Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > Gatos Tudo Sobre Gatos

Gatos Tudo Sobre Gatos

Categoria: Animais Estimação
Visitas: 30
Gatos Tudo Sobre Gatos

Gatos - Domesticado primeiramente no oriente médio, o gato doméstico é o resultado de uma adaptação evolutiva dos gatos selvagens. Cientificamente, é denominado Felis catus, de acordo com as regras do Código Internacional de Nomenclatura Zoológica. Entretanto, na prática é comum por parte dos biólogos, a distinção entre as espécies selvagens (Felis Silvetris) e as domesticadas (Felis Catus).

É consenso entre os historiadores que os sinais mais antigos da associação dos gatos com o homem datam de quase 10 mil anos atrás. Em tempos antigos, sua função era trabalhar no auxílio do controle populacional de diversos tipos de roedores. Atualmente, é bastante popular, seja como animal de companhia ou de trabalho, exercendo ainda sua função original no controle da população de determinados roedores, tanto em ambientes rurais como urbanos.

Trata-se de um animal de tamanho pequeno a médio, em geral pesando entre 2,5 e 7 kg. O cruzamento entre as diversas espécies o tornou menor, e menos agressivo com os humanos. Excelente caçador, o gato possui natureza independente, é curioso, porém sociável. Sua alimentação é essencialmente orientada ao consumo de carne, mas até mesmo os exemplares selvagens costumam complementar sua alimentação com folhas e outros elementos vegetais.
Gatos - Descrição e características

GatosAs características comportamentais dos gatos variam dependendo da raça, idade e sexo. Os gatos de pelagem curta tendem a ser mais magros e ativos fisicamente, enquanto os de pelo longo são, em geral, mais pesados. O comportamento dos filhotes de gato no entanto, pode variar bastante de acordo com a ninhada e a socialização.

Considerados animais de cérebro bastante evoluído, os gatos são inteligentes, capazes de sentir emoções. Em relação à anatomia, são muito similares a outros felinos. Possuem corpos fortes e flexíveis, garras retráteis bem afiadas e reflexos rápidos.

A expectativa de vida de um gato é considerada longa. Enquanto um gato selvagem ou de rua tem expectativa de vida bastante reduzida devido a brigas e acidentes, os exemplares dométiscos podem viver por mais de 20 anos. Apesar de ser um animal capaz de nadar, assim como a maioria dos mamíferos, os gatos tendem a ter aversão à ambientes aquáticos e só o fazem se extremamente necessário, como no caso de queda acidental na água.
Gatos - Comportamento e Comunicação

GatosOs gatos são capazes de comunicar-se de maneira eficaz, seja com os humanos ou com outros animais de sua espécie. O cérebro dos gatos apresenta estrutura tão avançada que possibilita o desenvolvimento de uma espécie de linguagem, comunicando-se por meio de miados e ronronares, além de linguagens corporais.

O miado é um som geralmente agudo, ao contrário do ronronar, que é um som de tom mais grave e suave. O tipo de miado pode variar significativamente, dependendo do seu propósito. O gato pode vocalizar por sofrimento (para pedir comida, por exemplo) ou simplemente como um cumprimento. Já o ronronar geralmente indica um estado de calma, prazer ou excitação.

Para saber tudo sobre gatos ou para saber quais são as principais raças de gatos, não deixe de visitar a seção Raças e conheça as diferenças e particularidades de cada uma das diferentes raças desse maravilhoso e cativante felino. Confira abaixo os artigos sobre os gatos em destaque e demais assuntos relacionados, como comportamento, curiosidades e dicas.


Elisangela Lourenço de Oliveira

Título: Gatos Tudo Sobre Gatos

Autor: Elisangela Lourenço Oliveira (todos os textos)

Visitas: 30

197 

Comentários - Gatos Tudo Sobre Gatos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios