Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Comunicar e interagir

Comunicar e interagir

Categoria: Informática
Visitas: 4
Comentários: 2
Comunicar e interagir

No início de 2004, surgiu uma rede social de conhecimentos e de relacionamentos online, que viraria uma espécie de febre, entre os usurários da Internet: o Orkut. Este site faz parte da vida quotidiana de milhões de pessoas em todo o mundo, embora sejam maioritariamente brasileiras, pois foi o Brasil o seu país fundador. O Orkut, assim como o hi5, o Ning ou o Sonico, permite reencontrar antigos amigos e estabelecer novos contactos por todo o globo.
Todos estes sites permitem inter-relação, o envio e a partilha de vídeos, links, poemas, depoimentos, scraps, frases, mensagens, etc, etc, etc.

Através da inscrição nestes sites, o usurário cria um perfil, mais detalhado ou pormenorizado, consoante os gostos, estilos ou opções pessoais. Ao acessar a página principal desse perfil, visualiza os perfis dos seus amigos; as comunidades, lembretes, notas e actualizações dos amigos, quem está online e quem visualizou o seu perfil, recorda quem faz anos nos próximos dias, além das mais variadas opções de configuração e personalização da página, inclusive colocar temas visuais, imagens ou música de fundo, upload de fotos, vídeos, adicionar amigos, bloquear residentes, troca de mensagens, scraps, depoimentos, etc…

No entanto, apesar de todos terem comunidades dos mais diversos temas, nas quais se podem debater assuntos quotidianos ou temáticos, subdivididos por temas e sub-temas, e controlados por moderadores, o Orkut é o que as leva mais a sério. Quem está inscrito no site, pode tirar dúvidas, dar formação, receber formação, anunciar eventos, criar comunidades e convidar os outros a participarem nela, trocar ficheiros e esclarecer as mais variadíssimas questões…

No fundo, como em tudo na vida, aprende-se e ensina-se…

Mas se antigamente, eram raros os que mafiosamente controlavam as idas e vindas do carteiro, hoje em dia há quem dedique o seu ócio a controlar os pormenores descritos nestes sites, colocando algumas pessoas incautas e ingénuas em perigo, que nem se apercebem dos riscos a que se expõem ao descreverem pormenorizadamente as suas vidas, ocupações e vivências …

Outrora, as pessoas viviam mais globalmente, não tinham tanto receio de se exporem, de olharem nos olhos enquanto falavam, trocavam cartas, arranjavam sempre tempo para conviver e confraternizar social e familiarmente… Hoje em dia são estas tecnologias que permitem a inter-relação fora do horário laboral, a ocupação dos tempos livres e inclusive substituem a frequência presencial numa sala de aula.

Há sempre um lado bom e um lado mau em tudo; o Yin e o Yang, estão presentes em todo o Universo, em todas as coisas, em todos os instantes… Como dizia o grande mestre Fernando Pessoa: «somos mestres e aprendizes de nós mesmos»… É com os nossos erros que aprendemos; é com as nossas cabeçadas que abrimos os olhos, de nada vale avisarem-nos senão prestamos atenção ao que nos dizem…As tecnologias podem ser muito perigosas quando mal utilizadas ou visualizadas por pessoas de má índole, sem escrúpulos ou perversas, mas também podem ser a ponte que nos conduz ao progresso, ao degrau seguinte na nossa evolução pessoal e social… Tudo é uma questão de utilização, sensibilidade e bom-senso… A imaginação é o limite…Em todo o lado, independentemente de as visualizarmos ou não. Existem pessoas boas e pessoas más, atitudes saudáveis e atitudes nefastas… Mas senão arriscarmos, não nos instruímos, não nos cultivamos, não saímos do mesmo sítio, não evoluímos…

A VIDA É UM RISCO…Mas é com os riscos que aprendemos…


Susana Farias

Título: Comunicar e interagir

Autor: Susana Farias (todos os textos)

Visitas: 4

613 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoFernandinho

    08-05-2014 às 15:52:29

    Este texto explicou e ajudou me muito

    ¬ Responder
  • Susana FariasSusana Farias

    26-09-2014 às 20:37:55

    :) Fico contente por ter ajudado!
    Tudo de bom!

    ¬ Responder

Comentários - Comunicar e interagir

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios