Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Conheça os alimentos ricos em sódio

Conheça os alimentos ricos em sódio

Categoria: Alimentação
Comentários: 7
Conheça os alimentos ricos em sódio

Uma substância muito conhecida e encontrada no famoso sal de cozinha, o sódio, também está presente em diversos outros tipos de alimentos. Nas concentrações ideais, ele é muito importante para ajudar no bom funcionamento do organismo. Mas, o seu excesso pode trazer alguns problemas à saúde. Então, para tentar responder às suas dúvidas, conheça os benefícios, malefícios e os alimentos ricos em sódio.

Quais são os benefícios do sódio? Como citado anteriormente, ele pode ser encontrado em diversos tipos de alimentos, principalmente no sal caseiro. Uma de suas principais funções no organismo é atuar na transmissão de impulsos nervosos, o que ajuda no funcionamento do cérebro e controla as funções vitais.

Já dentre os malefícios causados pelo consumo exagerado do sódio são: aumento da pressão arterial, o que pode ocasionar um infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral). Além disso, ele também pode provocar disfunções renais e câncer gástrico, por isso, é muito importante consumir somente as quantidades necessárias de sódio diariamente.

Como consumir sódio corretamente? Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) um adulto deve consumir, diariamente, no máximo 5 gramas de as; de cozinha. Essa quantidade é equivalente a uma colher de chá ou 2,4 gramas de sódio. Veja abaixo uma lista com os principais alimentos ricos em sódio:

Sal comum, shoyo, mortadela, salame, batatas Chips, biscoitos salgados, amendoim, castanha de caju salgada, sopas instantâneas, azeitonas e conservas, queijos (mussarela, provolone, queijo prato, parmesão), temperos prontos, alimentos congelados e macarrão instantâneo.
Além desses, outros alimentos também contém sódio em sua composição, tais como: os embutidos (presunto, salsicha, atum, sardinha, linguiças), caldos de carne, catchup, maionese, mostarda, molho inglês, manteiga e margarinas com sal. Alimentos defumados e salgados (bacon, bacalhau, charque, carne seca e carne de sol), enlatados (ervilha, milho, seleta de legumes, palmito e molho de tomate), salgados em geral, refrigerante e sucos light.

Por fim, os alimentos ricos em sódio são importantes para manter o bom funcionamento do organismo. Entretanto, eles devem ser consumidos em quantidades adequadas para que ele não traga prejuízos à saúde. Então, é recomendável procurar a orientação de um nutricionista para que ele indique os melhores alimentos para você.


Rua Direita

Título: Conheça os alimentos ricos em sódio

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

767 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 7 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 04:15:04

    Adoro comida salgada! Todos os alimentos que colocaste são os que mais aprecio..ehheh...Obrigada por compartilhar os alimentos ricos em sódio. Adorei!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    09-09-2012 às 17:42:07

    Eu adoro comida salgada, é um facto. Aliás, quem não gosta de uma comida bem temperada? Só no pão, soube há pouco tempo, te uma quantia de sal suficiente para um dia. Contudo, toda a gente sabe que faz muito mal. Por enquanto, eu continuo com as minhas preferências alimentares. Provavelmente, só vai durar até apanhar um grande susto. É assim que acontece com muita gente. O seu texto está fantástico, muito assertivo.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoerica

    09-07-2012 às 11:45:08

    Eu adoro o sabor do sal, costumo até por uma pedra e sal de vez em quando na boca, será que posso estar com problemas graves?

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    10-07-2012 às 18:44:35

    O sódio é uma substância importante que ajuda a manter o bom funcionamento do organismo. Entretanto, seu consumo exagerado pode prejudicar a saúde. Por isso, se você notar algo errado com relação à sua saúde, procure a orientação de um médico.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJosé

    09-07-2012 às 11:43:21

    Eu nunca fui ao médico, e como muitos alimentos com muito sal.. Será que posso vir a ter problemas de saude e deva ir visitar um médico?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJoana Faria

    09-07-2012 às 11:41:46

    Eu vou ter de deixar de consumir alimentos com elevado sódio, tal como reduzir no sal...
    O meu médico me disse que se não reduzir a minha saúde irá piorar e muito.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCarlos andrade

    09-07-2012 às 11:39:33

    Muito obrigado pela informação sobre o sódio, eu não sabia se andava ou não a tomar sódio em excesso.. Obrigado pelas dicas

    ¬ Responder

Comentários - Conheça os alimentos ricos em sódio

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os benefícios do piso laminado

Ler próximo texto...

Tema: Materiais Construção
Os benefícios do piso laminado\"Rua
Ao se realizar uma obra, ou na renovação de ambientes, há sempre muitas opções de técnicas e tecnologias de construção civil, arquitetura e decoração a serem escolhidas da forma mais adequada ao resultado que se espera. O piso adequado ao ambiente que se está construindo ou reformando é uma questão bastante relevante para o sucesso do empreendimento e para o bem-estar dos usuários.

Os tipos de pavimentos ou assoalhos ou revestimentos são diversificados e para cada tipo de ambiente, construção e gosto pessoal há um mais adequado. Pelos inúmeros benefícios que tem apresentado, o piso laminado tem sido bastante escolhido como revestimento nos ambientes modernos. Ele é composto por quatro camadas, feitas de fibras de madeira de alta densidade, lâminas de celulose, lâminas decorativas e filme cristalino de celulose, colados diretamente ao chão. Essa composição garante estabilidade, beleza, resistência, facilitando a limpeza. Somente com estes argumentos já se pode notar as vantagens desse tipo de piso, contudo ainda existem outras.

Os pisos laminados custam menos que os pisos de madeira, seu substrato é ecologicamente correto, já que as madeiras utilizadas na composição desse piso provêm de florestas certificadas e possui fácil instalação, sem a necessidade de pregá-lo ao chão. Além disso, os pisos laminados não precisam de envernizamento como os pisos de madeira que causam mau cheiro e sujeira. Os pisos laminados são mais resistentes que os pisos de madeira devido a sua alta pressão. A superfície dos pisos laminados de alto tráfego contém papel decorativo que garante diversas possibilidades de estampas e combinações.

Existem, portanto, dois tipos distintos de pisos laminados. Os pisos laminados de madeira têm em sua composição madeira natural e são revestidos com verniz. São indicados para ambientes residenciais e menos movimentados. Os pisos laminados de alto tráfego são compostos por madeiras de alta densidade cobertas por papel decorativo. São mais resistentes e, em virtude disso, indicados para ambientes de grande circulação. Podem estar em ambientes residenciais, porém para ambientes comerciais é o ideal.

Os pisos laminados são resistentes à luz do sol, a riscos e a manchas. São práticos devido à diversificada opção de padrões e funcionais devido à facilidade de limpá-lo. Acomodam-se perfeitamente em qualquer ambiente, proporcionando fácil decoração. Entretanto, medidas para mantê-lo em bom estado por mais tempo (apesar da sua alta durabilidade) devem ser tomadas. Colocar proteção na entrada das portas evita a instalação de sujeira e pedras. Forrar móveis e peças decorativas, que entrem em contato com o piso, é recomendado, a fim de não marcá-lo. Esses forros podem ser feitos com tecidos felpudos ou recortes em feltro. Forrar os móveis ao movimentá-los é apropriado para não riscar o piso. Salto alto fino com base metálica também marca esse tipo de piso. Evitar molhar em demasia o piso é necessário, pois caso contrário pode haver o inchamento do piso. Deve-se mantê-lo sempre seco.

Esse tipo de piso também tem a vantagem de não carregar cupins, contudo é preciso verificar as condições de presença desses insetos. Ambientes com cupins requerem a desintetização prévia.

Pesquisar mais textos:

Rosana Fernandes

Título:Os benefícios do piso laminado

Autor:Rosana Fernandes(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    12-05-2014 às 12:45:43

    O piso laminado é muito bom, sua durabilidade é de quase 40 anos e são mais fáceis de manter.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • silvana 22-02-2014 às 18:17:44

    o piso laminada tem durabilidade de quantos anosposso passar pano umido no piso loaminado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios