Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > Biografia do Gato Amarelo

Biografia do Gato Amarelo

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Animais Estimação
Visitas: 8
Biografia do Gato Amarelo

Há uns anos atrás tive um gato amarelo, traquina como só ele e terno como mais nenhum. Tinha um problema, era um turbilhão e voava sobre tudo o que mexesse, com isso chegou a partir algumas coisas e a ouvir duros discursos, coitado, hoje tenho até pena, mas o que é certo é que de cada vez que partiu alguma coisa eu fiquei fortemente arreliada com ele...

De manhã quando eu acordava ele levantava-se, caso eu não acordasse à hora costumeira, o meu gato amarelo, Xico de nome (assim mesmo com X), mas a qual chamávamos ternamente de Xiquinho, ele não hesitava e começava a chamar a toda a pressa... quando eu ia lavar a cara, tinha que deixar a torneira aberta enquanto ele se regalava, porque gostava de água corrente, eu tomava o pequeno almoço, e claro, tinha que partilhar alguma coisa com ele, caso contrário não me largava... então chegava a hora mais difícil, tinha que ir trabalhar, mas pensam que o Xiquinho ficava a miar à porta todo triste por me ver ir embora? Nem pensar, o gato amarelo saía comigo e ia à sua vida. Quando eu chegava à hora do almoço, lá estava ele à minha espera à porta, eu dava-lhe a sua refeição, mas ele não dispensava a oportunidade de comer também um pouco do meu almoço, e não era esquisito, comia pão, fruta, carne, peixe e tudo o que saísse do meu prato… se eu comia, ele também podia, pensava o danado. Eu voltava a sair para o trabalho, e lá ia ele fazer mais uma caçada… até que eu voltava… depois do jantar eu ficava em casa, mas ele ainda ia vadiar mais uma vez, e aparecia em casa às vezes muito sujo, porque parece-me que era mecânico e resolvia-se a entrar nos motores das viaturas paradas para os inspecionar…

Era uma gato travesso, mas muito amigo e lembro-me que um dia tive que ficar na rua por um bom bocado à espera de uma boleia que me pareceu esquecer-se do horário, e o gatinho em vez de ir à sua vida, arranjou uma sombra debaixo de um carro e lá esperou comigo até `hora em que desisti… era uma gato companheiro que conhecia o dono e sabia quem lhe queria bem…

Certa vez saiu uma noite como habitualmente, mas não voltou, nem no dia seguinte, e nem no outro… já o dava por perdido, morto, sei lá… mas exatamente na noite em que fazia uma semana da sua saída… três horas da madrugada… lá estava o meu gato amarelo a miar à porta… não precisava de me acordar tão cedo, mas a minha alegria era infinita e nem me importei…

Deixou-me definitivamente uns dias depois porque não satisfeito com a comida que lhe dei, resolveu comer um rato que tinha comido algo que não devia… fiquei triste… e passaram alguns anos mas tenho saudades, por isso deixo aqui a sua biografia! À memória do gato amarelo!


Ana Sebastião

Título: Biografia do Gato Amarelo

Autor: Ana Sebastião (todos os textos)

Visitas: 8

679 

Comentários - Biografia do Gato Amarelo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios