Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > A expansão do futsal

A expansão do futsal

Categoria: Desporto
Comentários: 1
A expansão do futsal

O futsal é uma modalidade desportiva em acelerada evolução a nível mundial, ocupando um pouco da quota-parte da hegemonia do futebol que tem sido característica do paradigma de pensamento geral a nível mundial. O futsal tem chamado bastante a atenção do público em geral porque alem do espectáculo que proporciona através de mais emoção conseguida por imensos golos e impressionantes reviravoltas, este tem uma vantagem indiscutível relativamente ao desporto rei, é financeiramente muito menos exigente, e é sobre este factor que me vou debruçar.

Apesar de também exigir bastantes gastos, comparativamente ao futebol, estes são mínimos, este facto é facilmente observável, começando logo pelo número de atletas que é muito mais diminuto, um plantel de uma equipa de futsal tem cerca de quinze atletas enquanto que um plantel de uma equipa de futebol tem pelo menos vinte e dois jogadores, aqui constata-se logo uma diminuição dos gastos a constituir uma equipa, alem disso um atleta da modalidade de bom nível exige uma remuneração muito mais baixa que um atleta do desporto rei do mesmo nível. Prosseguindo, as infra-estruturas necessárias para a prática da modalidade são bastante menos dispendiosas no futsal, quer a nível de construção quer ao nível da manutenção que é inevitável ao longo do tempo, alem disso uma equipa de futsal de alta competição necessita apenas de um pavilhão para efectuar os seus treinos e jogos, por outro lado uma equipa profissional de futebol alem do seu estádio, necessita do seu campo de treinos e por vezes do centro de estágio, infra-estruturas que exigem muito mais gastos.

A nível de patrocinadores, cada vez mais as modalidades se começam a equiparar, apesar da ainda supremacia do futebol, contudo com a população a aderir em massa ao futsal, (facto que se deve também a o espectáculo do futebol se encontrar cada vez mais deteriorado devido a todos os seus intervenientes muitas vezes terem falta de profissionalismo) as marcas que procuram visibilidade vêem novas oportunidades nesta modalidade em ascensão. No fim de contas, o desporto rei continua a ter mais receitas publicitárias, derivadas dos marketing, dos direitos televisivos e da sua projecção ser ainda maior, mas até que ponto compensam os exagerados gastos que este acarreta? Até quando haverá fundos para os sustentar? Qual o impacto que o futsal criará na modalidade? Será precisa uma “reforma” na forma de gerir financeiramente e de rentabilizar este desporto?

Vitor Costa

Título: A expansão do futsal

Autor: Vitor Costa (todos os textos)

Visitas: 0

804 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    02-07-2014 às 00:58:51

    O futsal é uma modalidade que cresceu muito em todo o mundo. Hoje temos campeonatos espalhados e todos adoram. É muito bom!!

    ¬ Responder

Comentários - A expansão do futsal

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios