Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A automedicação é perigosa

A automedicação é perigosa

Categoria: Saúde
Visitas: 35
Comentários: 5
A automedicação é perigosa

Nunca tome medicamento por conta própria, mesmo que você esteja doente, esse hábito é praticado por quase todo o mundo. Tenho certeza que você já se automedicou um dia, e sabe até de cor os remédios contra a febre, dor de cabeça, gripe e etc. saiba que você não é única no mundo. O risco de tomar medicamento em excesso, ou sem indicação medica, é adoecer. A dose de excessivo medicamento para resfriado, por exemplo, pode causar efeito colateral, aumentar a pressão sanguínea.

Estudos recentes apontaram que a maiorias das mães costuma indicar e dar remédios aos seus filhos, já funcionários da farmácia também tem esse habito de automedicação, ou mesmo aquela receita que ficou na gaveta há tanto tempo. Os medicamentos não podem ser usados assim. Afinal, eles podem esconder sintomas de uma doença grave, e lembre-se tomar medicamento com freqüência e sem orientação de um médico podem prejudicar a saúde. Pesquisa feita recentemente indica que a maioria das famílias tem uma farmácia em casa, nessa caixa ou gaveta costuma ter remédios para dor de cabeça, febre, azia, resfriado, além de ter sobras de medicamentos passados pelo medico.

Um dos problemas maiores é o armazenamento desses produtos que geralmente é guardado inadequadamente, pois sempre é armazenado na cozinha ou banheiro, saiba que além da umidade e variação de temperatura, esses remédios podem perder o efeito, ou pode aumentar o risco de variações adversas. Quando você for guardar medicamentos em casa saiba fazer com segurança, jogue todos os medicamentos vencidos, mantenha a farmacinha no cômodo mais fresco e ventilado de sua casa, sempre mantenha longe da luz e calor, se houver criança em casa, é bom sempre manter trancado e em local alto, para prevenir intoxicação e outros acidentes, nunca guarde a bula de um medicamento na caixa de outro.

Saiba que analgésico usado para aliviar dores leves e moderados, há vários principio ativos nas substancias e cada um com suas reações adversas. Paracetamol Tylenol, Naldecon são complicado e a superdosagem expõe ao fígado danos irreversível, como a hepatite, A Dipirona, Novalgina, Neosaldina é muito complicado, além de causar queda de pressão arterial e problemas no sangue. Ácido acetilsalicílico, Aspirina, ou Melhoral, esse é muito complicado, ele é veneno pra quem tem úlcera, e pode provocar um ataque em quem sofre de asma e agrava doenças dos rins e do fígado. Sempre quando você tem uma infecção, inflamação ou lesão no corpo causa uma confusão no mecanismo de controle de temperatura, ou seja, febre e os antitérmicos evita que isso aconteça. Já os antiinflamatórios quando o corpo sofre uma lesão ou é atingida por doenças inflamatórias, na região afetada, recebe uma dose elevada de uma substancia que inflama e incha os tecidos. Isso provoca dor e febre. E os antiinflamatórios barram esse processo.

Waldiney Melo

Título: A automedicação é perigosa

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 35

785 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    18-07-2014 às 20:58:48

    Muito perigosa. Claro, que quando ocorre uma dorzinha aqui e ali, podemos até nos automedicar, mas nem sempre é bom com remédios desconhecidos por nós. Acredito muito e prefiro até usar os remédios naturais, caseiros, tipo chás..é bem melhor!

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    14-09-2012 às 21:04:32

    faça uma lista de medicamentos e dê a conhecer ao seu farmacêutico. esta lista deve incluir todo o tipo de medicamentos: receitados, de venda livre, suplementos e vitaminas. deve ainda colocar a posologia e a frequência com que toma. esta lista deve andar consigo sempre na carteira em caso de emergência. se tiver que ir ao hospital, o melhor é dar essa lista ao médico de plantão.

    ¬ Responder
  • raissa

    24-08-2012 às 14:18:20

    o altomedicamento e uma coisa muito perugosa para nossa saude.

    ¬ Responder
  • Janaina RabelloJanaina Rabello

    22-03-2012 às 01:54:52

    Nossa preciso de ajuda, tenho enxaqueca crônica e sou viciada em Neosaldina, não consigo ficar um se quer sem tomá-la, as vezes sem ter dor ou somente quando ela esta para começar. Anseio que isso possa vir a piorar minha saúde, uma vez que eu ja não tenho controle mais.

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita 22-03-2012 às 11:14:58

    Janaina,
    a auto-medicação é realmente um pcomportamento de risco e extremamente perigoso. Aconselhamos a que se informe junto de um especialista que trate de adições para que possa fazer um tratamento adequado. No link que lhe enviamos poderá encontrar um folheto que poderá baixar e ler para se informar um pouco mais acerca deste distúrbio: http://www.villaramadas.com/literatura/#2
    Mas procure realmente ajuda pois este é realmente um assunto sério.
    Com os nossos melhores desejos,
    Ruadireita.com

    ¬ Responder

Comentários - A automedicação é perigosa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios