Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > O seu gato dorme muito

O seu gato dorme muito

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Animais Estimação
O seu gato dorme muito

Os gatos, insubstituíveis companheiros (dentro do género) do homem, revelam interessantes características que podem chamar a atenção do mais apático dos donos. A quantidade de horas que passam a dormir por dia é uma delas e convém que as razões para tal comportamento sejam conhecidas e esclarecidas para que não se caia em alarmismos desnecessários.

De facto, um gato adulto dorme, em média, cerca de 16 horas diárias (não consecutivas). O seu sono caracteriza-se por breves períodos de sono leve (que ocupam cerca de 70% do total de horas de sono) e por períodos de sono profundo, em que, pasme-se (!), registam movimentos rápidos dos olhos (REM), tal como os humanos. Este movimento registado nos felinos parece indicar que também sonham, suspeita reforçada pelo facto de, durante estes períodos, os gatos agitarem as patas, as unhas e as orelhas e de emitirem ruídos estranhos. De salientar que durante o sono os gatos mantêm-se vigilantes e, ao menor sinal de perigo, acordam instantaneamente, facto que parece contribuir para que os gatos durmam durante curtos períodos de tempo, totalizando, muitas vezes, cerca de 16 horas diárias, como se referiu já. Existem, contudo, animais que dormem ainda mais horas: é o caso do morcego (20 horas), do tatu e da cobra píton (18 horas) e o bebé humano consegue igualá-lo, dormindo 16 horas diárias.

As razões que se encontram por detrás de tanto sono prendem-se com as características do animal e com o seu posicionamento no ecossistema: o gato é um predador (tendo assim de dormir horas suplementares para recarregar baterias para o período da caça) mas é também uma presa (dorme, portanto, de forma muito ligeira, para estar sempre pronto a responder a eventuais ameaças – cães, por exemplo). Aliás, os gatos são precisamente mais ativos ao amanhecer e ao entardecer, quando as suas presas têm também este hábito. Por outro lado, o tipo de alimentação dos gatos também influi no seu comportamento: os herbívoros passam maiores períodos de tempo acordados, porque necessitam de ingerir maior quantidade de alimentos para satisfazer a sua necessidade de proteínas e os carnívoros podem dar-se ao luxo de passar mais tempo a dormir, porque estão mais saciados.

Esteja, no entanto, atento/a a casos de letargia extrema, que podem indicar que o seu animal sofre de alguma doença, pelo que deverá ser examinado pelo médico veterinário. Ou o problema é de resolução mais simples e o seu gatinho está apenas entediado. Brinque mais com ele, ofereça-lhe um brinquedo novo e verá que o seu companheiro de sempre voltará a ser o mesmo brincalhão!

Isabel Rodrigues

Título: O seu gato dorme muito

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 0

808 

Imagem por: Ella Mullins

Comentários - O seu gato dorme muito

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Imagem por: Ella Mullins

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios