Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > 10 Doenças Sexualmente Transmissíveis

10 Doenças Sexualmente Transmissíveis

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 191
Comentários: 6
10 Doenças Sexualmente Transmissíveis

Sentimo-nos informados, temos segurança nas relações que temos, mas nunca é demais lembrarmo-nos de que um ato de gosto, deverá ser sempre um ato protegido.

A Gonorreia, causada por uma bactéria, pode ocorrer não só sexualmente, pois existem indícios de infeções por vasos sanitários (na eventualidade de existirem lesões em que a zona genital está exposta). Ardor ao urinar, corrimento amarelo ou purulento pela uretra, são alguns sinais. Mais facilmente detetável quendo existe o sintoma da urina solta (pequena incontinência) O tratamento é através de medicação oral.

O Herpes Genital, transportada por um agente infecioso que provoca uma infeção nas mucosas dos órgãos genitais tanto masculinos, como femininos. Basta uma semana após a transmissão para que os sintomas possam ser sentidos. Comichão, dores, seguidas de aparecimento de pequenas bolhas (úlceras), que se cobrem de crostas dias mais tarde. É viral e incurável e os surtos podem ser complicados de suportar. O tratamento médico pode atenuar os surtos.




Pensa-se que o vírus do Papiloma Humano afeta cerca de 30% das mulheres entre os 20 e os 65 anos. É mais comum do que se possa imaginar e vive nas mucosas genitais. Estudos indicam que este vírus está diretamente ligado ao cancro do colo do útero, mas também afeta os homens. Hoje em dia não existe cura, mas os tratamentos quando iniciados na fase inicial podem atenuar em muito as consequências. Os tratamentos mais agressivos são através de destruição química na zona infetada.

A Donovanose é também uma DST mas cuja propagação pode afetar o ânus de forma muito rápida. Causadora de ulceras e destruição da pele, criando feridas dolorosas mesmo ao andar.

Curável com um antibiótico é o vírus da Clamídia. Identica á Gonorreia e manifesta-se com dores no baixo ventre, irritação nos olhos (curioso, certo?) e corrimento vaiginal, com hemorragias durante o periodo de menstruação. Nos homens, secreção uretral e dores ao urinar também são indicadores.

A Hepatite B é um vírus também conhecido pela maior parte de nós. Transmitida sexualmente (apesar de poder ser também por outros meios), pode causar cirrose hepática ou cancro do fígado. É crónica e estima-se que cerca de 5% da população mundial seja portadora desta doença. Existe vacina para a prevenção e os tratamento podem ter uma duração extensa.

A Sífilis é um vírus transmissível muito conhecido. Evolui em 3 fases e carateriza-se por lesões da pele e mucosas. Comichão e ardor são sintomas típicos e o seu tratamento é urgente, pois a sua progressão pode levar a danos graves nomeadamente no cérebro.

Com um nome que indica do que se trata, a Uretrite é uma infeção na uretra. São provocadas por germes transmitidos por ato sexual e causam um ardor difícil de suportar.

Linfogranuloma venéreo é de curta duração mas de difícil tratamento até à sua cura. Carateriza-se como uma ferida ou de um inchaço dos gânglios das virilhas. Se o tratamento não for iniciado, este inchaço evolui e pode formar feridas graves com pus.

Falar de DST e não falar de HIV seria um erro. A SIDA (Síndrome da ImunoDeficiência Adquirida) é a doença Sexualmente transmissível mais temida em todo o mundo. Nesta data ainda não existe cura e é um das maiores “lutas” ciêntificas dos nossos dias. O vírus aniquila o nosso sistema imunitário o que nos impossibilita de nos defendermos inclusive de uma simples gripe.


Carla Horta

Título: 10 Doenças Sexualmente Transmissíveis

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 191

805 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • juju

    02-12-2015 às 22:29:18

    eu gosto e recomendo

    ¬ Responder
  • Dio

    02-10-2013 às 20:40:28

    mentecaptos, inúteis! Vão comentar algo de útil, suas crianças.
    O artigo é muito bom, parabéns ao site e a colunista.

    ¬ Responder
  • KAW,_,mayu.u

    15-08-2013 às 14:24:34

    esse,me,ajudo,muitooo,mais,num,gostei,sabe,pk?pk,eu,nois,odeia,escola,caraaa

    ¬ Responder
  • Gostos quero uma puta

    19-11-2012 às 14:38:27

    Comi a bunda de uma mulher e fiquei doente, como faço pra comer a buceta agora ?

    ¬ Responder
  • clerosvaldo

    06-08-2013 às 12:27:05

    innfia oo pintoo nha bucetinha da mulher gostosaaa


    !! (!)

    ¬ Responder
  • juliana

    07-11-2012 às 22:32:55

    esse site me ajudou mto no trabalho de escola tirei nota 15 a nota maxima.usei e recomendo esse site

    ¬ Responder

Comentários - 10 Doenças Sexualmente Transmissíveis

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A história da fotografia

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Fotografia
A história da fotografia\"Rua
A história e princípios básicos da fotografia e da câmara fotográfica remontam à Grécia Antiga, quando Aristóteles verificou que os raios de luz solar e com o uso de substâncias químicas, ao atravessarem um pequeno orifício, projetavam na parede de um quarto escuro a imagem do exterior. Este método recebeu o nome de câmara escura.

A primeira fotografia reconhecida foi uma imagem produzida em 1826 por Niepce. Esta fotografia foi feita com uma câmara e assente numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo, tendo estado exposta à luz solar por oito horas, esta encontra-se ainda hoje preservada.

Niepce e Louis –Jacques Mandé Daguerre inciaram em 1829 as suas pesquisas, sendo que dez anos depois foi oficializado o processo fotográfico o nome de daguerreótipo. Este processo consistia na utilização de duas placas, uma dourada e outra prateada, que uma vez expostas a vapores de iodo, formando uma pelicula de iodeto de prata sobre a mesma, ai era a luz que entrava na camara escura e o calor gerado pela luz que gravava a imagem/fotografia na placa, sendo usado vapor de mercúrio para fazer a revelação da imagem. Foi graças á investigação realizada por Friedrich Voigtlander e John F. Goddard em 1840, que os tempos de exposição e revelação foram encurtados.




Podemos dizer que o grande passo (não descurando muitas outras mentes brilhantes) foi dado por Richard Leach Maddox, que em 1871 fabricou as primeiras placas secas com gelatina, substituindo o colódio. Três anos depois, as emulsões começaram a ser lavadas com água corrente para eliminar resíduos.

A fotografia digital


Com o boom das novas tecnologias e com a capacidade de converter quase tudo que era analógico em digital, sendo a fotografia uma dessas mesmas áreas, podemos ver no início dos anos 90, um rápido crescimento de um novo mercado, a fotografia digital. Esta é o ideal para as mais diversas áreas do nosso dia a dia, seja a nível profissional ou pessoal.

As máquinas tornaram-se mais pequenas, mais leves e mais práticas, ideais para quem não teve formação na área e que não tem tempo para realizar a revelação de um rolo fotográfico, sem necessidade de impressão. Os melhores momentos da nossa vida podem agora ser partilhados rapidamente com os nossos amigos e familiares rapidamente usando a internet e sites sociais como o Facebook e o Twitter .

A primeira câmara digital começou a ser comercializada em 1990, pela Kodak. Num instante dominou o mercado e hoje tornou-se produto de consumo, substituindo quase por completo as tradicionais máquinas fotográficas.

Sendo que presentemente com o aparecimento do FullHD, já consegue comprar uma máquina com sensores digitais que lhe permitem, além de fazer fotografia, fazer vídeo em Alta-Definição, criando assim não só fotografias quase que perfeitas em quase todas as condições de luz bem como vídeo com uma qualidade até agora impossível no mercado do vídeo amador.

Tirar fotografias já é acessível a todos e como já não existe o limite que era imposto pelos rolos, “dispara-se” por tudo e por nada. Ter uma máquina fotográfica não é mais um luxo, até já existem máquinas disponíveis para as crianças. Muitas vezes uma fotografia vale mais que mil palavras e afinal marca um momento para mais tarde recordar.

Pesquisar mais textos:

Bruno Jorge

Título:A história da fotografia

Autor:Bruno Jorge(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    05-05-2014 às 03:48:18

    Como é bom viver o hoje e saber da história da fotografia. Isso nos dá a ideia de como tudo evoluiu e como o mundo está melhor a cada dia produzindo fotos mais bonitas e com qualidade!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios