Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > Anatomia felina- gato doméstico

Anatomia felina- gato doméstico

Categoria: Animais Estimação
Visitas: 405
Comentários: 2
Anatomia felina- gato doméstico

O gato e o cão, foram os primeiros animais a ser domesticados. Com efeito, já são conhecidos desde há muitos milhares de anos.

Atualmente há cerca de 500 milhões de gatos domésticos em todo o mundo. Este é sem duvida o mais popular animal de estimação e mais amigo do homem, assim como o cão.

Os gatos surgiram do Médio Oriente, descendendo do gato selvagem africano. Surgiram mais concretamento, quando a agricultura se desenvolveu, estando pois associados à maior propagação de ratazanas e outras pragas, que destruíam os cereais.

Os gatos comunicam com o homem através de sons, como ronrons, silvos e miados. De acordo com alguns estudos, revelaram que o ato de afagar um gato estimula a hormona oxitocina, no ser humano, tendo um efeito benéfico de relaxamento e felicidade. O homem neolítico enterrava o homem juntamente com este animal por ser de grande estimação.

Muitos gatos têm uma vida semi selvagem, alimentando-se em lares e caçando para comerem. Por isso, o gato conserva instintos e aptidões de caça dos seus antepassados.É um animal robusto e que obtem a água da carne que ingere ou da água do mar.

Tem características peculiares, como a de poderem ver, apenas com um sexto da luz , caçam ao crespúsculo e a audição é muito apurada. Conseguem apontar as orelhas para a frente e para trás, para localizar os sons. Podem ainda ouvir frequências oito vezes acima dos cães. São capazes de distinguir cores azul e amarelo, verde, embora tenham grande sensibilidade ao vermelho, e com pouca luz a pupila pode dilatar-se, cobrindo quase o olho todo.

Os gatos são extremamente tolerantes com o calor, podendo sobreviver a altas temperaturas, se tiverem água.

Uma das características deste animal é que apresenta intolerãncia à lactose e mata decepando a coluna vertebral no pescoço.

As espécies mais conhecidas são: os persas, angorá turco,considerado um tesouro na Turquia, e o maine coon, uma raça norte-americana, que resulta do cruzamento de gatos selvagens com guaxinins.

Gostam muito de brincar com os seus donos e com objetos do interior da habitação ou jardim. A bola é preferida por excelência, pois rolam-na para um lado e para o outro numa grande brincadeira. Faze companhia e são amigos do seu dono.


Pedro gil Ferreira

Título: Anatomia felina- gato doméstico

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 405

777 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    16-06-2014 às 17:36:41

    Muito interessante conhecer a anatomia felina. Amei!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • ALICE

    04-11-2012 às 02:12:12

    OI! Jil..legal os texto dos felinos ,bom saber que podemos ter informaçao abraçoo/

    ¬ Responder

Comentários - Anatomia felina- gato doméstico

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios