Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Como ter uma boa noite de sono

Como ter uma boa noite de sono

Categoria: Saúde
Comentários: 1
Como ter uma boa noite de sono

Como ter uma boa noite de sono? Neste artigo vamos dar algumas ideias simples para adormecer mais rapidamente e para ter uma noite descansada. Livre-se das insónias e das noites mal dormidas!

Quantos de nós chegamos à noite completamente cansados mas, uma vez na cama prontos a dormir, o sono teima em não chegar? E olhamos, desesperados, para o relógio que, impiedoso, teima em avançar nos minutos e horas em direcção ao momento do despertar? E quando contar carneiros já não resulta e o desespero instala-se?

Nos dias agitados que vivemos, o nosso ritmo biológico é constantemente adulterado. Quando temos sono, tomamos um café ou chá preto para despertar; quando temos fome, fingimos que nada se passa e aguardamos até às horas estabelecidas de refeições. Muitos locais de trabalho proíbem a ingestão de alimentos sem serem nas horas definidas para tal. Como se o nosso organismo se regesse segundo as regras impostas por terceiros…

Enfim, estes são apenas alguns exemplos rápidos e imediatos de como não estamos a respeitar o nosso corpo e as suas vontades e necessidades. É imperioso parar para o ouvir e estarmos atentos aos seus sinais, para que lhe possamos dar aquilo que precisa. Afinal, esta é a melhor e mais perfeita máquina alguma vez criada!

sono-sem-dormir

E, de todos os atropelos e abusos que cometemos diariamente com a nossa própria natureza, o atropelo das horas de sono é, muito provavelmente, o mais comum. Neste momento de crise, muitas pessoas vêm-se na obrigação de ter mais do que um emprego, prolongando as horas de trabalho activo para lá das 12 por dia. E, no momento da escolha, retira-se sempre tempo à cama em detrimento de outras actividades.

Mas esta é uma opção que abarca imensas complicações, a curto e médio prazo! O corpo e a mente precisam de horas de sono de qualidade para recuperarem do dia-a-dia e para estarem preparados para enfrentarem uma nova jornada. Perante a sua privação, o corpo ressente-se e chegam os problemas associados.


Anúncios Google

As pessoas que sofrem de quadros de privação recorrente do sono sentem fadiga e falta de vigor, falta de concentração, irritabilidade e ansiedade, sonolência, problemas de memória e dores de cabeça. Tudo isto potencia a incapacidade para desempenhar as suas funções normais no trabalho. Já para não falar nos casos de privação crónica de sono – quando este estado se prolonga no tempo de forma constante -, como depressão, aumento do risco de hipertensão arterial, de obesidade, de diabetes, etc.

Assim, talvez seja o momento certo para parar e pensar que tem que dar o devido valor às horas de sono. E que elas são fundamentais para que o seu dia seja mais produtivo e feliz. E que na vida, tudo é uma questão de escolhas. E escolher dormir é a melhor opção possível!

bebe-dormir-sono-tranquilo-descansado

A não ser que sofra de alguma patologia associada à privação do sono, como sonambulismo, apneia do sono ou narcolepsia, por exemplo, e, por isso mesmo, ser necessário apoio médico especializado, listamos, em seguida, algumas ideias simples de como potenciar uma noite calma e de bom sono, de modo a que possa dormir melhor:

Evite praticar desporto ou alguma actividade física mais extrema até quatro horas antes de ir para a cama. O exercício físico activa o metabolismo por muitas horas e produz endorfinas, o que provoca um estado de alerta e dinamismo. Tudo o que tem que evitar para ter uma boa noite de sono.

Em vez de exercício físico muito activo, opte por uma boa caminhada após o jantar. Em vez de se sentar em frente à televisão, opte por dar uma volta ao quarteirão, com passos calmos e tranquilos, de maneira a relaxar os músculos mas também a mente.

Ao jantar, evite comidas pesadas e com muitas gorduras, que são de mais difícil digestão.

Para além do cuidado com os alimentos que ingere, é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de bebidas estimulantes, como refrigerantes, cafés ou chá preto. A ingestão de bebidas alcoólicas pode, num primeiro momento, provocar sonolência e dormência, mas é enganadora! Na verdade, terá um sono leve e agitado, e acordará várias vezes ao longo da noite.

O fumo do tabaco também deve ser evitado até duas horas antes da sua hora de dormir. A nicotina é um estimulante e, como tal, deve ser evitado.

Antes de se deitar, tome um duche bem relaxante, com água morna e a média luz. Não precisa de tomar banho de imersão. Apesar de ser mais relaxante, consome muita água e tempo. E a consciência destes dois factores pode provocar ainda mais stress e agitação.

Se puder, tire a televisão do quarto. Mas, se não conseguir tomar esse passo, pelo menos mantenha-a desligada antes de dormir. A luz e os sons emitidos pela televisão vão provocar um estado de alerta e de estímulo na sua mente.

Por último, um conselho importantíssimo: acorde todos os dias à mesma hora, mesmo em dias de descanso e independentemente das horas a que se deitou. Se habituar o seu corpo e a sua mente a um ritmo diário, ele vai conseguir reagir de forma a se adaptar a essa mesma dinâmica.

Para além destas ideias simples, faça do seu quarto um espaço onde vai apenas para descansar. Tenha na mesa-de-cabeceira apenas um bom livro (um romance, de preferência), um candeeiro e um despertador sem ser analógico, por causa da luz. Liberte o quarto de estímulos, pinte-o e decore-o com cores calmas e mantenha-o sempre a uma temperatura ambiente confortável. E, se puder acrescentar uma música relaxante, verá como tem todas as condições para ter uma boa noite de sono


Miguel Pereira

Título: Como ter uma boa noite de sono

Autor: Miguel Pereira (todos os textos)

Visitas: 0

604 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    17-04-2014 às 21:40:40

    A Rua Direita achou muito relevante seu texto, parabéns!

    ¬ Responder

Comentários - Como ter uma boa noite de sono

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios