Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Cuide do seu bébe

Cuide do seu bébe

Categoria: Saúde
Cuide do seu bébe

Estudos científicos afirmam que o medo de deitar os bebés de costas por causa da possível sufocação, na eventualidade de bolçarem, não tem sentido. Dizem os especialistas que, em situações normais, o corpo humano está preparado para se defender de tais ocorrências. Este temor levou a que muitos cuidadores deitassem os recém-nascidos de barriga para baixo, posição que actualmente se sabe ser bastante perigosa. Os bebés devem ser deitados de barriga para cima até aos seis meses, altura em que eles já escolhem a postura que se lhes afigurar mais confortável.

A morte súbita não decorre, nem única nem exclusivamente, de “abafar” demasiado os bebés. Continua a haver morte de crianças saudáveis por motivos alheios a qualquer explicação, mas os registos apontam maior prevalência em casos de pais fumadores, em famílias monoparentais e quando o bebé é deitado de barriga para baixo.

O choro dos bebés nem sempre é sinónimo de desgraça. As lágrimas não comunicam apenas fome ou fralda molhada, mas também tensão e outras sensações, consequência de estímulos, a que eles são muito sensíveis. Na verdade, os bebés têm choros diferentes, de acordo com o fundamento que lhe dá origem.

No que se refere à limpeza da pele do bebé, não há que entrar em exageros, pelo que um banho seguido de uma loção hidratante é suficiente. Usar desmedidamente toalhetes de cada vez que se tira a fralda é um contra-senso, dado que, além da sujidade, podem remover, igualmente, a camada superficial da pele. Se a fralda estiver apenas molhada e não se constatar irritação deve prescindir-se de cremes e pastas, para evitar o favorecimento de uma sensibilização excessiva. No que concerne ao famoso pó de talco, entrou em desuso, pois as suas partículas são passíveis de ser inaladas pelo bebé.

Retirar a fralda antes dos dois anos é precoce. O controlo do esfíncter antes desta idade é susceptível de trazer problemas.

A tosse é um sintoma que, geralmente, se tenta combater. Isto está errado. Tossir é um meio de o organismo eliminar secreções e melhorar a respiração. Sobretudo nos primeiros anos de vida, os inibidores são totalmente desaconselhados. Não obstante, perante circunstâncias específicas, a medicação química, de que hoje se abusa, pode ser substituída por remédios caseiros, como o xarope de cenoura e os preparados com mel.

O excesso de brinquedos é pernicioso. De facto, as crianças precisam de estimular a imaginação e, para tal, não podem ter muitos brinquedos, a fim de explorarem ao máximo os que têm, descobrindo-lhes novas funcionalidades. Aconselha-se aos pais que guardem os presentes e que os vão distribuindo pouco a pouco.

Visto que está provado que a socialização só se inicia aos três anos, os pediatras recomendam, sempre que possível, os cuidados dos avós até essa idade, salientando os ganhos de afecto como principal razão.



Maria Bijóias

Título: Cuide do seu bébe

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

659 

Comentários - Cuide do seu bébe

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios