Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Cancer de prostata o que é e como cuidar

Cancer de prostata o que é e como cuidar

Categoria: Saúde
Cancer de prostata o que é e como cuidar

Embora o câncer de próstata atinja somente os homens, o diagnóstico tem um impacto profundo sobre a família e os amigos de um paciente. Pode ser um grande desafio cuidar de alguém que foi diagnosticado com câncer de próstata.

Tanto a doença quanto seu tratamento podem ter um impacto significativo no estilo de vida e bem-estar emocional, além de introduzir mudanças no relacionamento e na intimidade sexual.

Quando o seu parceiro não está respondendo ao tratamento ou há o retornado do câncer de próstata, você pode sentir ainda mais ansiedade, temor e frustração do que quando ele foi diagnosticado pela primeira vez.

É importante que você continue a dar um forte apoio para seu parceiro e aprender o máximo que puder sobre a doença e suas opções de tratamento.

A seguir estão alguns problemas que podem surgir e conselhos sobre como lidar com eles, como você e seu parceiro enfrentarão os desafios de lidar com a doença.

Aprender
A compreensão da doença e as opções de tratamento podem reduzir algumas das ansiedades e confusões que vem com um diagnóstico de câncer de próstata. Este site irá oferecer informações sobre a próstata, câncer de próstata e seu tratamento.

Comunicar
Um diagnóstico de câncer de próstata pode levar a sentimentos de medo, ansiedade e depressão. Seja compreensiva com seu parceiro e ouça seus sentimentos sem julgamento. Tente não pressioná-lo para falar sobre seus sentimentos antes que ele esteja pronto.

Basta saber que você está lá quando ele precisar de você. Isso pode fazer uma grande diferença para o seu senso de bem-estar emocional.

Participar
Pergunte ao seu parceiro se ele gostaria que você fosse com ele à consultas e exames. Homens geralmente não gostam de discutir a sua saúde, e pode precisar de alguém que o ajude a expressar suas preocupações ao médico.

Além disso, conhecer mais sobre a doença e as opções de tratamento pode ajudar nos cuidados e no apoio necessário. Prepare-se para tirar todas as suas dúvidas sobre a doença e as opções de tratamento com o médico.

Descubra que tipos de efeitos colaterais podem ocorrer após o tratamento e como eles podem afetar a vida de seu parceiro.

Você pode ajudar o seu parceiro a lidar com o impacto físico e emocional do câncer e seu tratamento através:

Ajudá-lo a manter a sua rotina normal, tanto quanto possível;
Certificar-se que ele tenha uma DIETA saudável para o coração com calorias suficientes para suportar o seu peso ideal;

Certificar-se que ele faça o repouso necessário;

Encorajando-o a realizar atividades que melhorem seu bem-estar emocional, tais como: atividades que deem significado e propósito de vida (voltar a trabalhar, brincar com seus filhos ou netos), atividades recreativas (VIAGENS, futebol), exercícios físicos (melhora física e bem-estar emocional);

Antecipar e implementar mudanças em seu estilo de vida devido aos efeitos colaterais do tratamento: incontinência (sentar na parte de trás do cinema, escolha de assento do corredor em aviões), disfunção erétil (buscar o contato sexual e restabelecer a intimidade);

Buscando o apoio de outros amigos e familiares;

Encorajando-o a participar de um grupo de apoio;

Apoiando e defendendo pesquisas para o tratamento do câncer de próstata.

Procurar suporte
Discutir os seus sentimentos, bem como os desafios do dia-a-dia com os outros que estão tendo as mesmas experiências pode fazer uma grande diferença no seu bem-estar emocional.

Há muitos grupos de apoio para os pacientes e os familiares de pacientes com câncer de próstata. Incentive o seu parceiro para participar de um grupo de apoio ou encontrar suporte on-line.

Mantenha-se saudável
Lembre-se de cuidar de si mesma para enfrentar este momento difícil. Manter-se saudável e com equilíbrio emocional lhe permitirá fornecer o tipo de apoio que seu parceiro precisa.

Durmam o suficiente, comam bem, exercitem-se e procurem o apoio de amigos e familiares. Mantenha uma perspectiva positiva e ofereça a seu parceiro uma sensação de força e segurança.


Celso Junior Juniorcis

Título: Cancer de prostata o que é e como cuidar

Autor: Celso Junior Juniorcis (todos os textos)

Visitas: 0

397 

Comentários - Cancer de prostata o que é e como cuidar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios