Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Tuberculose

Tuberculose

Categoria: Saúde
Visitas: 4
Tuberculose

A tuberculose é conhecida desde épocas muito antigas e ainda hoje mata mais de 1 milhão de pessoas no mundo anualmente. Ao contrario do que algumas pessoas pensam, esta doença tem cura. Mas é preciso ficar atento aos sintomas e tratá-la corretamente. Causada por uma bactéria chamada de bacilo de koch, a tuberculose ataca quando o organismo está debilitada e afeta principalmente os pulmões, porém pode atingir outros órgãos como, por exemplo, o intestino.

Esta doença é adquirida pelo ar e pode ser transmitida pela tosse, ou espirro ou fala. Os principais sintomas da doença são: tosse persistente, eliminação de sangue no escarro, febre, suor durante a noite, falta de apetite e fraqueza. A tuberculose pode ser detectada a partir de exames raios-X do tórax e colheita do escarro. É preciso cuidar e se tratar corretamente, a tuberculose tem 100% de cura. São recomendados medicamentos de antibióticos, que devem ser tomados por cerca de seis meses regularmente e são disponíveis em postos de saúde. O paciente não deve se automedicar e nem abandonar o tratamento iniciado pelo medico. Se perceber os sintomas descritos anteriormente procure um medico.

Apesar de haver alguns cuidados que devem ser tomados quando a uma pessoa com tuberculose na família ele pode sim levar uma vida normal e praticar atividades diárias. Como a doença é contagiosa e transmitida pelo ar, recomenda-se que, durante o primeiro mês a pessoa não permaneça em locais fechados com pessoas saudáveis e proteja a boca ao tossir e espirrar. Porem, copos, pratos e talheres não precisão ser separados somente para uso do paciente, pois eles não transmitem a bactéria. A pessoa com tuberculose pode se alimentar normalmente. È normal que ele perca o apetite, porem os medicamentos tendem a normalizado. Os alimentos que fortalecem o sistema imunológico, como os ricos em vitamina C como o tomate, acerola, laranja e verduras podem ser bons aliados ao no tratamento da doença.

È importante que a carteira de vacinação das crianças esteja em dia, pois a vacina BCG protege-as contra formas graves de tuberculose. Essa vacina é recomendada a partis do primeiro mês de vida da criança e é reforçada após os 10 anos de idade. A relação entre AIDS e tuberculose e o vírus da AIDS, o HIV, compromete o sistema imunológico. Debilitando o organismo que não consegui se defender da bactéria que causa a tuberculose. No Brasil, cerca de 25% dos tuberculosos são portadores de HIV. Em países com mais alto índice de AIDS quase 80% dos tuberculosos possui o vírus da AIDS.

Waldiney Melo

Título: Tuberculose

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 4

783 

Comentários - Tuberculose

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Jardinagem Fonte de Vida

Ler próximo texto...

Tema: Bricolage Jardim
Jardinagem Fonte de Vida\"Rua
A jardinagem é conhecida há anos como uma forma de emprego que possibilita a muitos uma renda familiar mensal. A jardinagem também pode ser artística onde a arte do profissional é aplicada. A jardinagem pode ser de inúmeras formas conhecida e exercida, trazendo benefícios imensuráveis a aqueles que dela são adeptos.

Muito mais que fonte de renda ou arte a jardinagem é uma fonte de inúmeros beneficio a vida do ser humano, fonte de alegria, relaxamento e distração. E por ser uma atividade tão simples não é difícil de ser realizada. A jardinagem é por si só fonte de vida, fonte de aprendizado e principalmente fonte de intimidade do ser humano.

Ser adepto da jardinagem não é somente revirar terra, ser adepto da jardinagem é decisão de vida que transforma seu dia-a-dia mudando a rotina de dias estressantes e cansativos.

Ao olhar de muitos a tarefa possa parecer penosa, cansativa e até chata, mais somente estando envolvido na jardinagem para perceber que muito mais ter um corpo cansado após a tarefa, você na verdade descansa seu corpo sua mente e seu espírito da agitação do dia-a-dia.

Alguns minutos dedicados à jardinagem são o suficiente para inibir grande carga emocional e física do nosso dia-a-dia, e proporcionando uma energia a mais para os próximos dias.

A jardinagem pode ser realizada de varias formas simples que vão trazer todos estes benefícios a sua vida e não são necessários grandes investimentos ou mudança radical da sua rotina de vida ou qualquer outra mudança que você possa imaginar. Na verdade as maiores mudanças são comportamentais e só depende de você.

Para detalhar um pouco o que você poderá fazer com alguns minutos dedicados à jardinagem você irá perceber que não há nenhuma dificuldade em realizar esta tarefa.

Com um mínimo de espaço você pode cultivar plantas simples, em vasos pequenos que não irão ocupar espaço e serão na verdade uma linda forma de ornamentar sua casa.

Você poderá cultivar uma espécie de planta conhecida como:
- Rosa de pedra

É uma suculenta, planta que armazena água nas folhas e caules, que tem o formato parecido com o de uma rosa. É muito usada para fazer arranjos em vasos com outras suculentas e cactos. Deve ser regada apenas uma vez por semana, pois a umidade pode apodrecer suas raízes. Não tolera muito sol.

E você vai perceber que se dedicar alguns minutos a jardinagem é muito bom para você, os resultados não tem como ser calculados, somente há possibilidade de experimentar o quanto bom é o resultado final.

Então não espere muito é dedique-se um tempo a descobrir o quanto é bom a jardinagem para sua vida.

Pesquisar mais textos:

Rodrigo Junio Ferreira

Título:Jardinagem Fonte de Vida

Autor:Rodrigo Junio Ferreira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Briana AlvesBriana

    13-10-2014 às 04:43:33

    É tão gratificante nós mesmos realizarmos a jardinagem. Essa atividade relaxa, gera prazer e o resultado nos deixa muito felizes. Vale a pena!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios