Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Leucemia

Leucemia

Categoria: Saúde
Visitas: 6
Comentários: 5
Leucemia

A leucemia atinge o sangue, que é uma das estruturas vitais do organismo. O sangue é formado pelo plasma composto de água, proteínas, vitaminas, hormônios, minerais e anticorpos, e por células que ficam suspensas nele, entre elas os glóbulos brancos, os glóbulos vermelhos e as plaquetas. A produção dessas células presentes no sangue se da na medula óssea, um tecido esponjoso que ocupa a cavidade central do osso. Um grupo de células, que é chamada de células tronca hematopoiéticas, é que da origem as demais num processo equilibrado. Os globos brancos são responsáveis por defender o organismo de microorganismos que causam danos a saúde. São vários os tipos de glóbulos brancos os linfócitos existentes. Já os glóbulos vermelhos estão relacionados ao transporte de oxigênio para os tecidos; e as plaquetas regulam a coagulação sanguínea.

Quando o processo falha a leucemia caracteriza um quadro de desordem na produção das células sanguíneas. Os leucócitos passam a ser fabricados de forma desordenada, aumentando consideravelmente a sua quantidade no sangue. Esses, por sua, vez são glóbulos doentes, que não desempenham sua função de proteger o organismo e ainda diminuem a produção das outras células que compõem o sangue, uma vez que sobrecarregam a medula óssea. Os primeiros sinais que é a deficiência na produção de plaquetas e glóbulos vermelhos que desencadeia sintomas como anemia, fraqueza, cansaço, palidez, hemorragias, manchas vermelhas ou roxas na pele, infecções e sangramento no nariz e na gengiva. Porem, esse são sinais típicos de leucemia aguda, que não estão necessariamente relacionados a outros tipos da doença.

Já o tipo de leucemias pode ser agudas ou crônicas de acordo com a sua evolução. As agudas progridem rapidamente e impedem as células atingidas de desempenharem as suas funções normais. Também estão relacionadas aos sintomas descritos anteriormente. Quando a leucemia aguda atinge os linfoblastos é um tipo de célula imatura denomina-se leucemia linfóide aguda. Já quando atingem os mieloglastos outro tipo de célula imatura que é chamada de leucemia mielóide aguda. Em ambos os casos impedem que sejam produzidas células sanguíneas normais. Já o tipo crônico evolui lentamente e permite que algumas células sanguíneas desempenhem suas funções. Geralmente são detectadas em exames de rotina em que se verificam alterações no numero de células no sangue. Classificam-se em: leucemia linfóide crônica e leucemia mielóide crônica. De acordo com as células atingidas.

O diagnostico e controle da doença como os sintomas sem variados e muitas vezes se assemelham aos de outros problemas de saúde, devem ser feitos exames que identifiquem a leucemia. Geralmente, o medico hematologista realiza exames de sangue e também o mielograma é um tipo de exame especifico em que se remove o liquido da medula óssea para analise. Constatada a doença, partisse para a identificação do tipo especifico de leucemia que determinara o tratamento. O controle da doença pode ser feito por quimioterapia ou transplante de medula óssea.

Waldiney Melo

Título: Leucemia

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 6

767 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    18-07-2014 às 21:03:14

    É tão delicado descrever sobre leucemia, pois é algo tão triste para quem vive essa realidade. Boas explicações, parabéns pelo texto.

    ¬ Responder
  • suendelsuendel

    04-12-2010 às 01:39:29

    gostei do texto conforme fora dito... muito bem explicado....
    nao sou muito leitor mas vcs estao de parabéns....

    ¬ Responder
  • Bee Negociosbranca moura

    23-11-2010 às 20:45:50

    meu subrinho tem machas roxa no corpo e as plaquetas cada veis mais baixa ja esta 69 mil vc axa que e o que por favor mim ajude quero saber o que é que ele tem ele ñ cente nada

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojhonathan

    28-06-2010 às 17:43:30

    gostei do texto, muito bem explicado, continuem assim

    ¬ Responder
  • Edan Educação em Dançacristina mello

    16-10-2009 às 22:16:41

    minha filha esta apresentando dores osseas ha mais ou menos uns 3 meses,fiz um hemograma e deu plaquetas 532.000 e leucocitos 23.000 e o vhs dela esta em 44mm isso pode ser um indicio de leucemia por favor me ajude eles ficam me empurrando de um lado pro outro e não consigo nada nenhuma soluçao,ela agora começou a parecer petequias e hematomas vermelhos vinho pelo braço estou apavorada por favor me ajude

    ¬ Responder

Comentários - Leucemia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios