Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Plantas alimentícias

Plantas alimentícias

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 8
Comentários: 1
Plantas alimentícias

Os cereais, em virtude da sua percentagem de fibras, estimulam o funcionamento dos intestinos, devido á grande percentagem de vitaminas, proteínas e gordura. Mas, convém não esquecer que os cereais integrais são superiores aos excessivamente polidos. Os mais conhecidos e usados na alimentação são o arroz, a aveia, cevada, centeio, trigo e milho.

As frutas trazem ao organismo, o ferro, sais minerais, sendo os principais, o cálcio, o fósforo, o magnésio, o potássio, o sódio, enxôfre, iodo e o arsénio, todos vitalizantes e diretamente assimiláveis e reparam os tecidos.

O ferro é um regenerador dos glóbulos vermelhos do sangue na anemia e favorece o escoamento das mucosas. As frutas ricas em ferro são as avelãs, amêndoas, castanhas, uvas e pêssegos.

O cálcio fortifica o sistema ósseo, calcifica os focos purilentos da tuberculose, os abcessos, o cancro e as afeções glandulares. Um regime rico em frutas, fornece ao organismo todo o cálcio que ele necessita. As frutas que o contêm em maior quantidade são as nozes, amêndoas, cítricos, etc.

O fósforo é uma substância primordial para o cérebro e energia muscular.Combate as doenças nervosas. Ricos em fósforo são as amêndoas, amendoins, nozes e ameixas secas.
O magnésio ativa os movimentos do estômago e intestino e beneficia a digestão. É um grande regenerador do sistema nervoso e combate o cancro. Ricos em magnésio são as uvas, maçãs, pêras, laranjas, cerejas e nozes.

O potássio é considerado o tónico do coração e diurético. Estimula a função dos intestinos, sendo indicados para o reumatismo e gôta. Ricos em potássio são as castanhas, avelãs e cerejas.

O sódio assegura a função intestinal. Em regra todas as frutas amarelentas são ricas em sódio.

O enxõfre é anti-sético e depurativo. Combate as infeções intestinais, as doenças de pele e os brônquios. A cebola é rica em enxofre.

A sílica consolida os ossos e artérias. Ativa a circulação do sangue, combate o raquitismo e a arteriosclerose. Os cítricos são muito ricos em sílica.

O iodo é indispensável ao funcionamento das glândulas, em especial da tiroide, anti-escorbútico e depurativo. Combate o raquitismo, a gôta e o reumatismo. A maçã é muito rica em iodo.

O arsénio dá força e vigor. Combate a tuberculose, os estados febris, as perdas do organismo em ferro e sais minerais, sendo indicado para a escarlatina e tosse.

As hortaliças e vegetais são elementos indispensáveis na alimentação e os seus minerais dão ao sangue alcalinidade. Cruas são mais ricas em vitaminas e sais minerais. Os mais ricos e comestíveis são as couves, a alface, e os espinafres. Porêm, devem ser comiidos crus, para não perderem as suas propriedades.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Plantas alimentícias

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 8

773 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTeresa Maria Batista Gil

    28-07-2012 às 11:57:08

    Os cereais são muito importantes na alimentação, por terem uma percentagem elevada de fibras. Além de conterem muitas vitaminas, sais minerais e proteínas, têm pouca gordura o que faz deles um complemento para saladas.Eu pessoalmente, uso muito os cereais com leite ou yogurte na minha alimentação. São leves, saborosos e fácilmente digeríveis. As vitaminas e fibras fazem bem ao aparelho digestivo e pele.Nada melhor do que começar o dia, logo pela manhâ, com uma taça de cereais de trigo ou aveia, com mel. Os melhores são os cereais integrais de aveia , cevada ou trigo.Os cereais , em virtude das fibras que contêm, são um precioso auxílio, na flora intestinal, contribuindo para o seu bom funcionamento. Devem ser incluidos diáriamente na alimentação a fim de regularem os intestinos.Sabia que as sementes de linhaça são uma excelente fonte de proteínas com baixo teor de sódio e alto teor de fiibras? São por isso indicadas para baixar os níveis de colestrol.E, sabia que os produtos de aveia são uma fonte dietética de fibras solúveis, B glucano, redutoras de colestrol. O seu consumo, em eparticular de farelo de aveia, ajuda a reduzir o colestrol total do sangue.O gérmen de trigo é um complemento nutritivo para uma dieta saudável e naturalmente rico em vitaminas e minerais.É pois uma fonte de vitamina E,e poderoso antioxidante.Os legumes devem ser cozidos destapados, para não perderem as suas propriedades. O ideal é aproveitar a água onde são cozidos para preparar sopas ou preparados de caldo de legumes.As hortaliças e todos os vegetais são elementos indispensáveis na dieta alimentar. Os seus minerais dão ao sangue a sua alcanilidade e fornecem os elementos necessários ao nosso organismo.Sabia que o iodo é indispensável ao funcionamento das glândulas,à secreção interna e, especialmente à tiróide?É anti-escorbútico e depurativo, combate o linfatismo, o rasquitismo, a gota e o reumatismo.

    ¬ Responder

Comentários - Plantas alimentícias

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios