Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Como atenuar a azia

Como atenuar a azia

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 1
Como atenuar a azia

Por azia entende-se, um excesso de acidez no estômago, que reflui para dentro do esófago. E é desta agressão ao esófago que decorre a sensação de azia, que pode ser despoletada após a ingestão de alimentos irritantes, condimentados, picantes, ácidos, muito gordurosos, bebidas alcoólicas, chocolate, café em exagero, por medicamentos (sobretudo anti-inflamatórios), pela obesidade, pelo tabaco e o sedentarismo, por stress ou depressão, etc. A azia, ou acidez gástrica, está, amiúde, associada a digestões difíceis e prolongadas. Na verdade, a azia é apenas o sintoma de uma doença da má digestão: a dispepsia.

Esta patologia é ocasionada por uma disfunção do tubo digestivo, que não trata convenientemente os alimentos absorvidos, pelo que estes não são digeridos devido à falta de algumas substâncias, como as enzimas salivares ou pancreáticas, o ácido gástrico e a bílis. Dores de estômago, desconforto, náuseas e enfartamento integram o rol de sintomas. Muita gente chama azia a este quadro, mas fá-lo de forma errada. Trata-se de uma doença crónica. O que acontece frequentemente é uma desvalorização dos sinais e a automedicação durante anos a fio, geralmente com antiácidos, o que é perigoso. Os fármacos atenuam as dores, mas pioram a dispepsia. Para além disso, os químicos podem camuflar alguma situação por detrás desta, como sejam uma úlcera gástrica ou duodenal, ou um tumor gástrico ou do esófago. Portanto, as queixas dispépticas têm, necessariamente, de ser apreciadas pelo médico, até porque certas doenças do intestino delgado (por exemplo, a doença de Crohn), infeções bacterianas e a intolerância ao glúten também podem dificultar o processo digestivo.

Com o propósito de conseguir uma digestão sem problemas, é aconselhável confeccionar os alimentos de modo simples (cozidos ou grelhados), evitando fritos, refogados e molhos muito elaborados, e recorrendo a ervas aromáticas e/ou especiarias (os coentros, a salsa, o funcho, …, têm propriedades digestivas). Paralelamente, há que consumir vegetais e frutos, que combatem a prisão de ventre, o enfartamento e a sensação de barriga inchada.

As refeições devem ser fracionadas ao longo do dia, comendo pouco de cada vez (não se deve estar sem comer mais de três horas) e mastigando e insalivando bem os alimentos. A ingestão de líquidos é essencial (pelo menos, 1,5l de água diariamente). Adicionalmente, é preciso alterar alguns hábitos do dia a dia, aprendendo a descontrair e encetando um programa de actividade física regular (caminhada, corrida, …). Suplementos alimentares à base de plantas com efeitos benéficos sobre o aparelho digestivos podem, igualmente, ajudar.

O gengibre acalma o estômago e estimula ligeiramente as secreções digestivas, promovendo o fluxo biliar; os chás de camomila e funcho são indicados, inclusive, para crianças e bebés; a alteia, o ananás e a papaia auxiliam, identicamente, a digestão e promovem melhor absorção dos nutrientes.

Transversalmente, não é recomendável deitar-se logo após uma refeição (devendo-se aguardar uma ou duas horas), usar roupas apertadas (que aumentam a pressão no abdómen, facilitando o refluxo da acidez do estômago para o esófago, culminado em azia), beber líquidos gasosos (mormente à refeição), recorrer ao leite como remédio (pois, ao bloquear a acidez no estômago, está-se a induzi-lo a produzir mais) e, acima de tudo, a automedicação, suscetível de, na prática, tirar as possibilidades de tratamento e fazer perder preciosos minutos de vida, uma vez que é possível que a azia se apresente como sinal de uma doença grave. Além disso, os antiácidos a tomar dependem de cada caso e não devem conter alumínio.

Manter o peso dentro de níveis aceitáveis é regra de ouro. A gordura acumulada funciona como uma pressão adicional sobre o estômago, fomentando o refluxo. E não esqueça: é a avaliação precisa de um especialista que lhe trará melhor qualidade de vida


Maria Bijóias

Título: Como atenuar a azia

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 2

805 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMark

    27-12-2010 às 18:44:31

    Muito bom texto. Nota 10!

    ¬ Responder

Comentários - Como atenuar a azia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios