Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Museu de Grão Vasco

Museu de Grão Vasco

Categoria: Arte
Comentários: 1
Museu de Grão Vasco

O Museu de Grão Vasco é um privelegiado lugar de um estudo da cultura que abarca toda a época de quinhentos, fazendo a transição do século XV, para o século XVI, ou seja da idade Média para a Moderna.

Este imponente edifício que é hoje o Museu, foi construído na última década do século XVI, no tempo que governava na diocese de Viseu, os bispos D. Nuno de Noronha e Frei D. António Sousa.

Juntamente com a bela catedral de Viseu, forma um conjunto arquitetónico tão singular, que marcou profundamente o perfil da cidade.

O Paço dos três escalões, como foi designado, foi também designado de Seminário e Paço Episcopal até ao século XIX. Depois, cumpriu outras missões de caráter cívico e de utilidade pública.

O edifício estabeleceu-se na cudade em 1916 é é atualmente, um notável escrínio de arte, guardando coleções diversificadas e significativas de espaço e tempo, da cultura portuguesa.

As suas coleções são notáveis, em especial na pintura, em que sobressai a coleção de Primitivos, A Escola de Viseu, aguarelas e cenas naturalistas.

Na escultura, alberga a notável coleção de Imaginária da Escola de Coimbra, e riquíssimas imagens de madeira estofada e policromada do século XV e XVI.

Ao nível do mobiliário, contêm um conjunto de peças singulares artísticas, desde cómodas a bufetes, sofás, cadeiras e cómodas papeleiras.

Na cerãmica destaca-se raros exemplares de cerâmica portuguesa do século XVi e XVII e lindas porcelanas das ìndias e da Vista Alegre.

Além destas, a ourivesaria oferece excelentes peças artísticas, custódias, cálices, bules, fruteiras e lavandas.

É ilustrado com preciosas peças do século XVI e XVII, especialmente coleções de Cristos.
O formidável suporte documental, consta da pintura de Vasco Fernandes, o chamado Grâo Vasco, que reflete o quadro social e economico de uma época de grande abertura ao conhecimento.

Refere-se que neste período, do século, já viajavam as ideias e as mercadorias, típicas dos Descobrimentos Portugueses.

Os objetos litúrgicos fortemente evovcativos da mesma época, completam a lição de pintura e registo de uma sociedade articulada em determinado tempo e lugar.

Para quem pretende visitar este museu famoso, o serviço de educação do Museu, está contactável através de ofício, fax e telefone e proporciona visitas guiadas, que são particularmente dirigidas a grupos escolares e mantêm contacto com professores, a quem distribuem material de apoio às mesmas.

A parte histórica, onde se situa o museu grão Vasco é palco de visitas de turistas e realização de festas e eventos, sobretudo no verão, em que há muitas festas da cidade e a famosa Feira Franca, muito conhecida e frequentada no mês de Agosto e Setembro.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Museu de Grão Vasco

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

621 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    18-09-2012 às 14:57:18

    O Museu de Grão Vasco está localizado junto da Séu de Viseu, muito próximo do Rossio.è visitado por muita gente, em virtude de reunir obras de Grão Vasco e de pintores famosos.Contêm uma bela coleção de quadros que contribuem para a riqueza e beleza deste museu.Além de ser um museu conhecido por todo o mundo, oferece a possibilidade de ser visitado frequentemente por professores e alunos da cidade de Viseu, para atividades escolares.

    ¬ Responder

Comentários - Museu de Grão Vasco

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios