Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Fobia Social versus Agorafobia.

Fobia Social versus Agorafobia.

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 6
Comentários: 1
Fobia Social versus Agorafobia.

O que é a fobia social? A fobia social é o sentimento de medo de qualquer situação passada em sociedade. É um sentimento que muitas vezes vem acompanhado por um ou mais ataques de pânico, e pior ainda é que pode tornar-se numa horrível agorafobia. Atenção: não se deve confundir a fobia social ou a agorafobia com qualquer tipo de timidez. Pois as primeiras são doenças sérias, sem cura, e que acompanham o doente durante toda a vida com episódios mais ou menos stressantes e que deixam a pessoa exausta tanto psicologica como fisicamente.

Os indivíduos que sofrem de fobia social apresentam um medo exagerado de terem um comportamento humilhante enquanto socioalizam com outras pessoas. É um medo profundo de não ser capaz de fazer qualquer tipo de tarefa em publico e por isso ser regeitado pelos outros. Tem a ver principalmente com situações sociais como por exemplo: falar em publico, discursar, descrever uma situação perante muitas ou poucas pessoas, e até o simples facto de terem de escrever perante os outros torna-se uma verdadeira tortura. Algumas pessoas até evitam usar o banheiro público, comer e beber perante outras pessoas, e interagir com as mesmas. Até mesmo a ida a uma simples entrevista de emprego pode ser um problema .A exposição às situações temidas provoca: suores, palpitações, tremores, que de um momento para o outro podem provocar ataques de pânico. Quando a pessoa sente que está perante uma crise destas a unica coisa que quer ver é uma saída. Uma única palavra lhe atravessa o espírito: “fugir”. Acontece porém que a fobia social não é a mesma coisa que agorafobia.




O que é a agorafobia? A palavra Àgora era utilizada na Grécia Antiga quando alguém se queria referir a uma praça onde se juntam pessoas. Assim sendo, agorafobia significa que a pessoa tem medo da Àgora ou seja medo de estar em espaços com muita gente. A pessoa que sofre de agorafobia tem medo de estar em espaços abertos, tem medo de sair de casa, com o medo de que aconteçam situações em que o socorro imediato não é possível. Também acontece ter medo de entrar em lugares fechados como por exemplo: aviões, elevadores, cinemas, transportes públicos. Agregado a essse disturbio está muitas vezes o transtorno do pânico. Quem sofre dessa doença normalmente torna-se dependente das outras pessoas para poderem evitar as situações de ansiedade. Principalmente daqueles em quem confia, como familiares e amigos próximos. E é bastante comum terem momentos de depressão face ao medo de não conseguir agir de maneira diferente.

Estes transtornos são responsáveis pela baixa produtividade tanto em crianças como nos adultos. Pois, estas doenças impedem as pessoas de terem comportamentos ditos como “normais” perante a sociedade. Estas pessoas na maior parte das vezes sofrem em silêncio, porque sabem bem que se tentarem explicar a alguém, provavelmente não vão entender. Por isso a única maneira se minimizarem os danos deste problema é recorrerem a um médico especialista ou então guardam este assunto para si próprios para que ninguém perceba.

Na minha opinião pessoal acho que está na hora de ajudarmos estas pessoas a enfrentar os seus medos. Como? Esquecendo aquele velho esteriótipo de que “as pessoas que são diferentes são malucas”. Esta afirmação é cruel. E se virmos bem, toda a gente faz coisas que são estranhas perante a sociedade. É como eu costumo dizer: cada maluco tem a sua pancada. Assim sendo, aprendendo a respeitar as pessoas à nossa volta, e aceitando cada qual como é, podemos ajudar o próximo independentemente de como se comporte.


Jovita Capitão

Título: Fobia Social versus Agorafobia.

Autor: Jovita Capitão (todos os textos)

Visitas: 6

706 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Eulália Bartolomeu

    30-12-2012 às 03:08:23

    Jovita, já me tinha parecido que percebe do assunto.Tenho 2 casos na família,uma cunhada e uma sobrinha na casa dos 20 anos. A minha cunhada sempre recusou a minha ajuda e sempre foi vista como "uma coitadinha". Agora que já tem de 60 anos está estável. Quanto à minha sobrinha ou se isola ou aceita que a ajudem. Neste Natal disse que iria ao jantar de família e afinal não foi. Telefonou-me no dia seguinte a agradecer a prenda que lhe mandei e a lamentar não ter ido, ela que gosta tanto de reuniões familiares.Quando ela fica incontactável,fechada no quarto e sem atender o telemóvel, deixo passar algum tempo e quando vejo que regressou ao fb falo com ela para ela sentir que a entendo e que a quero ajudar. Temos uma boa relação mas não sei se estou a fazer o que é correto e gostava de saber a sua opinião.Obrigada

    ¬ Responder

Comentários - Fobia Social versus Agorafobia.

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios