Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos | Idioma: Português                
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Animais Estimação > O abandono animal

O abandono animal

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Animais Estimação
Visitas: 8.965
Comentários: 30
O abandono animal

O abandono dos animais é um fenómeno cada vez mais em ascensão. As famílias gostam de ter o seu companheiro animal em casa porque cria um ambiente saudável e familiar, contudo ter um animal de estimação não traz só vantagens exige tempo, despender algum rendimento e também alguma dedicação, isto durante todo o ano e não apenas durante determinado tempo, assim é na altura das férias que se verifica o maior abandono animal, as famílias saem e não podem levar os seus animais e em vez de procurarem alternativas como por exemplo deixar em alguém conhecido ou num abrigo para animais temporariamente, optam pela solução mais fácil deixando-os ao abandono à mercê do destino, é um facto triste e cruel mas real e cada vez mais comum.

As crises económicas são outro fenómeno que amplia esta realidade, as famílias possuem menos recursos para fazer frente às suas despesas e ter um animal de estimação pode não fazer grande peso no orçamento, mas tudo o que é terciário são despesas a cortar e nestas alturas de apertar o cinto, ter um animal de estimação torna-se quase um luxo.

É preciso formar a sociedade em que vivemos para que as pessoas estejam sensíveis e recetivas a mudar esta realidade, pois as instituições que acolhem os animais estão lotadas, não têm capacidade para ampliar as suas instalações pois vivem de voluntariado, que escasseia cada vez mais e de donativos que também não abundam, além disso cada vez há mais animais ao abandono pelas ruas, mais das vezes portadores de doenças derivado da falta de tratamento que padecem e de se encontrarem débeis aos vírus que se propagam, transformando-se assim estes num perigo para a saúde pública, o que afeta todos nós e dá má imagem às localidades onde o fenómeno se faz notar mais.

Esta é uma realidade que está nas mãos de cada um de nós mudar, basta um pequeno esforço, acolher um animal nos nossos lares, dar-lhes as condições para viver minimamente, eles retribuem todo o carinho e dedicação que lhes é dado, e é fundamental não esquecermos a sua existência em altura alguma, fazendo planos sempre a contar com mais um membro na família, pois caso contrário o ciclo volta de novo ao inicio.

Vitor Costa

Título: O abandono animal

Autor: Vitor Costa (todos os textos)

Visitas: 8.965

255 

a carregar
Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 30 )    recentes

  • SophiaSophia

    16-04-2014 às 18:55:28

    É cruel o que fazem com animais. Adorei seu texto, muito bom! Parabéns!

    A equipa da Rua Direita

    ¬ Responder
  • Janete

    13-11-2013 às 13:30:46

    Crianças abandonadas vocês não fazem nada! E muita menos tem pena. Existe milhões de crianças abandonadas e com fome. Esta havendo um excesso de preocupação com esse bichos. Tenho 3 gatos e 5 cachorros cuidar sim mas já esta de mais essa coisa de proteção de animais. E carne de cachorro e uma delicia.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJosefa

    07-03-2014 às 00:20:31

    gente como vc não deveria ter animais

    ¬ Responder
  • LIliane

    05-12-2013 às 11:43:49

    Janete algumas pessoas ajudam os animais porque sabem que pessoas como você estão cuidando e ajudando crianças de rua, recolhendo-as ou alimentando-as, assim como fazemos com os animais, correto?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatização

    18-10-2012 às 15:28:45

    Há muita boa gente que devia ser abandonada e não é

    ¬ Responder
  • Raquel

    21-02-2013 às 16:47:44

    Muito bem Zé !

    ¬ Responder
  • Natália

    28-09-2012 às 16:28:18

    Boa tarde.
    Gosto da forma como o texto está escrito mas sobretudo subscrevo o que escreveu.

    ¬ Responder
  • Wallace RandalWallace Randal

    20-09-2012 às 16:58:56

    Abandonar animais domésticos nos dias de hoje é um ato abominável em todos os sentidos. Primeiro porque não há motivo justificável para tal ação, e segundo que o animal não tem condições nenhumas de sobreviver sozinho. Quem faz esse tipo de coisa não é alguém em que se possa confiar, e tal atitude deve ser punida perante a lei. Se não for perante a lei, que seja Isso não deve passar em branco.

    ¬ Responder
  • Wallace RandalWallace Randal

    20-09-2012 às 16:56:27

    Abandonar animais domésticos nos dias de hoje é um ato abominável em todos os sentidos. Primeiro porque não há motivo justificável para tal ação, e segundo que o animal não tem condições nenhumas de sobreviver sozinho. Quem faz esse tipo de coisa não é alguém em que se possa confiar, e tal atitude deve ser punida perante a lei. Se não for perante a lei, que seja Isso não deve passar em branco, definitivamente não.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    20-09-2012 às 10:44:00

    Antes de abandonar um animal pense duas vezes. Eles podem ser aborrecidos às vezes mas é por gostarem dos seus donos.Procure de entre os seus vizinhos e amigos quem está disponível para os acolher e tratar.Há sempre uma alma caridosa que os acolhe no seu quintal ou porta de casa.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    20-09-2012 às 10:43:15

    É triste pessoas sem CORAÇÃO, abandonarem o melhor amigo do ser Humano, a companhia perfeita, como há pessoas capazes? eu penso e imagino e não me cabe sequer na cabeça o porquê, a palavra abandono é sem dúvida uma palavra forte e triste.

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    19-09-2012 às 18:47:45

    eu já assisti na minha própria casa pessoas a querem largar animais na rua. e eu não deixei e nunca vou deixar. obriguei essa pessoa a ir comigo ao canil se a decisão de abandonar o cão era definitiva.a pessoa em questão queria abandonar o cão por causa de uma coisa que está muito actual infelizmente: a crise financeira. para termos um cão estimado, é preciso dinheiro e dedicação, o que nestes tempos é difícil.

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    19-09-2012 às 18:43:39

    eu tenho uma tartaruga e adoro-a. seria incapaz de abandoná-la e não percebo quem abandona os seus animais de estimação. parabéns pelo seu tema, está muito actual, pois no Verão as pessoas tem uma tendência de descartar os seus animais, com quem partilharam os conflitos e as festas, as coisa boas e as coisas más. se são seus amigos durante uma no inteiro, não é por duas semanas que deixam de ser.

    ¬ Responder
  • Lucas SouzaLucas Souza

    19-09-2012 às 17:09:55

    Eu, particularmente, tenho uma afeição por animais, cachorros e gatos. Um ambiente com esses “bichinhos” fica mais alegre e descontraído. Vale a pena ter cuidados e um pouco mais de trabalho para que os animaizinhos que vivem com você possam ser felizes também, pois no momento que se sentir sozinho, eles estarão sempre a sua espera para brincar e de acompanhar a onde for. Tomara que esse texto faça as pessoas refletirem sobre os animais.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    19-09-2012 às 13:53:58

    São alguns os factores que levam as pessoas a abandonar os seus animais domésticos. A forma como se julgam os casos têm de ter em conta os motivos por que o fazem. Conheço casos em que os donos sofreram imenso quando tiveram de entregar os seus animais em instituições.

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    19-09-2012 às 12:41:20

    Acho uma coisa muito triste ver tantos animais sendo abandonados diariamente, além de serem mal tratados. Esta é uma questão muito delicada e precisa de atenção, afinal os animais também sofrem. Também vejo muitos casos em que as famílias desejam ter um animal em casa, mas muitas vezes, se esquecem do trabalho diário que deverão ter com ele e acabam abandonando-o nas ruas. A decisão de ter um animal de estimação precisa ser bem planejada.

    ¬ Responder
  • Adriana dos Santos da SilvaAdriana dos Santos da Silva

    19-09-2012 às 03:39:23

    É incrível ver tantos animais, principalmente, cachorros abandonados na rua. Um perigo para a sociedade, para todas as pessoas. Lembro-me agora de uma reportagem que assisti, onde um homem tinha tanto, mas tanto cachorro, que construiu um lugar só para eles e cuidava com muito carinho. Esse homem pegava os cachorros da rua. Algo bem interessante.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    19-09-2012 às 00:44:07

    Numa altura em que os problemas económicos e sociais se agravam, poucos são os que se preocupam com os animais. Essa é, claro, uma atitude errada. O maltrato e abandono de animais é um enorme flagelo, diminuindo em humanidade aqueles que praticam e os que assistem sem tentarem agir contra tal crueldade. Adotar um animal deve ser um passo bem planeado, devendo os humanos ter a consciência de que têm inteira responsabilidade pelo seu bem-estar.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    18-09-2012 às 16:19:20

    Há pessoas que são capazes de abandonar os seus animais domésticos, cão ou gato.Em vez de uma barbaridade como essa é preferível levá-los ao cantinho dos animais, que existem em todas as cidades.Outra hipótese é entregá-los numa loja de animais para serem adotados por outros donos.Há sempre quem esteja disposto a tratar um animal se eles forem entregues no local certo.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    17-09-2012 às 15:59:17

    É triste saber como existem pessoas capazes de abandonar inocentes animais, que apenas necessitam da nossa companhia como nós da companhia deles. É de lamentar que o ser Humano é uma vergonha, pensando apenas nele próprio deixando o resto para trás das costas. São pessoas muito ingénuas, sem coração.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoflor

    25-02-2012 às 01:27:12

    Minha tia tem uma filha de 7 anos. E agora, ta na faze de querer um gato. O problema, e que ela ja teve 4 gatos e agora ta no quinto. A mae dela adota e quando o gatinho cresce, ela abandona e depois compra outro e assim adiante.
    O que eu faço?

    ¬ Responder
  • Ines OliveiraInes Oliveira

    09-01-2012 às 09:02:57

    Gostei muito desta página mas é uma grande pena que muitas pessoas crueis e insensíveis abandonem os melhores amigos do Homem. É uma grande pena.

    ¬ Responder
  • Jéssika KogaJéssika Koga

    03-06-2011 às 16:38:55

    Sabado dia 04/06 - eu Irei adotar uma gatinha linda !!! não Vejo a hora de pega- la !!!

    Se vc está Dispoto a Doar seu Tempo , Seu Carinho , Disposição e Muito Amor Adote um AnimaL ... Eles AgradeceM !!!!

    ¬ Responder
  • cintiacintia

    21-03-2011 às 01:58:17

    um cachorro seria incapaz de abandona-lo entaum naum os abandone,,,pense nisso,,,vivemos em um mundo que maltrata seus proprios anjos,diga nao ao abandono,quem maltrata os animais nao tem CORAÇAO,bom enfim deus um dia há de lhe castigar(se vc maltrata os animais) ele foi criado pelo mesmo deus que criou voce,que me criou,sente frio fome,sede dor assim como vc sente eu sinto,

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLetícia

    12-12-2010 às 13:06:03

    Olá! concordo com Cristina Velez, temos que se dedicar a um animalzinho, eles querem nosso bem. só uma coisinha, ouve um erro. COBARDE, seria covarde. obrigada.

    ¬ Responder
  • NatashaNatasha

    14-10-2010 às 22:35:55

    Rita!!!! sou estudante de Veterinária e posso TE AFIMAR que gatos nao causam asma!!!
    o seu filho pode ter alergia sim, mas desenvolver asma por causa do gato é IMPOSSIVEL!!
    Médicos nao sabem o que dizem...

    ¬ Responder
  • RitaRita

    11-10-2010 às 15:19:34

    Boa Tarde
    Ando aqui que nem sei o que fazer nem pensar eu tinha um gato de perca o qual ele era lindo e tenho imensas saudades dele mas surgiu um pobleca cá em casa que estavamos a ficar todos com asma ate o meu filho de 4 anos falei com o médico e ele disse que o menino estava com alergia ao pelo do gato que o melhor era ver se arranjava algem para ficar com ele , falei com uma senhora que é doida por animais que uma casa super grande com quintal casa para eles domir 100% condições tem perto de 15 caes ai uns 10 gatos e aqui perto da minha casa agora ando so a pensar que isto que fiz é despresar o meu gato ou abandono .... nao consigo parar de pensar nele mal dormu de noite gostava que me dessem uma opinião o meu email é ritamncoelho@live.com.pt obrigado

    ¬ Responder
  • cristinacristina

    28-03-2010 às 16:47:23

    Olá

    O meu nome é cristina, sou de coimbra.

    gostaria de deixar uma mensagem, e agradeço se a
    puderem divulgar.

    Hoje, quando passeava a minha cadela, vi um olhito negro e brilhante a
    espreitar por entre as silvas. Era um porquinho da Índia, abandonado
    num cachecol. Fui por a cadela a casa, trouxe uma caixa e uns
    bocadinhos de maçã. Tentei atrair o animalzito, mas ele estava cheio
    de medo, e foi uma verdadeira aventura apanhá-lo!!!

    Quando finalmente o apanhei, verifiquei que tinha peladas e o pêlo
    rarefeito. Liguei para as urgências veterinárias e levei-o para lá.
    aparentemente, está bem de saúde. tem um peso um pouco baixo, o
    coração e os pulmões não apresentam problemas. Estava apenas um pouco
    desidratado, ABSOLUTAMENTE ESFOMEADO, e, claro, com uma sarna que o
    veterinário diz que não é de dificil tratamento. Em principio, já lhe
    arranjei dono, se não arranjar, fico eu com ele. É um animal adorável,
    e quando lhe demos comida começou a fazer uns barulhinhos tão doces
    que fiquei apaixonada (e aliviada, já que quando o tentei apanhar, fez
    uma gritaria, que parecia que eu o queria matar!)

    Gostaria de deixar um apelo: POR FAVOR, NÃO ARRANJEM ANIMAIS SE
    NÃO ESTIVEREM DISPOSTOS A CUIDAR DELES, NO MELHOR E NO PIOR!! seja cao, gato, porquinho da india, tartaruga...

    imagino que quem deixou ali o pobre porquinho se assustou com a doença
    dele, ou não o quis levar ao veterinário. Mas um animal é uma
    responsabilidade, e quando decidimos ter um, devemos ter a noção de
    que nem tudo são rosas, e de que podemos vir a ter despesas de
    veterinário, e se for preciso, teremos de fazer muitas vezes o papel
    de enfermeiros! Se tivermos de nos ausentar, temos de ter alguém que
    cuide deles! A amizade e companhia dos nossos animais TEM de ser
    devidamente retribuída por nós! É o mínimo que podemos fazer pelos
    amigos que nao exigem nada alem de protecção e carinho, seja lá qual
    for a sua raça, tamanho ou espécie!

    ABANDONAR UM ANIMAL É UM ACTO COBARDE E VIL.

    Muito obrigada pela atenção,
    Cristina Velez

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãocristiana

    04-02-2010 às 19:18:44

    os animais sao muito importantes para mim!
    a minha escola reuniuse esta a angariar fundos, comida,cobertores para depois entregarmos ao canil da abra
    nao se assustem porque este e um canil diferente, este trata bem dos animais e nao os mata nem os poem a dormir, so em caso de doença incuravel.é uma bom canil e amigo dos animais educaos e acolheos seja de que raça for e de que mneira estiver

    ¬ Responder
  • RosanaRosana Pegoraro

    10-01-2010 às 16:41:56

    Os animais de estimação são para serem estimados, como alguém da família, pois são da família. Quando os criamos desde filhotes, eles transferem para nós, humanos, o amor que antes seria direcionados a seus pais animais.
    A dor de um animal abandonado é a dor de uma criança abandonada por seus pais: eles sentem saudades, solidão, fome, desamparo...
    Quer ter um animal de estimação? Primeiro veja se o animal vai crescer muito, pois quando se adquire o filhote não dá para ter muito esta noção. Veja se é uma raça feroz, mansa, brincalhona.
    Adquira um dentro do seu perfil e dentro de suas condições financeiras.
    Um animal come, bebe, precisa de remédios, cuidados, lugar adequado para passar o dia, para passar a noite, para passar as suas férias (quando você pretende sumir de casa).
    Um animal dá trabalho e gastos. Mas também, em troca, ele divide sua vida, sua lealdade a você.
    O custo benefício vale à pena. Pena que nem todos os humanos são tão dignos!!!

    ¬ Responder

Comentários - O abandono animal

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.