Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Conheça os alimentos ricos em sódio

Conheça os alimentos ricos em sódio

Categoria: Alimentação
Comentários: 7
Conheça os alimentos ricos em sódio

Uma substância muito conhecida e encontrada no famoso sal de cozinha, o sódio, também está presente em diversos outros tipos de alimentos. Nas concentrações ideais, ele é muito importante para ajudar no bom funcionamento do organismo. Mas, o seu excesso pode trazer alguns problemas à saúde. Então, para tentar responder às suas dúvidas, conheça os benefícios, malefícios e os alimentos ricos em sódio.

Quais são os benefícios do sódio? Como citado anteriormente, ele pode ser encontrado em diversos tipos de alimentos, principalmente no sal caseiro. Uma de suas principais funções no organismo é atuar na transmissão de impulsos nervosos, o que ajuda no funcionamento do cérebro e controla as funções vitais.

Já dentre os malefícios causados pelo consumo exagerado do sódio são: aumento da pressão arterial, o que pode ocasionar um infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral). Além disso, ele também pode provocar disfunções renais e câncer gástrico, por isso, é muito importante consumir somente as quantidades necessárias de sódio diariamente.

Como consumir sódio corretamente? Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) um adulto deve consumir, diariamente, no máximo 5 gramas de as; de cozinha. Essa quantidade é equivalente a uma colher de chá ou 2,4 gramas de sódio. Veja abaixo uma lista com os principais alimentos ricos em sódio:

Sal comum, shoyo, mortadela, salame, batatas Chips, biscoitos salgados, amendoim, castanha de caju salgada, sopas instantâneas, azeitonas e conservas, queijos (mussarela, provolone, queijo prato, parmesão), temperos prontos, alimentos congelados e macarrão instantâneo.
Além desses, outros alimentos também contém sódio em sua composição, tais como: os embutidos (presunto, salsicha, atum, sardinha, linguiças), caldos de carne, catchup, maionese, mostarda, molho inglês, manteiga e margarinas com sal. Alimentos defumados e salgados (bacon, bacalhau, charque, carne seca e carne de sol), enlatados (ervilha, milho, seleta de legumes, palmito e molho de tomate), salgados em geral, refrigerante e sucos light.

Por fim, os alimentos ricos em sódio são importantes para manter o bom funcionamento do organismo. Entretanto, eles devem ser consumidos em quantidades adequadas para que ele não traga prejuízos à saúde. Então, é recomendável procurar a orientação de um nutricionista para que ele indique os melhores alimentos para você.


Rua Direita

Título: Conheça os alimentos ricos em sódio

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

767 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 7 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 04:15:04

    Adoro comida salgada! Todos os alimentos que colocaste são os que mais aprecio..ehheh...Obrigada por compartilhar os alimentos ricos em sódio. Adorei!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    09-09-2012 às 17:42:07

    Eu adoro comida salgada, é um facto. Aliás, quem não gosta de uma comida bem temperada? Só no pão, soube há pouco tempo, te uma quantia de sal suficiente para um dia. Contudo, toda a gente sabe que faz muito mal. Por enquanto, eu continuo com as minhas preferências alimentares. Provavelmente, só vai durar até apanhar um grande susto. É assim que acontece com muita gente. O seu texto está fantástico, muito assertivo.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoerica

    09-07-2012 às 11:45:08

    Eu adoro o sabor do sal, costumo até por uma pedra e sal de vez em quando na boca, será que posso estar com problemas graves?

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    10-07-2012 às 18:44:35

    O sódio é uma substância importante que ajuda a manter o bom funcionamento do organismo. Entretanto, seu consumo exagerado pode prejudicar a saúde. Por isso, se você notar algo errado com relação à sua saúde, procure a orientação de um médico.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJosé

    09-07-2012 às 11:43:21

    Eu nunca fui ao médico, e como muitos alimentos com muito sal.. Será que posso vir a ter problemas de saude e deva ir visitar um médico?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJoana Faria

    09-07-2012 às 11:41:46

    Eu vou ter de deixar de consumir alimentos com elevado sódio, tal como reduzir no sal...
    O meu médico me disse que se não reduzir a minha saúde irá piorar e muito.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCarlos andrade

    09-07-2012 às 11:39:33

    Muito obrigado pela informação sobre o sódio, eu não sabia se andava ou não a tomar sódio em excesso.. Obrigado pelas dicas

    ¬ Responder

Comentários - Conheça os alimentos ricos em sódio

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios