaba passando sozinha dificultando o diagnostico rápido da doença.Já na fase crônica realmente e o problema,pois esse protozoário vai se alojar principalmente em células da musculatura cardíaca, o coração vai ficando mais fraco e inchado causando muitos outros problemas para saúde.Ele também se aloja no sistema nervoso que controla a movimentação do intestino.No coração com a perda de fibra vai perdendo a forca de contração e ficando aumentado causando insuficiência cardíaca,causando inchaços também nas pernas por ma circulação.E uma doença muito seria que requer tratamentos e cuidados pois pode levar a morte.

O importante e se prevenir da doença, sendo que ainda não há vacina contra a doença,a melhor forma de prevenção è a aplicação de inseticida e de repelentes,também as conservações das casas de suas paredes os buraco obtidos, telas portas janelas em boas condições para não facilitar a entrada do inseto, sempre ficar mais atento onde o ambiente que è mais propicio ao barbeiro, como as áreas rurais.

A melhor forma de transmissão e combater o inseto transmissor,assim não sendo transmitido o agente Tripanossomas cruzii.


Vanessa Camila Borri

Título: Doença de Chagas

Autor: Vanessa Camila Borri (todos os textos)

Visitas: 0

0 

Comentários - Doença de Chagas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios