Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Tuberculose

Tuberculose

Categoria: Saúde
Visitas: 4
Tuberculose

A tuberculose é conhecida desde épocas muito antigas e ainda hoje mata mais de 1 milhão de pessoas no mundo anualmente. Ao contrario do que algumas pessoas pensam, esta doença tem cura. Mas é preciso ficar atento aos sintomas e tratá-la corretamente. Causada por uma bactéria chamada de bacilo de koch, a tuberculose ataca quando o organismo está debilitada e afeta principalmente os pulmões, porém pode atingir outros órgãos como, por exemplo, o intestino.

Esta doença é adquirida pelo ar e pode ser transmitida pela tosse, ou espirro ou fala. Os principais sintomas da doença são: tosse persistente, eliminação de sangue no escarro, febre, suor durante a noite, falta de apetite e fraqueza. A tuberculose pode ser detectada a partir de exames raios-X do tórax e colheita do escarro. É preciso cuidar e se tratar corretamente, a tuberculose tem 100% de cura. São recomendados medicamentos de antibióticos, que devem ser tomados por cerca de seis meses regularmente e são disponíveis em postos de saúde. O paciente não deve se automedicar e nem abandonar o tratamento iniciado pelo medico. Se perceber os sintomas descritos anteriormente procure um medico.

Apesar de haver alguns cuidados que devem ser tomados quando a uma pessoa com tuberculose na família ele pode sim levar uma vida normal e praticar atividades diárias. Como a doença é contagiosa e transmitida pelo ar, recomenda-se que, durante o primeiro mês a pessoa não permaneça em locais fechados com pessoas saudáveis e proteja a boca ao tossir e espirrar. Porem, copos, pratos e talheres não precisão ser separados somente para uso do paciente, pois eles não transmitem a bactéria. A pessoa com tuberculose pode se alimentar normalmente. È normal que ele perca o apetite, porem os medicamentos tendem a normalizado. Os alimentos que fortalecem o sistema imunológico, como os ricos em vitamina C como o tomate, acerola, laranja e verduras podem ser bons aliados ao no tratamento da doença.

È importante que a carteira de vacinação das crianças esteja em dia, pois a vacina BCG protege-as contra formas graves de tuberculose. Essa vacina é recomendada a partis do primeiro mês de vida da criança e é reforçada após os 10 anos de idade. A relação entre AIDS e tuberculose e o vírus da AIDS, o HIV, compromete o sistema imunológico. Debilitando o organismo que não consegui se defender da bactéria que causa a tuberculose. No Brasil, cerca de 25% dos tuberculosos são portadores de HIV. Em países com mais alto índice de AIDS quase 80% dos tuberculosos possui o vírus da AIDS.

Waldiney Melo

Título: Tuberculose

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 4

783 

Comentários - Tuberculose

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios