Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Proteja-se da gripe suína

Proteja-se da gripe suína

Categoria: Saúde
Comentários: 3
Proteja-se da gripe suína

Hoje em dia as gripes têm muitos nomes, como gripe viária, gripe espanhola, gripe sazonal, gripe suína e etc. A gripe que esta deixando o mundo preocupado atualmente é a gripe suína, ela vem da doença respiratória do porco causado por um vírus que vence a barreira entre espécies e afeta os humanos, esta gripe apareceu em 1930, pela primeira vez num porco, ela é quatro tipo de classes principais de vírus da gripe suína do tipo A que são eles H1N1, H1N2, H3N2 e H3N1. Cada tipo é de acordo com a variante das proteínas externas que ela possui. Um vírus pode ser mais letal do que o outro dependendo de quão diferente um vírus é do outro, pois um vírus muito diferente não encontra imunidade, é também muito importante saber que tipo de resposta essa imunidade desencadeia.

Sabemos que com a gripe espanhola que foi em 1918 aparentemente sua linhagem causou uma resposta imune muito mais violenta nos infectados. Infelizmente ainda não há nem um método de impedir que o vírus seja passado de pessoa para pessoa, e o que é bastante eficaz é que o doente não procurar ir a lugares públicos, onde se aglomerem multidões, deve lavar as mãos com sabão e água, principalmente a cada tosse e espirro, Não compartilhar alimentos, copo, talheres, toalhas, e objeto de uso pessoal, evitar contato direto com pessoas doentes, também ainda não se sabe é que se realmente as máscaras respiratórias realmente protegem as pessoas de se contaminarem com outras pessoas.

Infelizmente ainda não se tem nem uma vacina contra a gripe suína tipo H1N1, pois isso é um processo lento, que para se preparar possam durar meses. Segundo dizem que esta epidemia é muito perigosa por se tratar de um vírus muito diferente dos que já circulara nos humanos, e não se tem anticorpos ainda para eles, Já o vírus da gripe viária é letal, mais não consegue se espalhar entre humanos, talvez por ser um tipo receptor de mamífero, e se mostrou eficiente na sua transmissão entre os humanos, também dizem que a gripe suína pode estar matando os jovens que seu estado de imune é bom e por isso esta sendo muito preocupante. Muitas pessoas já ouviram falar de pandemia e não sabe o que isso significa, mais é um nome dado para uma epidemia generalizada, e que atinge muitas pessoas. É muito difícil se saber o rico devido não se ter um numero real de pessoas infectadas, e por isso se classifica o risco de uma pandemia apenas em estágio de alerta. Dizem que os sintomas da gripe suína são semelhantes a uma gripe comum, tem-se febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dores na cabeça, fadiga, calafrios, e algumas pessoas tem vômitos, mais ainda não se pode avaliar só pelos os sintomas é preciso exames laboratoriais.

O lugar em que ela esta bem presente é no México em que pessoas morrem e outras estão em estado bastante grave, nos Estados Unidos já se diz que é a gravidade média. Os cientistas estão em alerta analisando o vírus para prever o que irá ocorrer no futuro, mais adverte que é difícil prever. Bom se fala que a gripe suína um vírus que vem do porco, e depois diz que não é arriscado se comer tal carne, por ser um alimento que é cozido com uma temperatura alta que mata o vírus, ai me pergunto e o germe do porco que mesmo cozido ele não mata o tal germe, ai fica a critério de cada pessoa comer ou não, pois do porco já se tem esse germe e agora o vírus, realmente não se dar para entender.

Waldiney Melo

Título: Proteja-se da gripe suína

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 0

605 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Kizua UriasKizua

    12-08-2014 às 23:58:48

    Realmente, hoje é bem diversificado as gripes existentes. São várias gripes pelo mundo todo. Essa gripe suína até que deu uma parada, quase não se ouve mais falar dela.

    ¬ Responder
  • Fernando CoelhoFernando Coelho

    23-11-2009 às 11:42:14

    Por favor podem esclarecer-me?
    Uma pessoa pode estar com gripe sem ter febre?
    Melhores cumpimentos
    fernando coelho

    ¬ Responder
  • daiane ripardodaiane ripardo

    20-09-2009 às 23:00:16

    bom eu achei esse comentário sobre a nova gripe e sobre as outras muito bem elaborado para as pessoas qe queram saber como se previnir .

    ¬ Responder

Comentários - Proteja-se da gripe suína

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios