Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Conheça os alimentos ricos em sódio

Conheça os alimentos ricos em sódio

Categoria: Alimentação
Comentários: 7
Conheça os alimentos ricos em sódio

Uma substância muito conhecida e encontrada no famoso sal de cozinha, o sódio, também está presente em diversos outros tipos de alimentos. Nas concentrações ideais, ele é muito importante para ajudar no bom funcionamento do organismo. Mas, o seu excesso pode trazer alguns problemas à saúde. Então, para tentar responder às suas dúvidas, conheça os benefícios, malefícios e os alimentos ricos em sódio.

Quais são os benefícios do sódio? Como citado anteriormente, ele pode ser encontrado em diversos tipos de alimentos, principalmente no sal caseiro. Uma de suas principais funções no organismo é atuar na transmissão de impulsos nervosos, o que ajuda no funcionamento do cérebro e controla as funções vitais.

Já dentre os malefícios causados pelo consumo exagerado do sódio são: aumento da pressão arterial, o que pode ocasionar um infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral). Além disso, ele também pode provocar disfunções renais e câncer gástrico, por isso, é muito importante consumir somente as quantidades necessárias de sódio diariamente.

Como consumir sódio corretamente? Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) um adulto deve consumir, diariamente, no máximo 5 gramas de as; de cozinha. Essa quantidade é equivalente a uma colher de chá ou 2,4 gramas de sódio. Veja abaixo uma lista com os principais alimentos ricos em sódio:

Sal comum, shoyo, mortadela, salame, batatas Chips, biscoitos salgados, amendoim, castanha de caju salgada, sopas instantâneas, azeitonas e conservas, queijos (mussarela, provolone, queijo prato, parmesão), temperos prontos, alimentos congelados e macarrão instantâneo.
Além desses, outros alimentos também contém sódio em sua composição, tais como: os embutidos (presunto, salsicha, atum, sardinha, linguiças), caldos de carne, catchup, maionese, mostarda, molho inglês, manteiga e margarinas com sal. Alimentos defumados e salgados (bacon, bacalhau, charque, carne seca e carne de sol), enlatados (ervilha, milho, seleta de legumes, palmito e molho de tomate), salgados em geral, refrigerante e sucos light.

Por fim, os alimentos ricos em sódio são importantes para manter o bom funcionamento do organismo. Entretanto, eles devem ser consumidos em quantidades adequadas para que ele não traga prejuízos à saúde. Então, é recomendável procurar a orientação de um nutricionista para que ele indique os melhores alimentos para você.


Rua Direita

Título: Conheça os alimentos ricos em sódio

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

767 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 7 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 04:15:04

    Adoro comida salgada! Todos os alimentos que colocaste são os que mais aprecio..ehheh...Obrigada por compartilhar os alimentos ricos em sódio. Adorei!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    09-09-2012 às 17:42:07

    Eu adoro comida salgada, é um facto. Aliás, quem não gosta de uma comida bem temperada? Só no pão, soube há pouco tempo, te uma quantia de sal suficiente para um dia. Contudo, toda a gente sabe que faz muito mal. Por enquanto, eu continuo com as minhas preferências alimentares. Provavelmente, só vai durar até apanhar um grande susto. É assim que acontece com muita gente. O seu texto está fantástico, muito assertivo.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoerica

    09-07-2012 às 11:45:08

    Eu adoro o sabor do sal, costumo até por uma pedra e sal de vez em quando na boca, será que posso estar com problemas graves?

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    10-07-2012 às 18:44:35

    O sódio é uma substância importante que ajuda a manter o bom funcionamento do organismo. Entretanto, seu consumo exagerado pode prejudicar a saúde. Por isso, se você notar algo errado com relação à sua saúde, procure a orientação de um médico.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJosé

    09-07-2012 às 11:43:21

    Eu nunca fui ao médico, e como muitos alimentos com muito sal.. Será que posso vir a ter problemas de saude e deva ir visitar um médico?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJoana Faria

    09-07-2012 às 11:41:46

    Eu vou ter de deixar de consumir alimentos com elevado sódio, tal como reduzir no sal...
    O meu médico me disse que se não reduzir a minha saúde irá piorar e muito.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCarlos andrade

    09-07-2012 às 11:39:33

    Muito obrigado pela informação sobre o sódio, eu não sabia se andava ou não a tomar sódio em excesso.. Obrigado pelas dicas

    ¬ Responder

Comentários - Conheça os alimentos ricos em sódio

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios