Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > O seu gato dorme muito

O seu gato dorme muito

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Animais Estimação
O seu gato dorme muito

Os gatos, insubstituíveis companheiros (dentro do género) do homem, revelam interessantes características que podem chamar a atenção do mais apático dos donos. A quantidade de horas que passam a dormir por dia é uma delas e convém que as razões para tal comportamento sejam conhecidas e esclarecidas para que não se caia em alarmismos desnecessários.

De facto, um gato adulto dorme, em média, cerca de 16 horas diárias (não consecutivas). O seu sono caracteriza-se por breves períodos de sono leve (que ocupam cerca de 70% do total de horas de sono) e por períodos de sono profundo, em que, pasme-se (!), registam movimentos rápidos dos olhos (REM), tal como os humanos. Este movimento registado nos felinos parece indicar que também sonham, suspeita reforçada pelo facto de, durante estes períodos, os gatos agitarem as patas, as unhas e as orelhas e de emitirem ruídos estranhos. De salientar que durante o sono os gatos mantêm-se vigilantes e, ao menor sinal de perigo, acordam instantaneamente, facto que parece contribuir para que os gatos durmam durante curtos períodos de tempo, totalizando, muitas vezes, cerca de 16 horas diárias, como se referiu já. Existem, contudo, animais que dormem ainda mais horas: é o caso do morcego (20 horas), do tatu e da cobra píton (18 horas) e o bebé humano consegue igualá-lo, dormindo 16 horas diárias.

As razões que se encontram por detrás de tanto sono prendem-se com as características do animal e com o seu posicionamento no ecossistema: o gato é um predador (tendo assim de dormir horas suplementares para recarregar baterias para o período da caça) mas é também uma presa (dorme, portanto, de forma muito ligeira, para estar sempre pronto a responder a eventuais ameaças – cães, por exemplo). Aliás, os gatos são precisamente mais ativos ao amanhecer e ao entardecer, quando as suas presas têm também este hábito. Por outro lado, o tipo de alimentação dos gatos também influi no seu comportamento: os herbívoros passam maiores períodos de tempo acordados, porque necessitam de ingerir maior quantidade de alimentos para satisfazer a sua necessidade de proteínas e os carnívoros podem dar-se ao luxo de passar mais tempo a dormir, porque estão mais saciados.

Esteja, no entanto, atento/a a casos de letargia extrema, que podem indicar que o seu animal sofre de alguma doença, pelo que deverá ser examinado pelo médico veterinário. Ou o problema é de resolução mais simples e o seu gatinho está apenas entediado. Brinque mais com ele, ofereça-lhe um brinquedo novo e verá que o seu companheiro de sempre voltará a ser o mesmo brincalhão!

Isabel Rodrigues

Título: O seu gato dorme muito

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 0

808 

Imagem por: Ella Mullins

Comentários - O seu gato dorme muito

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Saiba como fazer divulgação a partir de casa e tenha sucesso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Publicidade
Saiba como fazer divulgação a partir de casa e tenha sucesso\"Rua
Para todos os tipos de negócios, produtos ou serviços, se pretende obter resultados é fundamental divulgar. Não adianta ficar preso a ideia de que o seu trabalho é bom se ninguém sabe que ele existe. Seria como ter uma biblioteca contendo todo o tipo de informação sobre os mais variados temas no fundo do mar, ou no meio de uma floresta desconhecida. Afinal, o que faria com tanta informação se não tem acesso a ela?

Vamos entender o seguinte; quanto maior o número de pessoas receberem diariamente informação sobre o negócio em questão, maior a possibilidade de retorno, mesmo que seja de 1% ou menos. O mais importante é se fazer presente e não perder o foco, o que significa que, mesmo o retorno parecendo ser relativamente pequeno, sem nenhuma divulgação, seria um fracasso.

Dicas para fazer divulgação:

Primeiro é preciso determinar quais os veículos irá utilizar como ferramenta de marketing, depois, quanto tempo irá empregar nessa tarefa e criar um script (texto) de abordagem e apresentação que seja atraente, porém não muito extenso.

Com a oportunidade que a internet nos dá atualmente, é o meio de divulgação mais rápido, barato e prático que se pode ter, porém, não se empolgue muito. É preciso seguir alguns passos para que de fato dê certo. Usar a internet como mecanismo para divulgar, não é ficar atirando para todos os lados sem seguir uma estratégia que funcione como porta de atração.

Então, comece criando um site ou blog e contrate um serviço de hospedagem, os sites grátis têm extensão do fornecedor, o que pode tirar a característica de algo profissional, mas lembre-se de registrar um domínio, há muitos serviços de hospedagem com preço baixo.

Faça inscrição nas principais redes sociais e atualize todos os dias, é uma ótima ferramenta.
~
Crie anúncios e insira nos sites de classificados, como por exemplo, aqui no Rua Direita, que é grátis e tem grande número de visitações diárias.
Prepare uma campanha de incentivo usando o YouTube, com um vídeo explicativo de no máximo 2 minutos. O mais importante aqui é despertar o interesse para que visitem o site.

Faça uma lista de todos os seus contatos e envie informativo por e-mail, mas cuidado para não praticar spam, ou seja; enviar para quem não conhece ou não lhe autorizou. Telefone para os amigos e familiares e conte as novidades sobre o trabalho com simpatia e entusiasmo. Peça a eles indicação para que possa também falar com os contatos deles e o principal; acredite no sucesso, se empenhe com seriedade e determinação.

Pesquisar mais textos:

*lss Cabelos *

Título:Saiba como fazer divulgação a partir de casa e tenha sucesso

Autor:*lss Cabelos *(todos os textos)

Imagem por: Ella Mullins

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios