Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > Como cortar as unhas do seu gato

Como cortar as unhas do seu gato

Categoria: Animais Estimação
Comentários: 5
Como cortar as unhas do seu gato

Para algumas pessoas os gatos são mais do que animais de estimação, são companheiros leais e tranqüilos. Fazem parte da família e como tal exigem muitos cuidados especiais. O trato do pelo, as consultas regulares ao veterinário, a caderneta de vacinação correta e o corte das unhas são ações de extrema importância para uma vida saudável dos bichanos. Dentre esses cuidados o corte das unhas exige a atenção e causa dúvidas em muitos donos de gatos.

Antes de cortar as unhas dos gatos é preciso preparar o ambiente. É bom fazer o corte em um ambiente claro. A tesoura a ser usada deve ser desinfetada com álcool. É bom usar água oxigenada para estancar o sangue, se precisar. Em geral, na há mistério no corte, porém algumas pessoas têm receio em fazê-lo, então nesse caso é melhor pedir para que outra pessoa o faça.

Para solucionar essa dúvida e realizar esse ato de maneira adequada segue os passos que os donos devem ter para cortar as unhas de seus gatos com sucesso e conforto para os bichanos. Primeiro deve-se pegar o gato com todo carinho e ajeitá-lo confortavelmente no colo, pressione, com uso do dedo indicador o meio da pata do gato a fim de que as unhas apareçam, pois os bichanos têm unhas retráteis. É preciso segurar firme o bicho, caso contrário, ele se agitará e tentará escapar. Depois é necessário pegar a tesoura e iniciar o corte. Os gatos têm cinco unhas, alguns mais e parte da unha é branca, seguida de uma parte rosada. Para o sucesso do corte, é fundamental cortar somente a parte branca e curvada da unha. Faça o corte em sentido diagonal.

Caso aconteça de atingir a parte rosada da unha, cheia de nervos e sangue, o indicado é usar a água oxigenada para estancar o sangue. Ou, segundo indicam alguns experientes no assunto, colocar um pouco de farinha também estanca rápido o sangue. Nesse caso, é importante manter a calma. Vai doer um pouco no bichano, mas depois tudo voltará ao normal. É bom lembrar, ainda, que há gatos com as unhas totalmente pretas. Nesse caso, é bom não cortar a fundo. O indicado é cortar pouco por várias vezes, mantendo a regularidade no corte. Esse ritual deve ser feito tanto com as patas dianteiras quanto traseiras.

Aos poucos os gatos vão se habituando a esse ritual que vai se tornando mais fácil para ambos, bichano e cortador ou "pedicure". Existem gatos mais ariscos, então é bom conseguir ajuda para realizar o corte. Enquanto um afaga o outro faz a tarefa. Ao final é legal dar uma bonificação ao bichano. Desde pequeno, logo que as unhas começarem a aparecerem compridas, já devem iniciar os cortes das unhas.

Outras posições também podem ser testadas até se encontrar a mais adequada e confortável para conseguir cortar todas as unhas do bichano. Entre as pernas, no colo, em cima de uma mesa ou poltrona, por exemplo. Deve-se ir testando. Se o gato sentir-se muito desconfortável com a atividade vá cortando as unhas aos poucos, sem forçá-lo. Alguns gatos deixam até seus donos realizarem esta tarefa enquanto estão dormindo e nem sentem o que está acontecendo.

É importante lembrar que os gatos precisam exercitar-se e afiar as unhas é um ótimo exercício para trabalhar os músculos, então não se deve cortar as unhas muito rentes e o mais indicado é que se tenha em casa os postes com cordas para que pratiquem e precisem afiar as unhas em locais inadequados como o sofá de casa.


Rosana Fernandes

Título: Como cortar as unhas do seu gato

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

771 

Imagem por: quinn.anya

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • Daniela

    12-04-2014 às 23:12:55

    eu preciso de ajuda !!
    a unha da minha gata partiu ou então lascou o que é que eu faço???

    ¬ Responder
  • Andreia Martins SobreiraAndreia Martins Sobreira

    17-03-2011 às 22:47:26

    Eu nunca cortei unhas ao meu gato se chama - se pimpolho.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoandre

    12-08-2010 às 20:59:57

    @rosa de souza
    Normalmente de mes a mes mas tamem a gatos que cresce mais rapido e ai deve cortar de 15 em 15 dias

    OBrigado espero ter tirado sua duvida

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoruben

    15-03-2010 às 17:45:51

    @rosa de souza
    Deve cortar quando achar que a unha já está ficando bastante grandinha. existem gatos que as unhas crescem mais rapido e noutros o processo é mais lento.
    Deve estar com atenção e só deve cortar quando a unha estiver grande.

    ¬ Responder
  • rosa de souzarosa de souza

    15-03-2010 às 13:33:15

    tenho uma gata persa que esta estragando os moveis da casa com suas unhas,perde muito pelo apesar de eu escovala diariamente
    e ela faz isso apenas quando fica sozinha,moro em apartamento
    gotaria de saber a frequencia com que as unhas devem ser cortanda????

    ¬ Responder

Comentários - Como cortar as unhas do seu gato

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

10 motivos para você fazer um cruzeiro

Ler próximo texto...

Tema: Viagens
10 motivos para você fazer um cruzeiro\"Rua
Vai chegando o final do ano e começa a bater aquela vontade de viajar, de ir descansar longe da correria do dia-a-dia, sem se estressar, a dica é que não há nada mais prático e relaxante do que fazer um cruzeiro, sabe por quê?

1. Você pode contratar o serviço parcelado, em muitas agências de viagem; assim começa a pagar agora e provavelmente já estará mais da metade pago na ocasião da viagem;

2. Relaxar em lugar calmo, com todas as comodidades à bordo, garçons, camareiro, equipe de animação, entre outros;

3. Geralmente o pacote já vem com comida e bebida liberados, o que quer dizer que você se delicia e não se preocupa com quanto vai gastar e onde vai comer.

4. Como o navio atraca em vários portos, dá um tempinho para conhecer vários lugares bacanas e tirar muitas fotos nos pontos turísticos. Dependendo da parada, você até consegue alugar um kit de mergulho e dar uma olhada no fundo do mar.

5. A diversidade cultural costuma ser muita e você acaba conhecendo pessoas e costumes de outros países;

6. Para não ir achando que as horas à bordo do navio são entediantes, vale ressaltar que há inúmeras atividades fornecidas pela tripulação responsável, o que inclui brincadeiras, atividades físicas em grupo, dança, sorteios e muita música.

7. Para aqueles que apreciam jogos de azar, o navio tem um cassino que é um encanto mesmo para quem não joga.
8. Outra atração impressionante é a danceteria, aberta todas as noites, com músicas de variados estilos, e bebidas liberadas com o bar no mesmo ambiente;

9. Já se preferir lagartear ao sol dentro do navio costuma ter espaço para o banho de sol e com piscinas grandes e também jacúzis para você se sentir em um verdadeiro spa.

10. Não menos importante, os navios contam com um teatro que costuma impressionar os passageiros, com um elenco digno de grandes palcos, e histórias incríveis.


Então, se você ainda não teve essa incrível experiência, vale a pena se programar aí com a família, e aventurar no mar, colecionar um misto de emoções, lembrancinhas e milhares de fotos. Com certeza será uma experiência inesquecível e você vai acabar querendo fazer mais vezes!

Pesquisar mais textos:

Clarissa Reinoco Machado

Título:10 motivos para você fazer um cruzeiro

Autor:Clarissa Reinoco Machado(todos os textos)

Imagem por: quinn.anya

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios