Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Reconheça sinais de exaustão

Reconheça sinais de exaustão

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 1
Reconheça sinais de exaustão

A grande maioria das pessoas pode apresentar sintomas de cansaço como falta de motivação e entusiasmo, de energia e concentração.

Quando isso acontece o nosso corpo envia sinais para parar-mos uma tarefa ou algo que nos preocupa.

O emprego, a falta de exercício e uma alimentação pouco saudável são as principais causas do cansaço físico ou intelectual.




Diáriamente, precisamos de um periodo de descanso que nos permita recuperar e acumular energia para o dia seguinte. É necessário dormir cerca de sete ou oito horas para enfrentar o dia e o trabalho. A falta de repouso leva a situações de depressão e outras patologias. Normalmente a falta de repouso vem acompanhada de dores de cabeça, dificuldades de concentração, tensão muscular, e ansiedade durante semanas consecutivas.

Além dos sinais referidos existem ainda problemas que se podem manifestar através da sensação de fadiga, como por exemplo anemia, fibromalgia, hipertiroidismo, doenças crónicas, diabetes ou doenças infecciosas.

A melhoria dos sintomas associados ao cansaço nem sempre é imediata, o que faz com que se recorra ao médico pata tratamento.

Contudo não é só o sono que recarrega as energias que necessitamos todos os dias. Aquilo que comemos pode também ser determinante. Existem alimentos que efectivamente podem dar mais energia como o café mas por outro lado pode dar efeitos nefastos como hipertensão, insónias e nervosismo. O ideal é uma alimentação rica em sais minerais e vitaminas, incluindo fruta e vegetais a cada refeição . O pequeno almoço é muito importante, de modo que se deve iniciar o dia com uma taça de cereaias, flocos de aveia, ou sumo de fruta.

Quando se descuida o pequeno-almoço o melhor é tomar suplementos de coenzima Q10 ou vitaminas do complexo B, ginseng ou ainda geleia real.
Para evitar a exaustão é ainda aconselhável a prática de yoga ou meditação, tai chi ou fazer exercício físico regular.

Cuidar do corpo e da mente traz inúmeros benefícios para a vida de todos, seja criança, jovem ou adulto. Deste modo há que fazer um contra-ataque quando as defesas estão mais em baixo.

Para evitar os males associados ao cansaço do dia-a-dia, o ideal é saber reconhecer os sinais que o próprio organismo nos envia sob a forma de diferentes sintomas.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Reconheça sinais de exaustão

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 2

782 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    13-09-2012 às 20:24:58

    para descobrir as causa da exaustão podemos procurar nas vitaminas, nos minerais, na glucose, nas hormonas do stress (cortisol). por fim saiba que ter o nível de testosterona baixo também não ajuda. certamente já se sentiu cansado quando acorda e quando se deita. ou seja, está cansada o tempo todo. faça exercício físico, tenha uma alimentação saudável e tome suplementos, como o Tongkat Ali, um extracto da raiz da Malásia.

    ¬ Responder

Comentários - Reconheça sinais de exaustão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios