Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > Trate bem do seu gato!

Trate bem do seu gato!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Animais Estimação
Trate bem do seu gato!

O gato é um dos animais mais adorável ​​e brincalhão que se pode ter como companhia. Eles trazem uma sensação de brilho à casa e enche-a de alegria.

Pesquisas realizadas no passado têm documentado que as famílias com os gatos em sua casa têm um maior sentimento de felicidade. Não é de estranhar que os gatos sejam os animais de estimação mais preferidos para manter. Mas manter um gato em casa significa assumir uma grande responsabilidade. A saúde do animal de estimação em casa é um indicador do estado geral da saúde de toda a família.

O cuidado do gato começa no momento em que é levado para casa. Deve ser colocado dentro da sua nova caixa de areia logo que possível, o que lhe dará uma sensação de conforto. Assim, parece que ele é o dono do seu pouco espaço no mundo!

As crianças da casa deverão estar muito ansiosas para conhecer melhor o animal e brincar com ele. Mas deve ser explicado que deve ser dado tempo ao novo membro da família para se estabelecer e se acostumar com nova casa e família. Outro problema potencial é se existem outros animais de estimação em casa. Um cão pode ser um problema, porque não é possível prever a reação do outro animal em relação a outro que chega ao seu território. Inicialmente, será melhor manter ambos seguros com uma coleira e trela, tendo sempre a sua supervisão, para que se conheçam em segurança.

A família deve ser muito claro sobre a política de "entrada-saída" do animal de estimação, antes de o animal de estimação chegar a casa. Será que a família se sente confortável com o animal de estimação se ele precisar sair da casa periodicamente? Será que o animal de estimação poderá ser acompanhado por um membro da família? Se o gato pode sair e entrar sempre que ele quiser, é imperativo que uma porta própria para ele seja instalada antes de ele chegar a sua casa. Mantenha-a trancada durante os primeiros dias e abra-a uma vez que o gato se acostuma à nova casa.

A alimentação em tigela ou prato e água devem ser de fácil limpeza. O plástico e o alumínio são as escolhas mais populares. O desenho dos recipientes deve garantir estabilidade para não cair quando uma pequena pressão é aplicada. Escolher a caixa de areia certa pode ser uma tarefa complicada porque o gato não vai gostar de qualquer caixa de areia que tem para lhe oferecer. Ele tem que a sentir e cheirar bem. Isso pode significar várias viagens à loja mais próxima. As dimensões da caixa de areia devem corresponder ao tamanho do gato. Os gatinhos podem achar difícil acostumar-se a caixas grandes. Uma bandeja mais pequena pode ser usada no caso de ter adoptado um gatinho. Logo que ele tenha um tamanho jovem/adulto pode ser colocado dentro de uma caixa de areia. Depois de algum tempo, remova a bandeja. Limpe a caixa de areia regularmente, pois pode ser um terreno fértil para as bactérias e outros insetos. O uso de desinfetantes pode resultar, mas tenha em atenção que se o cheiro desses produtos desagradar ao gato ele pode nunca mais ir a essa caixa de areia. Idealmente, a caixa deve ser limpa com água e sabão.

O corte das garras é necessário porque vai impedir o gato de ferir-se ou magoar qualquer outra pessoa. Mas não é uma tarefa simples, pois há uma veia rápida que cresce na garra. Se acidentalmente a cortar, ocorre um hemorragia. Isso deve ser feito com muito cuidado usando cortadores recomendados pelo veterinário.

Como regra, os gatos não gostam muito de água. Se escovar e pentear sem limpar, então pode optar por dar-lhe banho de vez em quando. Enquanto banha o gato, molhe-o da cabeça à cauda e, em seguida, aplique um champô para animais recomendado pelo veterinário. Evite a formação de espuma nos olhos ou ouvidos. Lave cuidadosamente para que nenhum do champô fique no pêlo. Seque-o com uma toalha limpa e mantenha as divisões fechadas até que ele esteja completamente seco. O gato deve ser penteado regularmente para evitar a ocorrência de pulgas.

Ao viajar, a temperatura no interior do veículo deve ser monitorada e regulada de acordo com as necessidades do gato. Se ele for exposto ao calor extremo, poderá sofrer muito e até adoecer. Os locais onde o gato estiver devem ser sempre bem ventilados.

A escolha do veterinário deve ser feita antes da chegada do animal de estimação a casa. Idealmente, o veterinário deve ter interesse pessoal no gato e ele deve localizar-se perto para o caso de uma emergência.


Ruben Duarte

Título: Trate bem do seu gato!

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 0

618 

Comentários - Trate bem do seu gato!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios